Pig – A Vingança

Nicolas Cage deixa um pouco de lado o cinemão galhofa de ação em que entrou de cabeça na última década (ao lado de Bruce Willis e Liam Neeson), para investir num drama intimista que subverte justamente essas produções que ele contribuiu tanto, onde há anti-clímax sobre anti-clímax, e nenhum espaço para “A Vingança” que o título nacional enganosamente embute.

Michael Sarnoski escreve e dirige esse longa, que pelo seu viés de mostrar ao invés de narrar, e pelo tom pesado que segue adiante sem se preocupar se o espectador está acompanhando e de repente termina, lembra um tanto “Você Nunca Esteve Realmente Aqui“, com Joaquin Phoenix.

O cineasta coloca 3 homens em estado de desgraça, tentando absorver o luto em diferentes estágios e períodos. De um lado, um cara que se isolou há 15 anos no meio do mato e de repente se vê forçado a voltar para a cidade e civilização em busca da porca de estimação (que faz um elo com outra coisa mais significativa, conforme o enredo te evidencia sutilmente até o fim); do outro, um ricaço e seu filho, que estão tentando lidar com a condição definitiva da esposa e mãe.

Pig

Pig

O curioso aqui é o mundo retratado pelo texto de Sarnoski e Vanessa Block, que mistura clube da luta com caçadores de trufas, além de uma espécie de máfia de chefs de cozinha, tornando o ultrarrealismo retratado na fotografia e interpretações quase como algo surreal. Cage está ótimo em sua atuação contida, carregada e de poucas palavras, mas ainda vejo com exagero quem aclama como melhor filme ou performance de sua carreira. Alex Wolff também equilibra bem o jogo, com um contraponto em busca de uma figura paterna, que ao contrário do protagonista, se preocupa completamente com a aparência e com que os outros vão pensar.

Apesar de apenas 1h30 de duração, Pig parece ter o dobro do tamanho. Com um ritmo extremamente lento (e personagens que não tem pressa alguma em desencadear uma frase ou realizar um gesto), esse não é um filme para qualquer um, mas funciona como vitrine para o talento de Cage e para um triste e doloroso exercício de desenvolvimento de personagem.

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