Filmes

Musicais: Kinky Boots – Fábrica de Sonhos, 2005

Há décadas a família Price é especialista em produzir requintados e tradicionais sapatos masculinos. Porém, agora o negócio está à beira da falência. Numa tentativa desesperada de salvá-lo, Charlie Price (Joel Edgerton), seu dono, contrata Lola (Chiwetel Ejiofor), um transformista de cabaré, como seu mais novo consultor criativo. Extravagante, Lola cria os mais ousados designs e transforma a loja de sapatos em uma verdadeira sensação.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-108679/

Fábrica de Sonhos é um filme de 2005, que foi baseado em fatos reais. Ele foi transformado em musical da Broadway em 2013.

O filme conta a história de Charlie Price (Joel Edgerton), que acaba de herdar a empresa de sapato da família. A empresa sempre foi um sucesso, mas agora está à beira da falência.

Quando conhece Lola (Chiwetel Ejiofor), uma drag queen, Charlie tem uma inspiração e resolve contratá-la para desenhar novos sapatos para a fábrica.

Lola mostra os novos sapatos para os funcionários.

Fábrica de Sonhos é mais um musical que foi baseado no filme, mas a diferença desse para os outros sobre os quais já escrevi é que esse é livremente baseado em uma história real, o que torna tudo muito mais interessante. Sem nem saber que o filme é baseado em fatos reais, a história já é muito legal.

O filme nos apresenta como protagonista Charlie, um rapaz tímido e inseguro, que pela primeira vez tem que lidar com o negócio da família, ou seja, ele está basicamente se tornando adulto e tendo que aprender como contornar seus problemas e superar suas dificuldades. No começo, ele não sabe nem como cuidar da fábrica, uma vez que não se sente nem no direito de mandar nos funcionários. E a pior parte é que Charlie assume a fábrica em um momento em que o negócio não vai bem, a situação parece perfeita para o desastre.

Charlie então, conhece a drag queen Lola, que é o exato oposto dele, extravagante, segura de si, divertida e criativa, Lola é o que Charlie precisa para reerguer a fábrica, mas também para que ele mesmo aprenda a ser mais como ela. Lola é a única que pode ensinar Charlie como ter a segurança que ele nunca teve. Fábrica de Sonhos é um filme sobre crescimento.

Lola e Charlie

O filme também explora bem a oposição que Charlie e Lola são, mostrando que um tem exatamente o que o outro precisa e que dessa maneira, eles se completam. Antes de conhecer Lola, Charlie não tinha muitos amigos, e a drag queen proporciona a ele não só a sua amizade, mas também a proximidade de Charlie com os funcionários da fábrica.

Também é importante o fato do filme ter uma drag queen como um dos personagens mais importantes da história. Lola não é a protagonista, mas ela é responsável por quase todas as mudanças que acontecem na trama. Claro que a ideia de contratar uma drag queen para trabalhar na fábrica não é bem aceita por todos os funcionários, a principio, cabe a Charlie e Lola desmistificar o preconceito que a situação gera.

O elenco da Broadway.

Fábrica de Sonhos é um filme inglês, não é uma grande produção e nem tem números musicais de tirar o fôlego. Não é um musical hollywoodiano, por isso é diferente do que os fãs do gênero estão acostumados a ver, mas ele cumpre muito bem o seu papel. As músicas usadas no filme não foram escritas especificamente para o musical, então, elas são todas músicas pops comuns, e entre elas estão Mr. Big Stuff, de Lyn Collins, It’s a Man’s Man’s Man’s World, de James Brown, I Put a Speel On You, de Nina Simone, The Prettiest Star, de David Bowie e Wild is The Wind, de Nina Simone. Já no musical da Broadway, as canções são originais e escritas pela cantora Cindy Lauper.

O filme não ganhou prêmios e nem ficou muito famoso por aqui, mas o musical recebeu treze indicações ao Tony e ganhou seis, entre eles melhor musical e melhor música para Cindy Lauper, fazendo dela a primeira mulher a ganhar sozinha nessa categoria.

Fábrica de Sonhos é um musical divertido, que fala sobre superar seus medos e se tornar uma pessoa melhor.

Nome original: Kinky Boots

Elenco: Joel Edgerton, Chiwetel Ejiofor, Sarah-Jane Potts, Nick Frost, Linda Bassett

Gênero: Comédia, Drama, Musical

Produtora: Miramax

Direção: Julian Jarrold

Tags
Mostrar Mais

Fernanda Cavalcanti

Formada em cinema, apaixonada por literatura, divide seu tempo livre entre ler, escrever e dançar. Gosta especialmente de terror, mas lê/assiste de tudo. Também escreve para o blog Além da Toca do Coelho.

Matérias Relacionadas

Close