Pela primeira vez no Brasil, Star Wars in Concert

Como foi a experiência de “Uma Nova Esperança” com orquestra ao vivo

Um dos mais emblemáticos filmes da história do cinema, com uma bilheteria estimada em $770 milhões, Star Wars: Uma Nova Esperança certamente atrai fãs do mundo inteiro, desde sua estreia no fim dos anos 70. E sábado passado, 20 de abril, o longa de George Lucas foi transmitido com orquestra sinfônica ao vivo. Este é o Star Wars in Concert “Uma Nova Esperança”, que foi realizado pela primeira vez no país.

A iniciativa é da Conexão Cultural, empresa do produtor cultural Sergio Murilo, que há mais de 25 anos atua na área do show business. A apresentação sinfônica conta então com as partituras originais do compositor vencedor do Oscar®, John Williams. A exibição do filme, lançado em 25 de maio de 1977, foi em uma tela de 20×11 metros.

Assim, são duas apresentações únicas, com condução do Maestro Thiago Tibério. Em São Paulo, que já aconteceu, no Allianz Parque, no dia 20 de abril; e posteriormente, no Rio, na Jeunesse Arena, no dia 27 do mesmo mês. Ou seja, quem perdeu em SP, ainda dá tempo de conferir no RJ. Thiago vive há muitos anos em Nova Iorque e, dessa forma, com indicação da Disney, rege os filmes da companhia em todo o mundo.

Star Wars In Concert
Star Wars In Concert 360º

Star Wars in Concert

Em São Paulo, o projeto contou com a Orquestra Sinfônica Villa Lobos, especialmente formada por músicos da OSESP (Orquestra Sinfônica de São Paulo) e OSMSP (Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo). Já no Rio, o concerto será com a presença da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira). Os ingressos ainda estão à venda em www.guicheweb.com.br/pesquisa/starwars .

Desde o lançamento do primeiro “Star Wars”, a saga teve um importante impacto no cinema e na cultura. Portanto, inspira audiências ao redor do mundo com sua mítica narrativa; personagens cativantes; efeitos especiais inovadores e músicas icônicas, compostas por Williams. Com esse evento, os fãs podem sentir a grandeza deste amado filme em uma experiência de concertos sinfônicos ao vivo!

Star Wars in Concert

E aqui o depoimento do nosso correspondente, Mauro Junior:

“Sabe aquela sensação de gritar e torcer pelo seu time do coração cercado por aqueles que sentem o mesmo? Em resumo, foi isso que senti sábado durante o Star Wars In Concert no Allianz Parque. Milhares de pessoas vibrando a cada cena, derrubando Tie Fighters junto com Luke, Han e Leia. E não dá para explicar a emoção de ter uma orquestra completa tocando cada nota da clássica trilha de John Williams. Ao vivo!

Fãs de todas as idades, fantasiados ou não, mas cada um com um cantinho especial no coração pelo filme que desde 1977 encanta e ainda hoje conquista legiões de fãs. A sessão terminou com uma salva de aplausos aos músicos. E a promessa do maestro Thiago Tibério de quem sabe um novo encontro no ano que vem para vivermos juntos as emoções do Episódio V O Império Contra Ataca.”

John Williams

Com uma lista grande de prêmios, o lendário compositor John Williams é conhecido por elaborar a trilha de todos os 8 filmes da saga. Em primeiro lugar com este clássico, de 1977, no qual ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original. Suas composições para o “O Império Contra-Ataca”, “O Retorno dos Jedi, “Star Wars: O Despertar da Forçae “Star Wars: Os Últimos Jedi foram indicadas para o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford em cena de Star Wars: Uma Nova Esperança
Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford em cena de Star Wars: Uma Nova Esperança

Williams faturou cinco prêmios da Academia; quatro prêmios Globo de Ouro; sete prêmios British Academy Film; cinco Emmy Awards e 23 prêmios Grammy. Com 51 indicações ao Oscar, ele é assim, o profissional mais indicado pela Academia e a segunda pessoa mais indicada da história, portanto, atrás apenas de Walt Disney.

Em 2005, o American Film Institute selecionou a trilha de A New Hope, como a maior trilha sonora americana de todos os tempos. Assim, a trilha do filme também foi preservada pela Biblioteca do Congresso no Registro Nacional de Gravações dos Estados Unidos, por ser “cultural, histórica ou esteticamente significativa”.

John Williams e George Lucas - Star Wars In Concert
John Williams e George Lucas

O músico foi introduzido no Hall da Fama do Hollywood Bowl, em 2000; recebeu o Kennedy Center Honors, em 2004; a National Medal of Arts, em 2009 e o AFI Life Achievement Award, em 2016. Williams compôs a trilha para oito dos 20 filmes de maior bilheteria nos cinemas dos EUA (ajustados pela inflação).

May the force be with you

Star Wars: Film Concert Series é produzido, sob licença, pela “Disney Concerts”. Em associação com a “20th Century Fox” e a “Warner/Chappell Music”. Ou seja, é importado para o Brasil pela Conexão Cultural. Afinal, Star Wars e propriedades relacionadas são marcas comerciais e/ou copyrights, nos Estados Unidos e em outros países, da Lucasfilm Ltd. e/ou de suas afiliadas © & TM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar