Ninguém Sabe Que Estou Aqui, com Jorge Garcia

Um tratado sobre o isolamento social

O roteirista e diretor Gaspar Antillo narra em Ninguém Sabe Que Estou Aqui a história de Memo, morador de uma remota fazenda de ovelhas no Chile e que esconde sua linda voz do mundo. Traumatizado por acontecimentos do passado, ele vive de maneira solitária, até que uma mulher lhe oferece a chance de encontrar a paz que tanto procura.

De maneira dramática e intimista, o cineasta propõe um verdadeiro tratado sobre isolamento social (que é um pouco diferente da ideia de solidão), o que torna esse mais um filme de 2020 que reflete o ano da pandemia, ainda que seja uma comparação meramente metafórica. O isolamento do protagonista é de cunho psicológico, com seu ego e orgulho afetados na infância manipulada pelo pai, produtores e o mundo da fama, que ele sempre viu dos bastidores, mesmo sendo o responsável pelo sucesso das canções – e tudo por causa de seu sobrepeso ir contra os parâmetros de beleza considerados em espetáculos televisivos do tipo.

Ninguém sabe que estou aqui

Ninguém Sabe Que Estou Aqui

Jorge Garcia está ótimo no papel melancólico e sonhador de seu Memo, que ganha muitos espaços na narrativa para elaborar o drama que precisa conviver (tanto do sonho nunca realizado, quanto do “crime” que cometeu), mas é Luis Gnecco quem realmente se destaca no elenco. Mesmo com poucas aparições durante a rodagem, sua presença tem força e é a naturalidade com que ele trata cada situação e diálogo que o tornam um personagem significativo.

Millaray Lobos está bem no papel, mas sua personagem é responsável pelas incoerências do roteiro, que se propõe a uma trama extremamente realista, mas graças aos arcos dessa personagem (e das figuras que a rodeiam), acaba caindo em armadilhas absurdas e forçadas, de quando um personagem consegue invadir sua casa e depois sair dela sem que os presentes o notem, e outros desvios do tipo.

Claro que tais sequências não são suficientes para danificar essa obra singular que volta as atenções para o ser e dão um respiro mesmo em meio ao caos. Muitas vezes, o isolamento e a solitude (que é bem diferente da solidão), são necessários para alguns repensarem suas vidas antes do próximo passo.

Nobody Knows I'm Here | Official Trailer | Netflix

Ninguém sabe que estou aqui

Nome Original: Nadie Sabe Que Estoy Aquí
Direção: Gaspar Antillo
Elenco: Jorge Garcia, Lukas Vergara, Millaray Lobos
Gênero: Drama, Música
Produtora: Fabula
Distribuidora: Netflix
Ano de Lançamento: 2020
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar