Quadrophenia (1979), uma homenagem a cultura Mod

Quadrophenia é um filme de 1979, baseado no disco de mesmo nome da banda The Who. Também é a estreia de Franc Roddam (criador do Masterchef) na direção.

1964, em Londres, o jovem Jimmy Cooper (Phil Daniels) é um adolescente frustrado que só encontra consolo quando se reúne com seus amigos. Eles fazem parte de um grupo da subcultura Mod, que entra em constante conflito com os Rockers.

Os Mods

Os Mods (abreviação de modernismo) foram uma tribo surgida no final dos anos 1950, na Inglaterra, que se tornou relativamente popular no começo da década de 1960. Acredita-se que, assim como os Rockers (rivais dos Mods), os Mods tenham sua origem nos Teddy Boys americanos.

Steph e Jimmy
Steph e Jimmy

A cultura Mod começou entre os adolescentes cujas famílias eram ligadas à indústria do tecido. Isso porque os Mods eram interessados em tendências de moda. Mais tarde, a subcultura se espalhou entre diversas classes sociais e ficou mais abrangente.

Os Mods se reuniam em pubs e geralmente usavam lambretas porque o transporte público fechava cedo e os carros eram caros. Mais tarde, eles passaram a decorar suas lambretas com diversos espelhos para tirar sarro de uma lei.

Embora a subcultura Mod não esteja diretamente ligada à música, existem bandas que são consideradas Mods, e entre elas estão Small Faces, The Yardbirds e claro, o The Who.

Os Mods
Os Mods

Quadrophenia é, primeiramente, um disco de 1973, do grupo The Who. O filme, no entanto, só surgiria em 1979, como uma homenagem à cultura Mod e também devido ao ressurgimento da tribo no Reino Unido e nos Estados Unidos.

A adolescência

Talvez a intenção ao produzir o filme fosse falar sobre a subcultura dos Mods, mas o verdadeiro tema por trás de Quadrophenia é a adolescência.

Os sentimentos e angústias que rondam a adolescência são universais e é por isso que é tão fácil se reconhecer no filme, afinal, Jimmy passa pelo que a maioria de nós está passando ou já passou.

Sting lidera um grupo de Mods
Sting lidera um grupo de Mods

Jimmy, como todos os adolescentes, está extremamente frustrado com a sua vida. Não gosta do lugar onde mora e acha que seus pais não o compreendem. Ele também está às voltas com suas primeiras paixões. Jimmy só se sente ele mesmo quando está entre seus amigos.

O grupo de Mods ao qual Jimmy pertence muitas vezes recorre à violência. Eles vivem em guerra contra outra tribo local, os Rockers. E Jimmy se sente mais livre ainda quando está brigando.

É justamente porque a adolescência é uma época tão confusa e cheia de dúvidas, que tribos e subgrupos, como os Mods e os Rockers, surgem. A sensação de que ninguém te compreende, principalmente os adultos, é comum a todos os adolescentes. Assim como é o sentimento de querer pertencer a alguma coisa, que faz com que eles procurem pessoas que são parecidas com eles e muitas vezes, se adaptem para se tornar parecidos com as pessoas que eles conhecem.

Phil Daniels como Jimmy Cooper
Phil Daniels como Jimmy Cooper

Claro que o que é retratado em Quadrophenia é uma situação que saiu do controle, mas é a única coisa que consola Jimmy. O que o filme retrata com perfeição é o tédio e a desesperança que ronda a adolescência, comum a todos.

As músicas de Quadrophenia

Este não é um musical comum, e também não pode ser considerado uma ópera rock, como é comum na carreira de diversas bandas de rock. As músicas não são apresentadas em grandes números musicais, e nem mesmo no palco.

Os Rockers
Os Rockers

As músicas que fazem parte da trilha sonora são as mesmas presentes no disco de mesmo nome. Entre elas estão I Am the Sea, Love Reign O’Er Me, Doctor Jimmy e Get Out and Stay Out. Além disso, o filme ainda usa algumas músicas que não são do The Who, como Louie Louie, do Kingsman, He’s So Fine, das Chiffons, Be My Baby, das Ronettes e Da Doo Ron Ron, das Crystals.

O filme também tem um figurino muito bonito, que reflete perfeitamente os anos 1960. Já que os Mods eram extremamente ligados à moda, o figurino do filme não poderia ser diferente. E uma curiosidade: o músico Sting está no elenco.

Quadrophenia é uma homenagem do The Who a uma subcultura que os consagrou, mas além de apresentar essa tribo para o mundo, também fala sobre a adolescência e o sentimento que todo mundo que já esteve nessa fase pode reconhecer.

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar