O Caso Collini – lançamento A2 Filmes

Novo filme de Marco Kreuzpaintner mostra famoso escândalo jurídico passado na época sombria da segunda guerra mundial

Baseado no romance de Ferdinand von Schirach, O Caso Collini narra a história dramática de um jovem advogado chamado Caspar Leinen, que é incumbido de fazer a defesa obrigatória em um caso espetacular: o italiano Fabrizio Collini, que desde os anos 1970 trabalha de forma honesta na Alemanha, aparentemente, mata o respeitado industrial Hans Meyer em sua suíte de hotel em Berlim.

Assim, com o caso nas mãos, Caspar tem muito mais em jogo do que seu primeiro grande caso como advogado de defesa. Afinal, a vítima é o avô de Johanna, sua namorada de adolescência. O homem também foi como um pai para o advogado. Além disso, seu oponente no tribunal será Richard Mattinger, advogado com um lendário histórico de vitórias, um rival que lhe parece ser muito superior.

Para resolver o caso, Caspar tem que descobrir por que Collini matou um cidadão exemplar como Meyer. O interesse público no caso é imenso, mas Collini, persistentemente, silencia seu motivo. À medida que Caspar se aprofunda no caso, contra todas as probabilidades, ele não é apenas confrontado com seu próprio passado, mas se depara com um dos maiores escândalos judiciais da história alemã e uma verdade que ninguém quer saber.

O Caso Collini

O Caso Collini

Caspar Leinen (Elyas M’Barek) é um advogado jovem, que parece ter um início espetacular para sua carreira: ele deve defender o italiano Fabrizio Collini (Franco Nero), um senhor que, aparentemente, matou sem motivo o respeitado magnata industrial Hans Meyer (Manfred Zapatka).

Só que Caspar assume o caso sem nem saber a identidade da vítima. Isso se torna um problema, pois o homem que foi morto era como um pai para ele na sua infância e adolescência. Agora, o advogado tem que defender o assassino de uma pessoa querida, que também era o avô de seu jovem amor Johanna (Alexandra Maria Lara). Além dessa situação absurdamente desconfortável, Caspar deve enfrentar seu ex-professor, a lenda da criminologia Richard Mattinger (Heiner Lauterbach), no tribunal.

Fabrizio Collini não abre a boca para se defender nem para explicar por que matou Hans Meyer. Por conta desse silêncio do réu, o advogado se vê obrigado (e muito interessado, diga-se de passagem) a investigar por conta própria quais seriam as motivações para um crime tão hediondo.

Uma vasta conspiração

O Caso Collini traz a investigação de um crime por trás de outros crimes. Sem poder falar muito a respeito, alguns detalhes nos entregam que parte dessa trama se passa na época da segunda guerra mundial. Roteiros com esse pano de fundo sempre são muito interessantes.

O drama pode ser um pouco lento no começo, acelerado em outros momentos, mas no geral é uma história bem legal de se acompanhar. As atuações não são as melhores possíveis, mas o elenco se entrega bem aos personagens. Caspar é um jovem motivado, já Collini é um senhor que não tem mais esperanças na humanidade. Alguns personagens são irritantes, como o advogado de acusação e até mesmo a ex-namorada de Caspar, a neta da vítima do caso.

Assistir ao filme O Caso Collini me trouxe muita vontade de ler o livro que inspirou a produção. Lançado na Alemanha em 2011, o livro se tornou um best-seller e muito provavelmente explora bem mais a investigação de Caspar e as memórias de Fabrizio nos tempos da guerra. Alguém aí já leu? Bom, pra quem ficou curioso, o filme entrou em cartaz ontem, dia 19 de novembro.

O Caso Collini

Nome Original: The Collini Case
Direção: Marco Kreuzpaintner
Elenco: Elyas M'Barek, Alexandra Maria Lara, Heiner Lauterbach
Gênero: Crime, Drama, Thriller
Produtora: Constantin Film
Distribuidora: A2 Filmes
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar