Os Cinco Diabos

Longa surpreende os telespectadores

Vicky (Sally Dramé) vive com o pai, Jimmy (Moustapha Mbengue) e com a mãe, Joanne (Adèle Exarchopoulos) em uma pequena cidade. A garota é muito próxima da mãe, com quem passa o dia todo. Além disso, ela tem uma habilidade peculiar de reconhecer fragrâncias e aromas.

Quando a irmã de Jimmy, Julia (Swala Emati) sai da prisão e vem viver com a família, Vicky rapidamente nota que tudo na casa parece diferente, inclusive sua mãe, que começa a se comportar de maneira suspeita.

Através de seu dom, Vicky resolve investigar o passado de seus familiares e acaba descobrindo segredos de família e sobre o local onde eles vivem.

O filme Os Cinco Diabos é uma trama realista com elementos fantásticos
O filme é uma trama realista com elementos fantásticos

Elementos fantásticos

Os Cinco Diabos é um filme dramático com alguns toques de humor, e ele se passa em um universo realista. O cenário é uma cidade pequena, onde vivem Vicky, de 8 anos, e seus pais, Jimmy e Joanne. Ele é bombeiro e ela trabalha em uma academia, dando aulas de natação. Vicky, por outro lado, é uma criança solitária, que passa boa parte do tempo com a mãe.

Mas o filme tem alguns elementos fantásticos, que são o que tornam a trama interessante. Vicky tem um dom que ninguém consegue explicar muito bem, ela tem um olfato extremamente apurado e consegue reconhecer qualquer cheiro, além disso, a menina também estuda e cria suas próprias fragrâncias, que representam os cheiros das pessoas e das coisas.

O dom de Vicky assusta sua mãe um pouco, que nem quer que o pai saiba das habilidades da filha, mas tudo muda quando Julia, a tia de Vicky, que esteve presa, chega à casa. A menina nota que tem alguma coisa estranha acontecendo e, usando do seu dom, resolve investigar o que aconteceu para que Julia, Jimmy e Joanne estejam agora nessa situação. Nesse caminho, ela encontra um ponto em comum com a tia.

A chegada de Julia muda a casa de Vicky
A chegada de Julia muda a casa de Vicky

A vida de Vicky

Por outro lado, Os Cinco Diabos também aborda temas bem realistas, que complementam a situação que é apresentada. Para além do que quer que tenha acontecido no passado dos personagens adultos do longa, existem questões que se dão no momento presente.

Fica claro logo no começo do filme que o casamento de Joanne e Jimmy não vai bem, os dois pouco se veem e quando se veem mal se falam. A extrema proximidade de Joanne com a filha, que não se estende para o pai é uma prova de que a mulher passa mais tempo com a filha do que com o marido.

Mas a própria Vicky tem alguns problemas complicados para resolver, ela é uma criança solitária que sofre bullying não só em função de seu isolamento, mas também porque ela é uma criança birracial. O filme, aliás, é bem pesado nesse aspecto, o bullying que Vicky sofre é, na verdade, racismo descarado, que as crianças nem se preocupam em disfarçar. O filme então, acaba falando indiretamente sobre vários tipos de preconceitos.

Sally Dramé em cena do filme Os Cinco Diabos
Sally Dramé em cena do filme

Aspectos técnicos de Os Cinco Diabos

Este é um filme relativamente pequeno, mas com um roteiro interessante e bem pensado. O longa trabalha bem na criação desse cenário e na maneira com que ele apresenta as situações. O próprio dom de Vicky, que é o ponto principal do filme, é introduzido bem aos poucos e, inicialmente, as questões mais realistas parecem mais relevantes.

Também é instigante como o filme nos apresenta o passado dos personagens, e como ele vai revelando seus segredos aos poucos. O longa não é assustador, mas a plateia nota, logo de início, que existe alguma coisa estranha acontecendo. Boa parte da graça, então, é descobrir o que exatamente é essa coisa.

Os Cinco Diabos mistura gêneros e se sai muito bem
Os Cinco Diabos mistura gêneros e se sai muito bem

É muito fácil simpatizar com Sally Dramé, que interpreta com muita naturalidade a protagonista, a atuação dela é complementada pelo elenco adulto, composto por Adèle Exarchopoulos, Swala Emati e Moustapha Mbengue.

Os Cinco Diabos é um filme com várias descobertas, mas não muitas reviravoltas, mas ele funciona assim, sem definir exatamente em que gênero ele se encaixa e sem prometer muito, mas entregando um filme interessante e diferente que prende a atenção da audiência. O filme chega aos cinemas no dia 30 de março.

Os Cinco Diabos

Nome Original: Les cinq diables
Direção: Léa Mysius
Elenco: Adèle Exarchopoulos, Sally Dramé, Swala Emati, Moustapha Mbengue, Daphné Patakia
Gênero: Drama, Fantasia, Romance
Produtora: F Comme Film
Distribuidora: O2 Play
Ano de Lançamento: 2022
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar