O Último Lance, uma segunda chance na vida

O Último Lance conta a história de um velho negociante de arte que vive em busca da obra da sua vida. Olavi (Heikki Nousiainen) está prestes a se aposentar. O homem sempre colocou negócios e arte na frente de tudo, inclusive da família, e não consegue imaginar sua existência sem seu trabalho. Assim, ele encontra em um último leilão, a oportunidade de fazer o negócio da sua vida.

Ao ver um quadro antigo à venda, ele suspeita que a obra seja muito mais valiosa do que o valor do lance inicial e decide correr atrás dessa oportunidade com o apoio do seu neto Otto (Amos Brotherus). Mas, para realizar seu sonho, Olavi terá que enfrentar tanto a casa de leilões quanto seus próprios erros do passado.

Heikki Nousiainen é Olavi em O Último Lance
Heikki Nousiainen é Olavi

Busca de sentido na idade avançada

Olavi já está com 72 anos, mas se sente um tanto frustrado com as conquistas da vida. Divide seu tempo entre a loja de obras de arte e pesquisas em casa. Vive sozinho e evita ao máximo o contato com a família. Seus amigos são todos do mesmo meio de galerias e casas de leilão.

Até que um dia, após muitos telefonemas recusados feitos por sua filha Lea (Pirjo Lonka), seu neto aparece em sua loja para que ali seja realizado um estágio para a escola. Mesmo relutante, Olavi aceita que o neto Otto fique na loja, desde que não faça bagunça. Uma condição um tanto complexa para um garoto de 15 anos.

Olavi e o neto Otto
Olavi e o neto Otto

Com as esperanças se esvaindo, o senhorzinho repara em um quadro misterioso que pode ser mais valioso do que o anunciado. Sem autoria confirmada, a obra perde autenticidade. Ele se une ao seu neto então para que juntos possam ir atrás do número máximo possível de informações para esclarecer que quadro é aquele. Ele decide fazer um último lance com o objetivo de ganhar algum dinheiro para sua aposentadoria.

O apoio que vem de onde menos se espera

Com a presença de Otto, a busca pela autenticidade da obra ganha muita força. O garoto é jovem e tem bastante autonomia. Ele acaba se empolgando com a pesquisa e encara a questão como uma honra. Vai à bibliotecas bem distantes para auxiliar o avô nessa empreitada.

O surgimento de um laço familiar em O Último Lance
O surgimento de um laço familiar

Mas como nem tudo são flores, Olavi e Otto precisam ser persistentes e não se deixar intimidar pelo organizador do leilão. O “vilão” da história faz de tudo para que Olavi perca a obra, cancelando o lance e conquistando seu valor ele mesmo. O público, claro, torce para que a dupla obtenha justiça.

Do premiado diretor Klaus Härö (de Minha Vida Sem Minhas Mães), O Último Lance é uma história intergeracional, sobre os valores do mundo da arte. Além disso, acaba sendo também a última chance de um homem já no fim da vida, de reatar os laços perdidos com a família. E a nossa chance de ver um pouco as paisagens da Finlândia e ouvir uma língua diferente no cinema. Muito válido!

Um filme sensível, inteligente e que mostra de forma honesta como é se sentir bem com as suas próprias promessas. O Último Lance entra em cartaz dia 25 de abril.

O Último Lance

Nome Original: Tuntematon mestari
Direção: Klaus Härö
Elenco: Heikki Nousiainen, Pirjo Lonka, Amos Brotherus
Gênero: Drama
Produtora: Making Movies Oy
Distribuidora: Cineart Filmes
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar