Os Elefantes Não Esquecem, de Agatha Christie
Um caso de Hercule Poirot
O principal assunto de Os Elefantes não Esquecem é a memória, e é por isso que o principal caso da trama é um que aconteceu há quatorze anos e com circunstâncias bem estranhas.
Ariadne Oliver, uma famosa escritora de romances policias é perguntada sobre a morte dos pais de sua afilhada, Alistair e Margaret Ravenscroft, que foram encontrados mortos quatorze anos antes do lado de fora de sua mansão. A própria Ariadne não sabe muita coisa, mas acaba ficando curiosa e resolve investigar. Para isso ela entra em contato com Hercule Poirot. Ariadne e Poirot então, mergulham no caso e descobrem uma série de segredos que circundam o acontecimento.
O livro tem aspectos muito comuns aos livros de Christie, mas ele se diferencia em muitas outras questões. A primeira é justamente o fato de que ele fala sobre um caso arquivado, do qual poucas pessoas falam, mas que ainda continua assombrando as pessoas próximas do casal; a segunda é que o caso não parece ser a única preocupação da autora.
Os Elefantes Não Esquecem
O título do livro já entrega boa parte da sua trama: Ariadne e Poirot precisam entrar em contato com uma série de pessoas que conheceram e conviveram com os Ravenscroft para que eles falem sobre o casal e os dois consegam finalmente desvendar o caso. As pessoas do passado são os elefantes a qual o título faz alusão.
Os depoimentos das pessoas se contradizem, como seria comum em um depoimento recolhido depois de tanto tempo. No entanto, existem explicações dúbias para isso: muita gente acredita que é proposital e que Christie colocou isso no livro justamente para falar sobre a memória, outras que Christie talvez estivesse sofrendo de demência ou de Alzheimer na época em que escreveu.
Desconhecidos
O livro também fala, em menor grau, de como as pessoas pouco se conhecem mesmo que sejam amigas. Ariadne, por exemplo, estudou com Margaret e as duas se consideravam grandes amigas, tanto que Ariadne foi escolhida para ser a madrinha da filha de Margaret. No entanto, conforme ela começa a investigação, ela descobre várias coisas sobre a amiga que não sabia antes e conclui que talvez não a conhecesse tanto quanto imaginava.
Ariadne nunca soube que Margaret tinha uma irmã gêmea idêntica, fato que ela só fica sabendo quando começa a investigar. O mistério do livro vai se desenvolvendo dessa maneira, com uma série de entrevistas que trazem informações sobre as quais Ariadne não sabe. Dessa forma, o leitor chega à conclusão que ninguém conhece outra pessoa totalmente.
Os Elefantes não Esquecem na mídia
Como boa parte dos trabalhos de Christie, o livro já ganhou uma série de adaptações. A primeira é uma versão para o rádio de 2006. Em 2013, o livro virou um telefilme derivado da série Agatha Christie’s Poirot.
Existe também um filme que, embora não leve o nome do livro, é ligeiramente inspirado na trama de Christie, Espíritos 2: Você Nunca Está Sozinho, de 2007.
Os Elefantes não Esquecem é um livro que não tem tanto a cara de Agatha Christie assim, mas que ainda prende o leitor e apresenta um mistério interessante e intricado, que vai deixar qualquer pessoa surpresa.