Panic – Série adolescente que pode divertir

Em uma pequena cidade dos Estados Unidos, os jovens que acabaram de se formar competem em um jogo onde podem ganhar dinheiro para que eles saiam da cidade, desde que enfrentem uma série de desafios. Heather Nill (Olivia Welch) perde todo o dinheiro que economizou a vida toda e, sem nenhuma alternativa, se inscreve no Panic, mas nesse ano o prêmio não só é maior, como também os desafios são mais perigosos.

O jogo Panic

Boa parte da trama de Panic circula ao redor do jogo, também chamado Panic, do qual os adolescentes participam no último ano da escola. O Panic é um jogo onde os participantes precisam enfrentar uma série de desafios que vão se tornando, eventualmente, perigosos, tanto que dois adolescentes já morreram participando.

Olivia Welch como Heather em Panic
Olivia Welch como Heather

O interessante de toda essa premissa do jogo é que os adolescentes da cidade sabem tudo sobre ele, eles sabem onde as atividades se realizam, quantos pontos cada desafio vale e quem está participando, mas os adultos não sabem quase nada. O jogo está na mira da polícia há um tempo justamente porque alguns adolescentes morreram enquanto jogavam, mas o xerife (Enrique Murciano) – que inclusive perdeu um filho para o Panic – nunca consegue encontrar o lugar exato onde o jogo está acontecendo.

Se em alguma medida o roteiro de Panic pode soar irrealista, principalmente porque esses jovens sobrevivem a algumas provas muito perigosas, a ideia de um jogo como esse existir não é tão absurda: adolescentes se colocam em risco com uma certa frequência e parecem nem dimensionar que o que estão fazendo pode ser potencialmente mortal, e eles também mentem para os pais e adultos, o que explicaria porque os pais sabem pouca coisa sobre o Panic.

Em muitos aspectos, a trama de Panic lembra o desafio da baleia azul, um jogo onde os adolescentes precisavam fazer uma série de desafios e, no final, precisavam cometer suicídio, que ficou popular em 2017. Já na maneira com que sua trama é desenvolvida, a série tem uma lógica muito próxima de 13 Reasons Why, onde os adolescentes também parecem viver uma vida paralela a qual os adultos não têm acesso e saberem segredos muito mais sérios do que suas idades pressupõem.

Panic é um jogo onde os participantes precisam enfrentar uma série de desafios
Panic é um jogo onde os participantes precisam enfrentar uma série de desafios

Os personagens

Mas os personagens também têm suas próprias histórias que não estão necessariamente conectadas com o jogo, embora sejam influenciadas pelo que acontece nele. A protagonista da série é Heather, uma adolescente de classe baixa que vive com a mãe (Rachel Bay Jones) e a irmã, Lily (Kariana Karhu) em um trailer. Ela junta dinheiro para ir para a faculdade desde bem nova, mas quando sua mãe gasta todo seu dinheiro, Heather se vê obrigada a recorrer ao Panic.

Natalie Williams (Jessica Sula), a melhor amiga de Heather, sempre quis participar do jogo e começa a se sentir ameaçada quando Heather se inscreve e passa a se dar bem no Panic. Dodge Mason (Mike Faist) é um novato na cidade, que também está participando do jogo, e Ray Hall (Ray Nicholson) é um bad boy que tem certeza absoluta de que vai ganhar o jogo. Embora a protagonista seja Heather, os outros personagens também têm seus momentos de tela e a série se aprofunda, ainda que em menor medida, na vida deles.

Panic também dá bastante atenção aos romances que acontecem nesse grupo de jovens, que nem sempre funcionam tão bem. Enquanto Natalie e Dodge até têm uma relação interessante, ainda que não muito empolgante, o relacionamento de Heather e Ray, que apela para o clássico “a mocinha e o bad boy”, é meio sem graça, sem química e um pouco estranho porque Ray Nicholson não só é um homem adulto – ele tem vinte e nove anos – como tem a aparência de um homem adulto e Olivia Welch parece uma adolescente, mesmo tendo vinte e três anos.

A atração é mais focada nos personagens adolescentes
A atração é mais focada nos personagens adolescentes

Aspectos técnicos de Panic

É claro que Panic é uma série voltada para adolescentes e, por isso, explora questões que dizem respeito a esse período da vida. Os personagens principais são jovens que querem sair de sua cidadezinha e que para além disso se veem em relacionamentos românticos e de amizade. Muitos seriados para adolescentes se preocupam em mostrar também a vida dos personagens adultos, o que pode chamar a atenção de uma plateia um pouco mais velha, mas Panic não faz isso, alguns dos personagens adultos da série têm tramas paralelas que não são nem muito importantes e nem desenvolvidas com muita atenção.

Por isso, Panic soa como uma série adolescente que aborda temas para essa faixa etária e que muito possivelmente, só vai agradar esse grupo de pessoas. A série não é ruim, ela tem um argumento interessante e prende bastante no começo, mas também não apresenta temas tão relevantes assim para além dos desafios cada vez mais perigosos que os participantes precisam enfrentar.

Lily e Heather em Panic
Lily e Heather

O elenco se sai bem, Olivia Welch faz um bom trabalho como Heather e consegue apresentar uma protagonista que é certinha, determinada e corajosa na mesma medida. Ray Nicholson não é um ator ruim e tem um certo charme que justificaria o interesse repentino de Heather por ele, mas ele parece muito mais velho do que o resto do elenco, o que destoa. O fato dele e Welch não terem química nenhuma prejudica muito o romance principal da trama, já que é difícil acreditar, e que dirá torcer pelo casal.

Panic, no entanto, pode ser um bom entretenimento, uma série sem muitas pretensões que prende a atenção da audiência durante bastante tempo, mesmo que seja na expectativa de ver quais serão os próximos desafios. A série está disponível no Amazon Prime Video.

Panic Temporada 1 | Trailer oficial | Amazon Prime Video

Panic

Nome Original: Panic
Elenco: Olivia Welch, Mike Faist, Jessica Sula, Ray Nicholson, Enrique Murciano
Gênero: Aventura, Drama, Suspense
Produtora: Glasstown Entertainment, Amazon Studios, Adam Schroeder Productions
Disponível: Amazon Prime Video
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar