Senhora Stern – Uma reflexão sobre a morte

Senhora Stern (Ahuva Sommerfeld) é uma mulher de noventa anos que sobreviveu ao holocausto e hoje vive em Berlim. Ela, no entanto, está cansada da vida e deseja morrer. Enquanto tenta resolver essa situação, ela passa um tempo com sua neta, Elli (Kara Schröder) e seus amigos, com quem a se dá muito bem.

A morte

Senhora Stern é, na realidade, uma grande reflexão sobre a morte e, automaticamente, sobre a vida. A protagonista – de quem nunca sabemos o primeiro nome – é uma mulher prestes a completar noventa anos e que foi a única da sua família a sobreviver ao holocausto. Ela é saudável e parece feliz, mas está cansada da vida.

O filme é uma reflexão sobre a vida e a morte
O filme é uma reflexão sobre a vida e a morte

Logo no começo do filme, ela vai a um médico que deixa claro que fisicamente está tudo ok com ela, e que, portanto, pela lógica, ela não morrerá tão cedo. Entretanto, isso desagrada a senhora. O médico se recusa a ajudá-la na tarefa de morrer e, por isso, a própria senhora Stern começa a buscar outras alternativas.

Ela tenta comprar uma arma e se colocar, literalmente, na linha do trem, mas todas as suas tentativas são interrompidas e ela nunca consegue o seu intento. O telespectador não fica sabendo exatamente porque que ela quer morrer, mas a ideia é justamente questionar o período que essa mulher viveu, o quanto ela viveu – pelo menos em intensidade – e que valor ela dá para a vida.

Relação com a neta

Se a premissa do filme circunda na vontade de sua protagonista de morrer e, dessa maneira, faz uma análise sobre a morte e sobre a velhice, a relação da senhora Stern com sua neta, Elli, é uma maneira de representar a vida.

A senhora Stern
A senhora Stern

Elli ainda é uma mulher jovem, que namora, festeja e sai com os amigos. Sua relação com a avó é sincera e bonita, e elas tem conversas bem abertas e quase sem nenhum filtro uma com a outra. As duas falam sobre drogas, namoros e sexo e nada é repreendido ou julgado.

Enquanto decide que rumo tomar na vida, a senhorinha sai com os amigos de Elli e se mistura entre eles. Ela pode ser uma senhora de noventa anos, cansada da vida, mas se comporta e parece se sentir como uma jovem quando está com Elli.

Ao mesmo tempo que o longa fala sobre o cansaço da vida e sobre a possibilidade da morte, ele também fala sobre a expectativa jovem e da vontade de viver.

Nunca fica completamente claro o porque a senhora Stern quer morrer
Nunca fica completamente claro o porque a senhora Stern quer morrer

Aspectos técnicos de Senhora Stern

O filme tem uma produção bem simples, e se concentra mais no seu roteiro. O longa tem poucos cenários, poucos personagens e poucos figurinos, mas nada disso é um problema.

Passamos boa parte do tempo acompanhando sua protagonista, como não poderia deixar de ser. A ideia é falar sobre a morte, ao mesmo tempo que fala sobre a vida, uma vez que mostra a dicotomia entre o cansaço da protagonista e a vontade de viver e de aproveitar de sua neta.

O roteiro de Senhora Stern no entanto, é um pouco surreal e, embora comece de maneira linear, vai aos poucos apresentando personagens aleatórios e situações que não fazem muito sentido e que deixam o público um pouco perdido. Em função disso também, o filme vai, aos poucos, se tornando um tanto monótono.

A senhora Stern e Elli
A senhora Stern e Elli

O filme tem ideias interessantes e trata de temas importantes mas, se confunde no meio do caminho e acaba ficando um pouco entediante e perdendo um bocado do seu sentido.

Senhora Stern está em cartaz no streaming da Supo Mungam Plus e estará disponível no Now e no Vivo Play, a partir de hoje.

Senhora Stern | Trailer Legendado

Senhora Stern

Nome Original: Frau Stern
Direção: Anatol Schuster
Elenco: Ahuva Sommerfeld, Kara Schröder, Nirit Sommerfeld, Robert Schupp, Jule Böwe
Gênero: Comédia, Drama
Produtora: A and A Produktion
Distribuidora: Supo Mungam Films
Ano de Lançamento: 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar