Rastros de um Crime
Suspense monótono e sem graça
Buck Enderly (King Orba) está sem dinheiro e precisa cuidar de sua mãe doente, Sharon (Shelley Long), por isso, passa a trabalhar como limpador de casas.
Em uma das casas em que trabalha, recebe um pedido inusitado da dona, Carlene Briggs (Lynda Carter). Ela deseja que ele encontre seu filho, Andrew Briggs (Shiloh Fernandez), que desapareceu sem deixar vestígios.
Buck fica receoso a princípio, mas como o pagamento é bom, ele aceita e se envolve em um mistério perigoso.
Buck Enderly
Rastros de um Crime é um filme de investigação no sentido mais clássico da palavra, já que segue a investigação do desaparecimento de Andrew Briggs. O diferencial aqui é justamente o detetive.
Buck Enderly, que também é o protagonista do filme, não é um detetive oficialmente, ele na verdade é um limpador de casas que precisa cuidar da mãe idosa e doente. É porque ele não é um policial, que ele é contratado para investigar o desaparecimento de Andrew, já que a mãe de Andrew acredita que ele mesmo possa ter algum problema com a polícia.
Nesse sentido, o filme propõe uma certa inovação, já que ele segue vários dos clichês do gênero do suspense e do noir, mas muda alguns aspectos, como o detetive que não é um detetive ou um jornalista e que nem está acostumado a investigar.
A investigação
Por outro lado, a investigação corre de maneira comum e não existe muita novidade, o que torna o filme um pouco parado e repetitivo.
O que poderia mudar a sorte de Rastros de um Crime seria se o filme narrasse um crime realmente interessante, com muitas reviravoltas e plot twists, mas não é o que acontece, já que a resolução do longa é simples e sem graça.
Sendo assim, o longa não se sobressai entre os filmes de suspense e é um tanto lento, o que não empolga.
Aspectos técnicos de Rastros de um Crime
Esta é uma produção simples, que denuncia isso em alguns momentos, pois a qualidade das imagens, por exemplo, é baixa e elas parecem caseiras. O fato de o filme ter no elenco nomes razoavelmente grandes como Shelley Long e Lynda Carter, no entanto, faz parecer que o filme teve um orçamento não tão pequeno.
O longa até começa bem, a ideia é original, mas segue caminhos monótonos e, aos poucos, vai ficando chato e arrastado. A trama não é especialmente criativa e nem a investigação chama muito a atenção, e o filme é plano.
A produção tem, por outro lado, algumas boas atuações, como a de Shelley Long, ainda que ela apareça bem pouco, e de King Orba, que está muito bem e é um dos poucos acertos do filme.
Rastros de um Crime é um filme clichê, ainda que apresente algumas inovações, que não consegue acrescentar muito e nem prender o telespectador por muito tempo.