Stephen King – A Biografia: Coração Assombrado

A biografia de Stephen King por Lisa Rogak

Stephen King – A Biografia: Coração Assombrado acompanha a vida de Stephen King desde sua infância, marcada pela ausência do pai e pelo encontro do autor com os livros e com as narrativas de terror, que o seguiriam durante toda a vida. Esta é, até os dias de hoje, a única biografia autorizada de King.

É natural que uma biografia explore e seja bem clara sobre a vida de seu biografado. O livro é muito bem-sucedido nessa questão, talvez porque existam diversas informações sobre King e porque ele ainda esteja vivo. Como ele é um autor contemporâneo, é fácil pesquisar sobre a sua vida. Isso também se deve ao fato de que a biografia foi autorizada pelo autor, que provavelmente leu, aprovou e fez as suas adições ou retiradas.

Lisa Rogak, autora de Stephen King - A Biografia: Coração Assombrado
Lisa Rogak

Lisa Rogak então passeia sem medo pela infância de King. Ela destaca momentos importantes tanto para a vida pessoal do autor, quanto para a sua vida profissional. Ela fala, por exemplo, sobre o sumiço de seu pai; a morte da avó de King, que foi encontrada morta por ele em uma visita à casa dela; o atropelamento de um amigo por um trem que foi testemunhado por King e que mais tarde inspiraria o conto O Corpo, do livro Quatro Estações; e também fala sobre como a família de King lhe pagava trocados para que ele escrevesse histórias.

Stephen King – A Biografia: Coração Assombrado

Depois Rogak nos leva aos anos de universidade de King, onde ele estudou literatura e conheceu sua esposa, Tabitha Spruce (que hoje assina como Tabitha King). A autora fala sobre o período em que ele trabalhava em uma lavanderia para manter sua família, e escrevia durante a noite. O livro também passa sobre os períodos em que King lutava com o alcoolismo e com a dependência química, mas que curiosamente, corresponde ao período mais produtivo do autor. Foi nessa época que ele escreveu O Iluminado (que é parcialmente inspirado nas suas experiências pessoais), A Coisa e O Cemitério.

Stephen King tem uma carreira bem movimentada, já escreveu muitos livros e continua escrevendo em uma frequência assustadora. Dessa forma, Rogak nos fala sobre os dias de hoje e como King leva a sua vida. Superou os seus vícios, criou seus filhos, sobreviveu a um acidente de carro gravíssimo e foi, finalmente, reconhecido pelos críticos, que antes não levavam autores de terror a sério.

Stephen King
Stephen King

Rogak também fez uma pesquisa sobre a família do autor. Ela fala então sobre Tabitha e sobre o trabalho dela como escritora. Além disso, fala sobre os três filhos de King, Naomi, Joe (que também é escritor) e Owen, dando detalhes sobre suas carreiras e suas vidas pessoais.

A escrita

O que chama bastante atenção no livro e claro, na vida de King, é o quanto as pessoas ao redor do autor acreditaram nos sonhos e no potencial dele. Sua mãe nunca pediu que ele parasse de escrever, e sua família costumava estimulá-lo. Mais tarde, quando ele já era casado e pai de família e precisava manter a casa, Tabitha continuava estimulando que o marido escrevesse, mesmo que durante muito tempo, o casal vivesse em um trailer. Tudo isso foi necessário para formar um dos autores mais populares dos últimos anos.

Stephen King – A Biografia: Coração Assombrado também nos fala sobre a carreira de King, como não podia deixar. A autora detalha os momentos em que os livros foram escritos e nos explica sobre as inspirações por trás de cada história, sejam situações da vida real, sejam coisas que King pensou.

Stephen e Tabitha
Stephen e Tabitha

Rogak também fala sobre contratos com editoras, lucros, falhas e filmes. A carreira de King, embora seja literária, está muito atrelada ao cinema, tanto que o próprio King já se aventurou por essa área, seja como ator, seja como diretor.

Suas obras

As maiores obras de King, como Carrie, a Estranha, O Iluminado, A Coisa, Misery – Louca Obsessão, À Espera de um Milagre aparecem em sua biografia. O livro, publicado em 2009, cobre as obras de King até Sob a Redoma, publicado no mesmo ano.

O livro falha um pouco em falar sobre os aspectos técnicos da escrita de King ou sobre as influências do autor, mas talvez nem seja esse seu objetivo. Para quem procura um trabalho que fale com mais clareza sobre esses assuntos, é interessante ler Sobre a Escrita e Dança Macabra, escritos pelo próprio King e que falam respectivamente sobre a vida criativa do autor e sobre o gênero do terror de uma maneira geral.

King quando criança
King quando criança

Quem deve ler Stephen King – A Biografia: Coração Assombrado

É claro que qualquer pessoa pode ler e gostar muito do livro, mas ele é bem mais interessante para quem é fã de Stephen King. Se a pessoa já leu boa parte do trabalho do autor, o livro se torna ainda mais interessante. Até mesmo porque Rogak fala dos livros que cita sem evitar spoilers, o que pode atrapalhar futuras leituras.

Para os fãs do autor também é bem mais fácil relacionar os fatos que são apresentados no livro com os temas que o autor aborda nos seus próprios livros, o que é ótimo para quem quer se embrenhar cada vez mais nesse universo.

Você curte escrever?

Para quem tem interesse em escrever ou se tornar escritor, Stephen King – A Biografia: Coração Assombrado também pode ser uma boa pedida. O livro fala de um autor extremamente produtivo e que mesmo não sendo levado a sério pela crítica, vende muitos livros, mas ele não passa grandes técnicas de escrita. Nada disso é claro, impede que alguém que não é fã e nem se interessa por escrever possa gostar do livro. Afinal, a vida de King é interessante e o livro é bem escrito e absorve o leitor.

A família King
A família King

Stephen King – A Biografia: Coração Assombrado mostra um grande trabalho de pesquisa, mas também uma grande admiração da autora. O livro certamente vai agradar aos fãs do mestre do terror, que vão se sentir ainda mais próximos de seu ídolo.

Nome Original: Stephen King - A Biografia: Coração Assombrado
Autor: Lisa Rogak
Editora: Darkside
Gênero: Biografia
Ano: 2009
Número de Páginas: 320

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar