Respiro – Estreia do Belas Artes à La Carte

Grazia (Valeria Golino) vive em uma ilha no mar mediterrâneo, com o marido, Pietro (Vincenzo Amato) e os três filhos Marinella (Veronica D’Agostino), Pasquale (Francesco Casisa) e Filippo (Filippo Pucillo). Grazia é divertida e chama a atenção de toda a cidade, mas também mostra sintomas de bipolaridade.

Quando os moradores começam a exigir que Grazia seja controlada e ela nota que o marido concorda com isso, Grazia se assusta e isso causa uma crise na família e na ilha.

Respiro – A família

É bem difícil estabelecer quem é exatamente o protagonista de Respiro, pois o filme dá bastante tempo de tela para boa parte dos personagens que fazem parte da família de Grazia. O longa fala sobre Grazia e a maneira que ela é vista na ilha, mas também fala sobre a vida de Pietro, as andanças de Pasquale e Filippo e do primeiro amor de Marinella.

Grazia e Pietro em Respiro
Grazia e Pietro

Por isso, em muitos aspectos, Respiro parece mais um registro da reação de Pasquale à maneira com que sua mãe é tratada na comunidade onde eles vivem, uma vez que ele sempre parece tomar o lado da matriarca, mesmo quando todos estão contra ela.

Para além disso, a trama acompanha a guerra de gangues entre os meninos da ilha, o desabrochar dos adolescentes locais e o conservadorismo dos habitantes, especialmente no que diz respeito a Grazia.

Grazia

O que conecta os personagens do longa, no entanto, é Grazia. Quando o filme começa, ela é representada como engraçada e livre, e todos os moradores aprovam o comportamento dela e se divertem com o que ela faz.

Valeria Golino em cena do filme Respiro
Valeria Golino em cena do filme

Pouco a pouco, essa situação vai se alterando e o que Grazia faz começa a se tornar assustador. Quando ela maquia todas as crianças da cidade – meninos e meninas -, ela causa raiva em alguns dos pais, e quando ela tem crises um pouco mais sérias, a cidade começa a fazer pressão em Pietro.

Embora Respiro fale exclusivamente de Grazia e da ilha onde ela vive, o filme também é um comentário sobre o mundo, que se acha no direito de julgar o comportamento e a liberdade feminina.

Aspectos técnicos de Respiro

O filme contém elementos simples, e se escora bastante em seu roteiro. A fotografia dá destaque a ilha onde a trama se passa, e é tão paradisíaca quanto o local, o que coloca o telespectador dentro da história como seus personagens.

Respiro acompanha a vida de todos os membros da família
Respiro acompanha a vida de todos os membros da família

A trama, no entanto, é lenta e os acontecimentos demoram a ocorrer, tanto que durante muito tempo fica difícil apontar do que exatamente o filme quer falar. O comportamento de Grazia vai se mostrando aos poucos, e durante um tempo, o telespectador acredita que está acompanhando um filme de formação focado em Pasquale e Filippo. Isso cansa um pouco o público, que demora a entender qual o rumo que Respiro está tomando ou mesmo no que exatamente deve prestar mais atenção.

O filme tem boas atuações, mas quem chama mais atenção é Valeria Golino, que consegue passar a euforia e a tristeza de uma cena para a outra e faz com que a plateia acredite na sua personagem.

O longa usa de um cenário pequeno para falar do mundo todo
O longa usa de um cenário pequeno para falar do mundo todo

A trama fala de outros temas além da bipolaridade de Grazia, como o crescimento dos meninos, o amadurecimento de Marinella e a relação de Pietro com sua família e com os moradores da ilha.

Respiro fala de um lugar pequeno, como maneira de falar do mundo todo, mas como se demora, acaba deixando o telespectador um pouco cansado, não que isso tire todo o mérito do filme, que ainda passa a sua mensagem. O filme está disponível no catálogo do no Belas Artes à La Carte.

Respiro

Nome Original: Respiro
Direção: Emanuele Crialese
Elenco: Valeria Golino, Vincenzo Amato, Francesco Casisa, Veronica D'Agostino, Filippo Pucillo
Gênero: Drama
Produtora: Fandango
Distribuidora: Belas Artes à La Carte
Ano de Lançamento: 2002
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar