O Casamento, de Nelson Rodrigues

Um clássico Rodriguiano

Sabino Uchoa Maranhão é um cidadão modelo. Ele é dono de uma imobiliária, está bem de vida, é casado e tem quatro filhas.

Sua filha mais nova, Glorinha, que também é sua favorita, está prestes a se casar com Teófilo, mas nas vésperas do casamento, o ginecologista da esposa e das filhas de Sabino lhe dá uma informação perturbadora: ele viu Teófilo aos beijos com seu assistente.

A informação começa a cozinhar o cérebro de Sabino, que não sabe se conta para a filha, ou se finge que não sabe de nada. Entretanto, uma coisa ele tem certeza de que deve prosseguir: o casamento.

Cena do filme de 1975 - O Casamento
Cena do filme de 1975

O casamento

A trama traz à tona temas que são muito comuns nas obras de Nelson Rodrigues. O livro apresenta um homem aparentemente comum, que muitas vezes é descrito como “um homem de bem”. Sabino tem um casamento feliz e é pai de quatro filhas, das quais, ele já casou três. A mais nova, Glorinha, é também a sua favorita e está prestes a se casar. Sabino se sente realizado, mas um problema surge no seu caminho.

O ginecologista da família informa Sabino que viu Teófilo, o noivo de Glorinha, beijando o seu assistente. O mundo de Sabino cai por terra e ele começa a repensar tudo que está na sua frente. Seu genro é homossexual? Ele deve contar para Glorinha? Ele deve fingir que não sabe?

A trama de O Casamento permanece atual
A trama permanece atual

A única coisa que não parece plausível para Sabino é cancelar o casamento. Isso porque ele não suportaria o que as outras pessoas iriam dizer. Com o segredo de Teófilo aparentemente revelado, outras questões obscuras começam a surgir.

Aparências e segredos

O Casamento é um livro com personagens que se importam muito com a forma com que as outras pessoas os veem e isso é extremamente relevante na trama. Mas, da mesma maneira, esses personagens sempre têm segredos e por isso têm dois lados.

O primeiro segredo que se revela é o de Teófilo, o que causa uma revolução na história, mas logo os outros personagens vão se revelando. O próprio Sabino, que se mostra um homem cheio de pudores e mais do que disposto a condenar Teófilo, também tem seus segredos.

Algumas edições do livro
Algumas edições do livro

É assim que Nelson Rodrigues também fala sobre a hipocrisia. Sabino posa como um “homem de bem”, e acha um absurdo a possibilidade de seu genro ser homossexual, mas tem segredos muito mais cabeludos e até criminosos escondidos. O Casamento é um livro publicado na década de 1960, e certamente fala muito sobre a sociedade dessa época, mas como boa parte dos trabalhos de Rodrigues, também fala sobre os dias de hoje e se mantém atual.

Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues

O Casamento na mídia

Como boa parte dos trabalhos de Nelson Rodrigues, O Casamento já ganhou uma adaptação cinematográfica. O filme de 1975, tem no elenco Nelson Dantas, André Valli, Carlos Kroeber e Camila Amado.

Embora escrito há mais de cinquenta anos, o livro ainda é relevante e atual nos dias de hoje e é uma típica história de Nelson Rodrigues, que vai agradar os fãs e quem nunca leu nada do autor.

Nome Original: O Casamento
Autor: Nelson Rodrigues
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Drama
Ano: 1966
Número de Páginas: 272

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar