Ron Bugado – Seu melhor amigo fora da caixa
A história de Ron Bugado se passa em uma pequena cidade dos EUA, onde todas as crianças tem o seu B-Bot, uma espécie de robô que conecta as redes sociais, cumpre tarefas e ajuda nos afazeres cotidianos. Todas as crianças tem seu B-Bot menos Barney, nosso personagem principal.
A família de Barney, composta por sua avó e seu pai, é de típicos caipiras de comédias pastelão hollywoodiana: moram em uma casa rústica, com plantações, animais exóticos e totalmente avessos à modernidade que os cerca.
Barney, obviamente, reflete sua família “estranha” e é caçoado na escola por ser exótico, ingênuo e por ser o único aluno que não tem um B-Bot. Sua professora tenta de toda forma conectar Barney com as outras crianças, mas sem sucesso. Em seu aniversário, seu pai compra um B-Bot com um preço mais em conta, e o produto vem com algumas avarias.
Ron Bugado
Surge Ron, o robozinho bugado e sem noção. Subvertendo todas as funções do aplicativo, o robozinho faz tudo ao contrário, e tenta conectar o Barney com pessoas reais, e não nas redes sociais. Situações hilárias, roteiro leve e divertido, com animação de ponta. A receita está pronta.
A animação faz críticas ao mundo super conectado contemporâneo, onde crianças e adultos vivem dependentes da tecnologia para se relacionarem e até se aceitarem. Barney nos mostra, com sua ingenuidade e simplicidade, que não precisamos de muito para nos divertirmos e fazer amigos.
Mesmo não fazendo uma ruptura radical e uma crítica substancial ao consumo e à dependência das redes sociais, a animação cumpre seu papel de indicar os limites do mundo virtual para as crianças de forma didática e divertida. Ron Bugado estreia dia 21 de outubro nos cinemas.