Os Elefantes Não Esquecem, de Agatha Christie

Um caso de Hercule Poirot

O principal assunto de Os Elefantes não Esquecem é a memória, e é por isso que o principal caso da trama é um que aconteceu há quatorze anos e com circunstâncias bem estranhas.

Ariadne Oliver, uma famosa escritora de romances policias é perguntada sobre a morte dos pais de sua afilhada, Alistair e Margaret Ravenscroft, que foram encontrados mortos quatorze anos antes do lado de fora de sua mansão. A própria Ariadne não sabe muita coisa, mas acaba ficando curiosa e resolve investigar. Para isso ela entra em contato com Hercule Poirot. Ariadne e Poirot então, mergulham no caso e descobrem uma série de segredos que circundam o acontecimento.

O livro tem aspectos muito comuns aos livros de Christie, mas ele se diferencia em muitas outras questões. A primeira é justamente o fato de que ele fala sobre um caso arquivado, do qual poucas pessoas falam, mas que ainda continua assombrando as pessoas próximas do casal; a segunda é que o caso não parece ser a única preocupação da autora.

Agatha Christie, autora de Os Elefantes Não Esquecem
Agatha Christie

Os Elefantes Não Esquecem

O título do livro já entrega boa parte da sua trama: Ariadne e Poirot precisam entrar em contato com uma série de pessoas que conheceram e conviveram com os Ravenscroft para que eles falem sobre o casal e os dois consegam finalmente desvendar o caso. As pessoas do passado são os elefantes a qual o título faz alusão.

Os depoimentos das pessoas se contradizem, como seria comum em um depoimento recolhido depois de tanto tempo. No entanto, existem explicações dúbias para isso: muita gente acredita que é proposital e que Christie colocou isso no livro justamente para falar sobre a memória, outras que Christie talvez estivesse sofrendo de demência ou de Alzheimer na época em que escreveu.

Desconhecidos

O livro também fala, em menor grau, de como as pessoas pouco se conhecem mesmo que sejam amigas. Ariadne, por exemplo, estudou com Margaret e as duas se consideravam grandes amigas, tanto que Ariadne foi escolhida para ser a madrinha da filha de Margaret. No entanto, conforme ela começa a investigação, ela descobre várias coisas sobre a amiga que não sabia antes e conclui que talvez não a conhecesse tanto quanto imaginava.

Cena do filme de 2013 de Os Elefantes Não Esquecem
Cena do filme de 2013

Ariadne nunca soube que Margaret tinha uma irmã gêmea idêntica, fato que ela só fica sabendo quando começa a investigar. O mistério do livro vai se desenvolvendo dessa maneira, com uma série de entrevistas que trazem informações sobre as quais Ariadne não sabe. Dessa forma, o leitor chega à conclusão que ninguém conhece outra pessoa totalmente.

Os Elefantes não Esquecem na mídia

Como boa parte dos trabalhos de Christie, o livro já ganhou uma série de adaptações. A primeira é uma versão para o rádio de 2006. Em 2013, o livro virou um telefilme derivado da série Agatha Christie’s Poirot.

Cena de Espíritos 2- Você Nunca Está Sozinho
Cena de Espíritos 2- Você Nunca Está Sozinho

Existe também um filme que, embora não leve o nome do livro, é ligeiramente inspirado na trama de Christie, Espíritos 2: Você Nunca Está Sozinho, de 2007.

Os Elefantes não Esquecem é um livro que não tem tanto a cara de Agatha Christie assim, mas que ainda prende o leitor e apresenta um mistério interessante e intricado, que vai deixar qualquer pessoa surpresa.

Nome Original: Os Elefantes não Esquecem
Autor: Agatha Christie
Editora: HarperCollins
Gênero: Suspense
Ano: 1972
Número de Páginas: 168

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar