Emma e as Cores da Vida, de Silvio Soldini

Emma e as Cores da Vida traz a história de Emma e Teo, duas pessoas completamente diferentes. Emma perdeu a visão aos 16 anos e hoje é osteopata. Teo é publicitário e mulherengo. Os caminhos de ambos se cruzam numa experiência de bate-papo às escuras. Teo acha a voz de Emma muito sexy. Assim, a reconhece ao ouvi-la numa loja enquanto experimentava um belo vestido.

Infelizmente, a vida de Teo é cercada de mentiras que ele inventa. Mesmo com uma namorada e uma amante, Teo se aproxima de Emma. Dessa forma, ela se deixa levar pela aventura. Então atende o publicitário em seu consultório e aceita seu convite para jantar.

Valeria Golino é Emma
Valeria Golino é Emma

Emma e as Cores da Vida

O que começa como mais um mero jogo de sedução se transforma numa relação inesperadamente íntima. Teo se surpreende com as capacidades de Emma, que mesmo sem enxergar, faz mais coisas que ele. De fato ela é uma mulher batalhadora, que não se deixa vencer pela condição. Joga baseball, dá aulas de francês, vai para todos os lugares que tem vontade.

Teo fica bobo e admirado ao conhecer cada vez melhor essa mulher. Mas a vida dele continua toda errada. A namorada quer que ele more com ela, mas ele insiste em ter seu apartamento solitário. Seu padrasto faleceu e ele nem foi ver sua mãe, nem sequer telefonou. A agência precisa cumprir os prazos mas a criatividade está em falta. Mas convenhamos, nada justifica esse comportamento babaca.

Adriano Giannini é Teo
Adriano Giannini é Teo

A cor escondida das coisas

No fim das contas, é a “visão” de mundo de Emma que ajuda Teo com uma campanha publicitária. Ela explica a ele como enxerga as cores, o que elas representam para ela. O que abre a mente do criativo para criar um comercial e um slogan de peso. Pena que ainda leva um tempo para que ele se ligue da tamanha cafajestice que é sua vida.

Ele é atraído e intimidado pelo mundo escuro dela, que está sempre em busca uma distração após a separação do marido. Então, aos poucos eles vão se conhecendo. Quando parece que ele mergulhou de cabeça num relacionamento com ela… olha lá ele de novo com a amante! E a namorada ligando! E a Emma sem nem desconfiar. Tudo bem que ele tem certos problemas familiares, mas demorou pra ele parar com a sacanagem, né?

Teo e a namorada
Teo e a namorada

Comédia romântica

Em conclusão, Emma e as Cores da Vida é um filme um tanto água com açúcar, que traz mais um protagonista machista que precisa mudar o estilo de vida. A parte interessante é ver a força de Emma, que é extremamente dedicada às suas funções e seus hobbies. E claro, ver a Itália é sempre muito agradável.

Eu não tinha reparado, mas a atriz que interpreta Emma já faz filmes há tempos! E não só italianos. Valeria Golino pode ser vista em Rain Man, contracenando com Tom Cruise e Dustin Hoffman; em Fuga de Los Angeles ao lado de Kurt Russell; com Patricia Arquette em Unidos Pelo Sangue; e bem como em Top Gang! Ases Muito Loucos atuando com Charlie Sheen! E ela me enganou direitinho, não é cega coisa nenhuma! Ótima atriz! Emma e as Cores da Vida estreia dia 27 de dezembro.

Emma e as Cores da Vida

Veri Luna

Veri Luna é fotógrafa, videomaker, formada em pedagogia e audiovisual, ama cinema, livros, comida e gatos.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar