Naruto chega ao fim e o que aprendemos em quase 15 anos
Éééé galera, após quase 15 anos de jornada, Naruto chega ao fim hoje com o lançamento do episódio 500 do anime. Com uma história contagiante, Naruto ganhou milhões de fãs pelo Mundo e mudou uma geração. Contudo, não teve só maravilhas, ao longo da série, seja pela direção ou falta de planejamento, também perdeu muitos fãs para os famosos fillers, mas sua história não perdeu o encanto na fase Shippuuden e emocionou muitos por aí (com os malditos ninjas cortadores de cebola). E o Vitamina Nerd dá adeus com uma pequena homenagem relembrando alguns acontecimentos desse fantástico anime.
As cinco mortes mais tristes
Sim, Naruto nos ensinou uma coisa, que mesmo que você lute com todas as suas forças, nem sempre você consegue ganhar e a morte de Jiraya nos mostrou bem isso. Ele lutou bravamente contra Nagato e antes de morrer descobriu o segredo dos Pain. Outro sensei que teve uma morte triste e brutal foi o nosso querido Asuma, que lutou contra o imortal Hidan e nós nos desesperamos tanto quanto o Shikamaru ao vê-lo morrer.
Talvez as pessoas mais importantes ao longo da história do Naruto tenham sido Haku e Zabuza, que ensinou ao jovem ninja valores que ele carregou até o fim. Haku sacrificou sua vida para proteger a pessoa mais querida para ele e Zabuza, tocado pelas palavras de Naruto, percebeu que mesmo os ninjas são apenas seres humanos e que não se pode simplesmente não sentir nada, cena onde é ajuda o ainda jovem time 7 a combater os bandidos na ponte.
As mortes de Kushina e Minato, pais de Naruto, pouco tempo após seu nascimento, mostraram o amor e o sacrifício que os pais fazem pelos filhos, Minato sela a Kurama (Kyuubi) em Naruto confiando que ele, a criança da profecia, iria um dia salvar a todos.
E não podemos deixar de fora aquele que foi o mais odiado e mais amado pelos fãs, Itachi Uchiha, que escolheu ser um traidor, matando sua família e seu clã por amor, aquele que perdeu tudo e escolheu ser odiado por um bem maior e mesmo na sua morte ainda continuou sendo odiado. Acho que todos ficaram sem reação ao saber da verdade e se emocionaram com sua segunda morte. Itachi também contribuiu para o crescimento de Naruto, mostrando a ele que os amigos são importantes e que ele não devia carregar tudo sozinho, como o próprio Itachi fez.
As cinco melhores lutas
Ao longo da série, tivemos diversas lutas sensacionais e uma delas foi a do Naruto vs Pain, talvez a mais emocionante. Naruto tem a notícia de que a Akatsuki atacou a vila, que foi destruída com apenas um golpe, o Shinra Tensei de Nagato. Naruto volta do Monte Myoboku mais forte, mais rápido e preparado para lutar com seu pior inimigo até então. A luta foi sensacional e teve seu ponto alto quando Naruto perde totalmente o controle e quase se transforma na Kyuubi, ao ver Hinata ser gravemente ferida.
A luta mais aguardada pelo Sasuke e talvez pelos fãs também contra o foragido e desonrado irmão, Sasuke vs Itachi foi também uma das lutas mais triste. A batalha entre usuários do doujutsu Sharingan deu muito o que falar e sabíamos que seria épica. Sasuke consegue sua vingança matando aquele que havia transformado sua infância em um verdadeiro sofrimento, descobrindo mais tarde a verdade sobre seu irmão.
Com uma luta longa e cheia de jutsus maravilhosos, Sakura e Chiyo vs Sasori mostrou uma nova Sakura, que pela primeira vez aparece como uma personagem forte e consolidando sua imagem como ninja médica. Além disso, a combinação de titeriteiros, magnetismo e a luta de 10 marionetes contra 100, tornaram esta batalha muito interessante.
A luta do ninja mais determinado contra um dos mais mortais, Rock Lee vs Gaara foi com certeza um ponto alto na saga. Mesmo em desvantagem, Lee provou que com o trabalho duro é possível vencer quem nasce com um dom natural, mostrando a todos que com determinação se pode chegar a qualquer lugar.
E uma luta que teve uma verdadeira demonstração de poder e habilidade foi a do Madara vs Os 5 Kages. Madara enfrenta os cinco shinobis mais poderosos do mundo brincando com eles. Ele não se preocupa com a vida dos demais e quase os mata.
Lições de um ninja
Com tantas histórias, tantas lutas e tantas perdas. Acompanhamos a evolução do nosso protagonista e a transição para sua adolescência trouxe ensinamentos de ambos os períodos. Para vencer seus desafios Naruto venceu diversos desafios e para cada um deles nos deixou lições muitos importantes:
Tenha uma meta
Naruto sempre sonhou em ser Hokage e não desistiu, foi até o fim. Seja na Vila da Folha ou numa mega corporação ter uma meta é fundamental e quanto mais ambiciosa ela for, mais longe você irá.
Tenha bons mentores
Grande parte da evolução do Naruto se deve aos seus mestres e isso nos mostra que você deve ter “bons mentores”. Graças a eles, Naruto conseguiu se desenvolver tanto como ninja, como também como homem. Quando você encontrar um chefe no qual confia e acredita, terá achado seu mentor, respeite-o, obedeça-o e aprenda com ele.
Aprenda com seus inimigos
Os inimigos contribuíram com o crescimento do Naruto que nos mostra que devemos “Aprender com os inimigos”, seja pelos seus pensamentos e atitudes, como também por seus erros. É impossível agradar a todos e certamente você encontrara alguém com idéias opostas as suas, não se acovarde e trave uma luta digna com ela.
Trabalhe em equipe
Os ninjas do anime trabalham sempre em times de quatro pessoas, sendo uma delas o líder. Cada um tem um papel fundamental para o sucesso nas lutas e juntos são muito mais fortes que individualmente, nos mostrando que o “Trabalho em equipe” é fundamental para o sucesso.
Valorize a estratégia
Nas lutas, o oponente não é único fator a ser considerado, o terreno, as condições climáticas e as suas próprias habilidades também fazem parte da equação. Para vencer, é necessário aprender a olhar o todo. “Valorize a estratégia” para perceber perigos e também as oportunidades.
Seja humano
Lembre-se, acima de tudo, de que você não é uma máquina. O Naruto tem muito defeitos e imperfeições, assim como nós — felizmente. “Seja humano”, tenha valores, respeite as pessoas e nunca use-as levianamente para alcançar o seu objetivo.
Não desista nunca
Correr atrás de seus sonhos e objetivos não é fácil, até porque você poderá encontrar obstáculos que parecerão intransponíveis. Isso poderá desanimar, até te fazer desistir. Naruto nos ensinou isso, com um exemplo de força e determinação.
Não acredite se disserem que você não é capaz
Muitas vezes, você poderá ouvir palavras de pessimismo das outras pessoas, não só dos inimigos, mas também dos que te amam e pensam que assim estarão te protegendo. Nunca deixe que isso te impeça de fazer algo.
Nunca deixe um amigo para trás
Jamais se esqueça daqueles que ter ajudaram, principalmente se você “chegou lá”. O Naruto jamais se esquece de um amigo, e ele está sempre disposto à dar a vida pelos amigos se for preciso. Este altruísmo (está em falta hoje em dia) é que faz com que sua personalidade seja ainda mais encantadora.
E isso ai galera, então, Naruto chegou ao fim. Não iremos mais nos irritar com suas tolices, nem torcer por ele, nem rir, nem chorar com ele. É mais um amigo que vai embora para o mundo das histórias encerradas.
E você? Qual lição aprendeu com Naruto?