Sing: Quem Canta seus Males Espanta

Uma animação musical

Buster Moon (voz de Matthew McConaughey) é um coala dono de um teatro que está falindo. Para manter seu negócio de pé, ele resolve criar um concurso de canto que vai premiar o vencedor com mil dólares. Uma série de animais aparece, e o concurso se torna cada vez mais popular, trazendo ainda mais fama para o teatro.

Os personagens

Sing: Quem Canta Seus Males Espanta é um filme que se passa em um universo onde os animais são humanoides e não só tem emoções humanas, como também cantam, dançam e tem empregos. Esse é, aliás, o diferencial do filme, já que se os personagens fossem seres humanos, o longa seria uma espécie de Fama ou Chorus Line – Em Busca da Fama.

O filme Sing acompanha um grupo de animais que quer ganhar um concurso de canto
O filme acompanha um grupo de animais que quer ganhar um concurso de canto

Grande parte da força de Sing está nos seus personagens, que são muito bem escritos e que fogem de estereótipos. Buster é o dono do teatro e boa parte de suas preocupações gira em torno disso, mas existe uma grande variedade de personalidades entre os concorrentes.

Rosita (voz de Reese Witherspoon) é uma porquinha que desistiu de seu sonho de ser cantora para se tornar dona de casa e mãe; Ash (voz de Scarlett Johansson) é uma porco-espinho punk que se apresenta ao lado do namorado, Lance (voz de Beck Bennett); já Johnny (voz de Taron Egerton) é um gorila que quer ser cantor, mas não é aceito pelo pai (voz de Peter Serafinowicz), que quer que ele siga os negócios da família; Mike (voz de Seth MacFarlane) é um rato que também é músico de rua; a elefanta Mena (voz de Tori Kelly) sonha em ser cantora, mas tem medo de palco, enquanto Gunther (voz de Nick Kroll) é um porquinho dançarino que sempre vê as coisas pelo melhor ângulo.

Temas adultos

Um dos pontos interessantes de Sing é que embora seja uma animação, um gênero voltado, na maioria das vezes, para crianças, e que ele seja, de fato, pensado para o público infantil, o filme também trata de alguns temas bem adultos.

O diferencial de Sing: Quem Canta seus Males Espanta é justamente os personagens
O diferencial de Sing: Quem Canta seus Males Espanta é justamente os personagens

O tema principal do filme é o concurso e a tentativa de cada um desses personagens de conseguir ganhar pelas mais variadas razões, mas cada personagem tem também uma questão na sua vida pessoal. Rosita, por exemplo, não tem um bom casamento e se sente rejeitada pelo marido (voz de Nick Offerman), enquanto Ash vive uma relação complexa com Lance. Johnny, o gorila que quer ser cantor, é pressionado pelo pai para seguir a carreira dele, mas o problema, para além de Johnny ter outras expectativas para a sua vida, é que o pai dele é ladrão.

Claro que nada é muito explícito, e o foco do filme é a competição e o talento de cada um desses competidores, mas as vidas pessoais deles e suas tragédias e problemas se manifestam no palco e na maneira com que eles se comportam dentro do filme. Além disso, é ótimo que um filme infantil traga à tona questões adultas e que precisam ser discutidas.

As músicas

Sing: Quem Canta seus Males Espanta não tem nenhuma música original, todas elas são músicas pop que foram incorporadas à trilha sonora e, na maioria das vezes, elas são apresentadas no palco, com os personagens fazendo a audição para o concurso, mas eventualmente as escolhas combinam com a personalidade desses personagens.

A trilha sonora é composta por músicas pop
A trilha sonora é composta por músicas pop

Entre as músicas que fazem parte da trilha sonora estão Venus, Bamboléo, Hallelujah, Under Pressure, Shake It Off e I’m Still Standing.

É complicado dizer que Sing é um musical tradicional, tanto na maneira com que as músicas são apresentadas, quanto no seu formato, afinal de contas, ele é uma animação, mas aqui os números musicais não falam diretamente com a história, ainda que exista uma espécie de reflexão da trama e dos personagens nele, este é um filme sobre cantores e aspirantes a cantores, que claro, cantam no palco.

Aspectos técnicos de Sing: Quem Canta seus Males Espanta

Em termos de roteiro, Sing é relativamente simples e tem uma história bem comum dentro do gênero musical, o diferencial aqui é o fato de que o longa é uma animação e que os personagens são animais. E justamente por isso, o filme é bem fofinho.

Sing é bonitinho
O longa é bonitinho

A escolha de várias músicas pop para a trilha sonora faz com que o filme seja animado e com que a audiência reconheça o que está sendo cantado. O longa também conta com boas vozes, como Reese Witherspoon, Taron Egerton e Jennifer Hudson.

Sing: Quem Canta seus Males Espanta se destaca na sua diferença, ele é um musical e uma animação ao mesmo tempo, que embora feita para as crianças, muito possivelmente vai agradar os adultos também.

Botão Voltar ao topo
Fechar