CríticasFilmes

Estreia da Semana: Não Se Aceitam Devoluções

Juca Valente é um sedutor descompromissado. Um dia, Brenda, sua ex-namorada americana, abandona a pequena Emma, ainda bebê, com ele. Desesperado, Juca viaja para os Estados Unidos atrás de Brenda com a esperança de lhe devolver a criança. Seu plano não dá certo e ele fica por lá, trabalhando como dublê. Quando a menina faz seis anos, a mãe reaparece para pedir a guarda da criança.

Essa sinopse lhe parece familiar? Pode ser que seja. Essa é a história do filme mexicano “No se aceptan devoluciones“, de 2013. Ah, mas talvez você tenha assistido o remake francês, “Demain tout commence” (2016), mais conhecido como “Uma Família de Dois”. Mas estou aqui para falar do remake brasileiro mesmo.

Dirigido por André Moraes (Payback, 2015), o longa tem no elenco Leandro Hassum (humorista Global famoso que fazia dupla com Marcius Melhem em Os Caras de Pau), Jarbas Homem de Mello (mais conhecido por atuar em musicais, como Cantando na Chuva, Cabaré e Chaplin), Laura Ramos (atriz cubana), Manuela Kfouri, Zéu Britto, entre outros.

Leandro Hassum faz o papel de Juca, um namorador que conta vantagem com imagens “photoshopadas” onde o vemos pulando de para-quedas, escalando montanhas, mas na verdade ele tem um certo medo de altura. O que ele gosta mesmo é de festa e pegação. Num belo dia sua campainha toca e quem está lá é Brenda, uma moça americana com quem Juca teve um caso e ela não está sozinha, trouxe consigo um bebê (Emma), que alega ser sua filha com Juca. Brenda larga o bebê e vai embora. Juca se vê numa enrascada, pois não pretendia ser pai de jeito nenhum. Ele viaja até os Estados Unidos atrás de Brenda para lhe devolver Emma.

Obviamente, Juca não encontra Brenda e acaba se afeiçoando à nenê. Os anos passam, ele arruma um emprego de dublê nos estúdios americanos e a garotinha completa 6 anos. Ambos se divertem muito nesse mundo de fantasia, mas Brenda reaparece para complicar a vida de Juca.

Se fosse só isso, seria uma comédia familiar normalzinha, mas existe também o fator drama na história. Brenda quer a filha de volta, Juca não quer se afastar da criança e outros problemas e surpresas vão surgindo.

Leandro e Manuela em cena do filme

Particularmente, eu acho que remakes são completamente desnecessários. No caso de Não se Aceitam Devoluções, se forem comparar, até o trailer do filme brasileiro é idêntico ao mexicano. As piadas se repetem, mesmo com a abrasileirada que foi dada ao longa. Então, se não for pra superar o filme original, pra que se dar ao trabalho de fazer um remake? Mas ok, o filme pode divertir a plateia, mesmo tendo piadas de cunho sexual sendo reproduzidas em frente à uma criança.

Há uma participação especial de Derek, do Sepultura e um rapaz tentando fazer o papel de Ozzy Osbourne, que ficou bizarro. Pode ser um filme legal para se ver em família, mas sinceramente, muitas piadas não funcionam, ficaram caricatas num nível meio “trapalhões”. Se você for sentimental, com certeza vai se emocionar, mas se for um cinéfilo exigente, pode se decepcionar um pouco. É sempre melhor tirar suas próprias conclusões, então aí está Leandro Hassum e Manuela Kfouri fazendo um convite vitaminado para você conferir o filme!

Não se Aceitam Devoluções

Direção: André Moraes

Elenco: Leandro Hassum, Laura Ramos, Manuela Kfouri, Jarbas Homem de Mello, Zéu Britto

Gênero: Comédia, Drama

Distribuição: 20th Century Fox Brazil

Lançamento: 31 de Maio

Tags
Mostrar Mais

Veri Luna

Veri Luna é fotógrafa, videomaker, formada em pedagogia e audiovisual, ama cinema, livros, comida e gatos.

Matérias Relacionadas

Close