O que saber antes de assistir ao filme do Shang-Chi

Conheça a história do personagem

Está chegando essa semana nas telonas o Mestre de Kung Fu da Marvel, mas muitos não sabem, ou ao menos nem ouviram falar de Shang-Chi, então nós do Vitamina Nerd resolvemos trazer um resumo sobre o que saber sobre o personagem para ajudar todos vocês!

O que saber antes de assistir ao filme do Shang-Chi

Origem

O que saber

Shang-Chi, também conhecido como Mestre do Kung Fu ou Irmão Mão, é um personagem fictício da Marvel Comics, aparecendo pela primeira vez em Special Marvel Edition #15, publicada em dezembro de 1973.

O personagem foi criado por Steve Englehart e Jim Starlin na década de 1970, época essa em que filmes e séries de artes marciais eram bem populares. Ele foi inspirado na lenda das artes marciais, Bruce Lee, já que Paul Gulacy, que foi o desenhista do personagem, era muito fã dele, homenageando assim, o seu ídolo.

Nascido na província de Honã (China), ele é filho de Fu Manchu, um grande criminoso chinês que, por diversas vezes, tentou dominar o mundo. Desde muito pequeno, Shang-Chi foi treinado para ser uma arma viva e enviado para missões com o objetivo de assassinar inimigos de seu pai, mas acabou que, em uma das missões, ele descobriu que, na verdade, seu pai que era mau, rebelando-se então contra ele.

No ano de 2015, a Marvel foi impedida de usar Fu Manchu, então Shang-Chi recebeu uma nova história de origem, que será contada no filme que estreia dia 02 de setembro. (Nosso colaborador Paulo Martins já assistiu ao filme em sessão exclusiva para imprensa e hoje mesmo sua resenha será publicada aqui)

Poderes e habilidades

Shang-Chi é considerado o maior lutador de mãos vazias e praticante de Kung Fu da Marvel. Graças ao seu domínio absoluto do chi, ele pode superar limitações físicas e ter hiper velocidade, super força e super agilidade, podendo desviar de tiros de metralhadoras e rifles de precisão.

Ele é treinado nas artes da concentração e meditação, especialista em armas de combate corpo a corpo como espadas, nunchakus, shuriken e bastões. Depois de uma exposição à radiação cósmica dos Incursores, ele pode fazer diversos clones de si, cada um possuindo habilidades e mentalidades diferentes.

O deus grego da guerra, Ares, reconhece Shang-Chi como um dos poucos mortais capazes de se defender de deuses sem nenhum uso de magia.

Pode até ser um detalhe simples e que muitos não deem importância, mas vemos em alguns teasers que a pronuncia do nome do protagonista está correta. Estamos acostumados a falar “XANG-XI”, pois praticamente é o que lemos no título do filme, mas a real pronuncia do seu nome é “XONG-XI”, como é falado em chinês. Assim, não fiquem confusos caso ouçam alguém chamá-lo dessa forma, principalmente para aqueles que tem como preferência filmes legendados.

Vingadores

O que saber

O herói também já fez parte dos Vingadores. Após a saga “Vingadores vs X-Men”, Shang-Chi é convidado pelo Capitão América para se juntar aos Vingadores em uma nova formação do grupo e, inclusive recebeu equipamentos especiais feitos por Tony Stark para potencializar suas habilidades.

O Filme

Cansado de sua vida rígida e também do peso que carregava pelas expectativas de seu pai, Shang-Chi resolve ir para a América, onde começa uma nova vida, com amigos, trabalho e responsabilidades de uma pessoa normal.

Então, seu passado volta a exigir que tome seu lugar como herdeiro da Organização Terrorista de seu pai, ocasionando assim um grande confronto de artes marciais entre os dois. Seu pai é Wenwu, líder da organização terrorista chamada Os Dez Anéis, a mesma organização responsável pelo sequestro de Tony Stark em Homem de Ferro (2008) e que controla estes anéis que contém, cada um, um poder diferente, tornando-o um vilão muito poderoso.

Wenwu também é conhecido como Mandarim, que foi apresentado em Homem de Ferro 3 (2013), mas aqui podemos ter o verdadeiro Mandarim, diferente daquele apresentado no filme de 2013.

O que saber

O que saber? Tem mais!

Temos a presença Death Dealer, um mascarado misterioso que é visto como um mentor de Shang-Chi na infância, sendo o seu principal treinador de artes marciais. Após a vida adulta do herói, Death Dealer se torna um dos seus principais oponentes.

Também vemos uma luta entre Wong (Dr. Estranho) e o Abominável (O Incrível Hulk), que pode ser uma referência a um Torneio de Vilões que aconteceu em uma história de 1993 do Capitão América #411 e #412, onde Steve Rogers se infiltra em um covil de vilões disfarçado de Ossos Cruzados e encontra um tipo de torneio onde os vilões lutavam entre si, e Steve se viu obrigado a entrar no ringue, pois o verdadeiro Ossos Cruzados havia concordado em competir. Dessa forma, Steve lutou contra vilões como Ramrod, Mad Dog, Rhino, Batroc e Punho de Lâmina, esse último também confirmado no filme.

Em teasers vemos que Shang-Chi utiliza alguns anéis em suas batalhas, mas diferentemente dos anéis azuis de seu pai, eles possuem a coloração mais dourada, o que nos faz pensar se ele conseguiu esses anéis através das batalhas contra seu pai ou se ele os recebeu em algum outro lugar durante o filme.

Na sinopse oficial, Shang-Chi é um jovem chinês criado por seu pai em reclusão, sendo treinado em artes marciais. Quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar.

O elenco do filme tem nomes como Simu Liu (Shang-Chi), Tony Leung (Wenwu/Mandarim), Meng’er Zhang (Xialing), Awkwafina (Katy), Florian Munteanu (Punho de Lâmina), Michelle Yeoh (Ying Nan) e Andy Le (Death Dealer) e conta com 95% de asiáticos em sua formação, algo inédito na Marvel Studios.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis promete ser diferente de tudo que já foi visto no MCU e tem estreia marcada para 2 de setembro de 2021 nos cinemas.O que saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar