Sombras de um Crime

Inspirado no livro de Benjamin Black

O detetive Philip Marlowe (Liam Neeson) não está trabalhando muito quando Clare Cavendish (Diane Kruger), uma bela loira, entra em seu escritório pedindo que ele investigue o sumiço do amante dela, Nico Peterson (François Arnaud).

Marlowe aceita, mas logo descobre que Nico morreu atropelado em frente ao Corbata Club, do qual Clare é sócia. Quando ele informa a mulher do fato, ela diz que não acredita, porque viu Nico em Tijuana depois disso. O detetive Marlowe, então, se coloca em uma investigação que vai muito além do relacionamento de Clare e Nico e que envolve muito mais do que o suposto desaparecimento dele.

Sombras de um Crime é inspirado no livro A Loura de Olhos Negros, de Benjamin Black.

Liam Neeson como Philip Marlowe
Liam Neeson como Philip Marlowe

Um noir descontraído

Tudo em Sombras de um Crime nos remete ao noir, desde o fato do filme ser a adaptação de um livro noir, protagonizado por um detetive particular – ainda que Marlowe seja um personagem originalmente criado por Raymond Chandler, que aqui é reutilizado no livro de Benjamin Black -, seja nos arquétipos que o filme reforça, seja na estética do longa, que é claramente inspirada pelos filmes do gênero mais antigos. Mas este não é um noir clássico.

O filme começa em 1939, com Clare Cavendish, a femme fatale, chegando ao escritório de Marlowe e pedindo a ele para investigar o sumiço de seu amante, Nico Peterson. Clare é casada, mas ela e o marido têm, aparentemente, uma relação aberta, e ela diz que não sabe do paradeiro de seu amante há um tempo. A partir daí, Marlowe começa a investigação e, claro, esbarra em uma série de questões.

Uma delas é a polícia, que é abertamente corrupta, outra é o traficante Lou Hendricks (Alan Cumming), que parece dominar a cidade e, mais tarde, a mãe de Clare, Dorothy Quincannon (Jessica Lange), que quer descobrir o que a filha pediu para Marlowe investigar. Todas essas tramas, naturalmente, se conectam ao longo do filme.

Sombras de um Crime é um noir com aspectos mais modernos.
O filme é um noir com aspectos mais modernos.

Sombras de um Crime, no entanto, tem alguns elementos que não se encaixam totalmente no gênero, como por exemplo, o próprio detetive, que é descrito como “um monge”, o que é bem diferente de outros detetives de filmes noir. Além disso, apesar da estética do filme se encaixar direitinho no gênero, este não é um filme com fotografia escura e com músicas soturnas, ele tem até momentos alegrinhos e divertidos.

Metalinguístico

Um aspecto interessante aqui é que o filme é vagamente metalinguístico, isso porque alguns dos personagens estão envolvidos com a indústria cinematográfica, como a mãe de Clare, Dorothy, que era uma grande estrela de cinema quando jovem.

Em vários momentos do filme, os personagens citam a trama do longa que estamos assistindo, e relembram alguns clichês do gênero noir. Algumas vezes a citação funciona e é um momento divertido e mais leve do filme, em outras, soa forçado.

A trama começa bem interessante.
A trama começa bem interessante.

É legal que Sombras de um Crime preste uma homenagem ao noir, mesmo que ele pareça muito mais um pastiche do gênero, do que um noir original no sentido mais clássico da palavra, mas infelizmente, o longa se perde com o tempo.

Aspectos técnicos de Sombras de um Crime

É óbvio que esse é um filme bem pensado, e que por flertar com o noir, mergulha bem fundo nessa estética. O cenário é uma cidade grande, onde todo mundo é cruel e potencialmente corrupto, os figurinos são dos anos 1940 e é fácil compará-los com outros filmes do gênero. Os personagens também remontam ao noir, como o detetive particular, a femme fatale, o policial corrupto (Ian Hart), o grande magnata e uma série de mulheres misteriosas que aparecem e somem sem deixar pistas.

O longa também tem boas atuações, Liam Neeson se sai bem, ainda que as cenas de luta que ele protagoniza soem muito mais engraçadas do que instigantes. Diane Kruger e Jessica Lange também ganham destaque, enquanto Alan Cumming e François Arnaud tem pouco tempo de tela.

Diane Kruger em cena do longa Sombras de um Crime
Diane Kruger em cena do longa

Mas Sombras de um Crime tem alguns problemas: embora ele comece bem, ele se perde no caminho, e se alonga demais, o que com o tempo, se torna cansativo. O filme tem reviravoltas e uma investigação, mas a trama que é interessante, cansa o telespectador e o filme soa um desperdício de uma boa produção e um bom elenco. Sombras de um Crime chega aos cinemas no dia 30 de março.

Sombras de um Crime

Nome Original: Marlowe
Direção: Neil Jordan
Elenco: Liam Neeson, Diane Kruger, Jessica Lange, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Colm Meaney
Gênero: Suspense, Policial
Produtora: Parallel Film Productions
Distribuidora: Diamond Films
Ano de Lançamento: 2022
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar