Rápida e Mortal, um faroeste trash de primeira!

Depois de fazer os três “Uma Noite Alucinante” na garagem (e redefinindo a linguagem do terror a partir de então), Sam Raimi se aventurou pela primeira vez com os super-heróis em “Darkman”, para logo em seguida chegar no Velho Oeste, cenário tão querido entre onze de dez diretores, com Rápida e Mortal.

Assim, ele escala um baita elenco, usa e abusa de seu estilo formidável e pitoresco de direção, enquanto narra uma trama típica de um mangá shonen, mesclada com tropos do gênero. Dessa maneira, temos uma mulher misteriosa chegando na cidade de Redemption (que nome maravilhoso!), com um revólver na cintura e uma forte sede de vingança. Seu intuito é matar o chefe do lugar (não o prefeito, nem o xerife, mas um ex-criminoso que assumiu tudo), tendo de se envolver num torneio de duelos.

Não é o spaghetti western de Leone, nem tampouco o sofisticado dos Coen e imitadores. Esse é um legítimo filme de Sam Raimi e, como tal, traz todos os elementos típicos do autor. Estão todos lá! Closes inusitados; movimentação rápida da câmera; cortes quase absurdos; panorâmicas suntuosas; o uso do gore a cada tiro ou morte; os diálogos de impacto cômico e deliciosamente cafonas, ou seja, assumindo o ridículo sem vergonha. Isso tudo sem deixar de prestar tributos aos faroestes clássicos.

Rápida e Mortal

Rápida e Mortal

A estonteante Sharon Stone, saída diretamente de sucessos recentes como “Instinto Selvagem” e “Cassino” (que lhe rendeu o Globo de Ouro e uma indicação para o Oscar de Melhor Atriz), não desempenha um grande papel, mas consegue ser canastrona o suficiente em sua referência ao Homem sem Nome de Clint Eastwood.

Com um arco dramático e brega que se sustenta do começo ao fim, à medida que o diretor explora sua nudez e curvas em boas dosagens, claro. Russell Crowe, cinco anos antes de explodir em “Gladiador”, faz um ex-criminoso que não quer mais matar e co-protagoniza o longa, que ainda conta com um jovenzinho Leonardo DiCaprio (antes de se tornar o astro de “Romeu + Julieta” e “Titanic”). Gene Hackman coroa o elenco com um vilão cruel e inescrupuloso arquetípico.

Entretenimento de primeira, Rápida e Mortal consegue ser ao mesmo tempo um faroeste e um evento gore bem humorado, que vai acertar em cheio seus miolos!

Rápida e Mortal

Nome Original: The Quick and the Dead
Direção: Sam Raimi
Elenco: Sharon Stone, Gene Hackman, Russell Crowe, Leonardo DiCaprio
Gênero: Ação, Romance, Thriller
Produtora: TriStar Pictures
Distribuidora: Columbia TriStar Home Entertainment
Ano de Lançamento: 1995
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar