O Melhor Está Por Vir – Amizade é maior que morte
O Melhor Está Por Vir conta a história de Arthur (Fabrice Luchini) e César (Patrick Bruel), amigos de infância inseparáveis. Um dia, Arthur descobre que César está com câncer e que tem pouco tempo de vida, mas devido a um mal atendido, César entende que é Arthur que está doente e resolve passar todo o tempo que resta com o amigo.
Embora fale de vários temas, o filme fala, acima de tudo, sobre amizade. Logo no começo somos apresentados a César e a Arthur e percebemos que os dois são pessoas excêntricas, mesmo que sejam bem diferentes um do outro. Eles também têm personalidades opostas. Enquanto Arthur é mais sensível e tímido, César é extrovertido e vive em festa, mas é justamente por isso que os dois se dão bem, porque eles se completam e um tem o que falta no outro.
Quando Arthur recebe a notícia de que César está doente, ele não sabe o que fazer. Dessa forma, ele acaba transmitindo a notícia ao amigo de maneira confusa. Isso faz César entender que é Arthur que está doente. Claro que isso serve aos propósitos cômicos do filme, mas se deve ao fato de que Arthur não consegue lidar com a possibilidade de perder o amigo, e César menos ainda.
O Melhor Está Por Vir – Amizade e tragicomédia
Em determinado momento do filme, César, que pensa que Arthur vai morrer, se questiona sobre o que ele vai fazer sem a presença do amigo na sua vida; e Arthur faz o mesmo, sabendo que quem vai morrer em breve, na realidade, é César. Uma vez que os dois se conhecem desde a adolescência e que mesmo com suas diferenças se dão bem e se complementam, é quase impossível para um imaginar a vida sem o outro.
Encarar a morte de um amigo de infância ou adolescência também é, de certa maneira, encarar a sua própria morte, o que sempre é assustador. É óbvio que o filme trata de temas pesados e tristes, mas a maneira com que isso é abordado é muito diferente.
O Melhor Está Por Vir é um filme de comédia durante boa parte da sua duração. Claro que o momento em que descobrimos que César está doente é dramático e quando acompanhamos Arthur se debater sobre como contar isso para o amigo é triste e angustiante, mas a partir do momento em que ele tenta contar e César entende tudo errado, e de maneira exagerada começa a lamentar a morte do amigo, o filme acaba tirando risadas dos espectadores.
Veja aqui nossa sessão de comédias
A partir daí, o filme se segue em um fluxo de comédia de erros, mais ou menos como um filme de Billy Wilder. César pensa que Arthur está doente, Arthur não consegue desmenti-lo, César acaba não se segurando e contando para Virginie (Pascale Arbillot), ex-esposa de Arthur, que ele está doente e por aí vai.
O que é interessante nessa abordagem é que o público assiste a um filme que trata de temas tristes e pesados, como doença e morte, mas ri e se diverte. O roteiro consegue passar sua mensagem, mesmo que quem assiste não precise encarar a tristeza da situação o tempo inteiro.
Aspectos técnicos de O Melhor Está Por Vir
Este é um bom filme que trata de temas importantes. Quando se lê a sinopse, pode-se facilmente relacioná-lo com diversos outros filmes, inclusive com o Hollywoodiano Antes de Partir, mas O Melhor Está Por Vir se destaca pela maneira com que aborda o tema. O filme apresenta uma situação terrível e tristíssima, mas ainda consegue tirar boas risadas da plateia, que se diverte muito, até o momento final, em que o filme se torna muito emocionante.
A dinâmica entre Arthur e César também é ótima. Os dois tem personalidades opostas, mas que se combinam, então, quando César está passando dos limites, Arthur está lá para freá-lo. E quando Arthur está muito tímido, César está lá para fazer com que ele se movimente. Os amigos se completam não só dentro da trama, mas também de maneira com que o filme avance.
Fabrice Luchini e Patrick Bruel entregam boas atuações, que se misturam muito bem entre a comédia e o drama, e que dessa maneira, combinam muito com o filme de uma maneira geral. O longa tem uma série de personagens coadjuvantes que aparecem menos, mas que também apresentam boas performances e funcionam muito bem dentro do filme. O Melhor Está Por Vir retrata a vida real na sua forma mais crua, mas faz isso através da comédia e consegue trazer risadas e lágrimas à plateia. O filme entra em cartaz no dia 05 de março.