Obsessão – Você Consegue Escapar?

Obsessão é o mais novo filme de Neil Jordan, o responsável por Entrevista com o Vampiro e Café da Manhã em Plutão. Aqui ele assina roteiro e direção, num filme com muita tensão e momentos de agonia. Certamente, estes são elementos que muitos procuram quando vão ao cinema. Histórias que não entediam e que te deixam preso à cadeira.

O longa traz a amizade incomum entre Frances McCullen, interpretada por Chloë Grace Moretz (Kick-Ass: Quebrando Tudo, O Mau Exemplo de Cameron Post), que acabou de perder a mãe, e a enigmática viúva solitária Greta Hideg (Isabelle Huppert, a consagrada atriz francesa). Greta “esquece” uma bolsa no metrô de Nova York e Frances a encontra. Como o guichê de achados e perdidos estava fechado, no dia seguinte a jovem vai até o endereço da dona para devolver a bolsa encontrada.

Chloë Grace Moritz é Frances em Obsessão
Chloë Grace Moritz é Frances

A partir daí, elas vão se tornando amigas, já que Greta se mostra ser uma simpática viúva solitária. Mas, aos poucos Frances descobre que os planos daquela senhora se revelam cada vez mais obscuros, para desespero de sua melhor amiga Erica Penn (Maika Monroe). Ela está ajudando Frances a se inserir em Nova York e a alerta sobre as verdadeiras intenções de Greta.

A inocência que não cabe em Manhattan

Como já era de se imaginar, Frances permanece inocente por muito tempo, não levando a sério os conselhos da amiga. Assim, quando vê, já é tarde demais para fugir da nova amiga. Com conversas amenas sobre a perda de entes queridos, Greta conquista o coração da moça e rapidamente elas já estão com jantares e passeios pelo parque marcados. Só que não há nada de inocente nas intenções de Greta.

Isabelle Huppert é Greta
Isabelle Huppert é Greta

Se eu fosse você, caro leitor, não assistiria ao trailer. Iria direto ao cinema, se fosse um fã do gênero suspense. O trailer entrega demais da história e a expectativa acaba atrapalhando um pouco a apreciação do filme. Portanto, se gosta de ficar tenso, não saber que rumo a história vai ter, roer as unhas e um pouco de violência ao som de música clássica, este é o filme para você.

Não espere sustos. Obsessão não é esse tipo de filme. Delicie-se com o pensamento que impregna a mente: “do que mais essa mulher é capaz?”.

Amizade inusitada em Obsessão
Amizade inusitada em Obsessão

Obsessão

O título original do filme era A Viúva, mas foi alterado para Greta, o nome de nossa querida e nada inocente amiga. A trilha é composta de músicas modernas e músicas clássicas, ambas na medida certa. Entretanto, a trilha incidental (aquela que cria o clima) é um tanto exagerada. Na tentativa de deixar claro que certos momentos são de um suspense maior, a música, que poderia ser mais sutil, acaba excessiva.

O filme traz de volta aquele sub-gênero muito comum nos anos 80 e 90, onde protagonistas faziam amizades com estranhos e logo se viam presos à stalkers. O desenvolvimento da amizade é rápido e um pouco clichê, mas pode divertir o público. Basta não levar a história a sério. Não quero entregar muito da trama, mas vocês podem esperar um pouco de psicopatia e inspirações em casos reais.

Erica e Frances
Erica e Frances

“O que é intrigante é que é uma história sobre obsessão, que normalmente é retratada entre um homem e uma mulher, mas no filme essa obsessão e os elementos perversos ocorrem entre duas mulheres, sendo uma história sobre uma possessão quase romântica. Eu espero que seja um filme aterrorizante e que introduza o público no mundo obscuro de sua imaginação”, comenta o diretor Neil Jordan.

O suspense psicológico Obsessão estreia dia 13 de junho em todo o Brasil.

Obsessão

Nome Original: Greta
Direção: Neil Jordan
Elenco: Isabelle Huppert, Chloë Grace Moretz, Maika Monroe, Stephen Rea, Colm Feore
Gênero: Drama, Mistério, Thriller
Produtora: Sidney Kimmel Entertainment, Lawrence Bender Productions, Little Wave Productions
Distribuidora: Galeria Distribuidora
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar