Storyteller: The Authorized Biography of Roald Dahl

A biografia do autor de Matilda e A Fantástica Fábrica de Chocolate

Storyteller: The Authorized Biography of Roald Dahl é a biografia autorizada de Roald Dahl, autor de livros como Matilda, A Fantástica Fabrica de Chocolate e As Bruxas.

Donald Sturrock, o autor do livro, faz uma extensa pesquisa sobre a vida de Dahl desde a sua infância até a sua morte, através de palavras do próprio Dahl, assim como de seus amigos e familiares.

Storyteller, a biografia

Não existem muitos mistérios em relação às biografias, mas certamente podem haver inovações. Storyteller: The Authorized Biography of Roald Dahl é uma biografia interessante e diferente, porque a sua leitura é muito fácil. É quase como se estivéssemos lendo um livro escrito pelo próprio Dahl.

Roald Dahl - Storyteller
Roald Dahl

Soma-se a isso, claro, o fato de que a vida de Dahl foi extremamente interessante, assim como a vida de diversos outros grandes autores.

É possível até argumentar que Storyteller é um livro que só faz sentido para quem gosta das obras de Dahl, mas não é verdade. O livro de Donald Sturrock é uma ótima maneira de conhecer quem de fato foi Roald Dahl.

Mas quem foi Roald Dahl?

Nascido em 13 de setembro de 1916, nos País de Gales, Roald Dahl vem de uma família relativamente abastada e sempre teve interesse em escrever. Ele passou boa parte da sua juventude em um colégio interno, onde, apesar de ser bom aluno, costumava ter problemas com os outros garotos.

Cena de Matilda
Cena de Matilda (1996)

Já mais velho, Dahl tentou originalmente escrever contos fantásticos e mais voltados para o terror. Mas os seus trabalhos para adultos não foram bem aceitos. Embora hoje em dia seja possível encontrar diversas coletâneas dos contos de Dahl voltado para o público adulto. Ele começou a fazer sucesso mesmo depois do lançamento de James e o Pêssego Gigante, em 1961, seguido por A Fantástica Fabrica de Chocolate, em 64, seus primeiros trabalhos para o público infantil.

Não demorou muito para que Dahl se tornasse uma sensação entre as crianças e ele seguiu escrevendo para esse público, com O Fantástico Senhor Raposo, O Remédio Maravilhoso de Jorge, O Bom Gigante Amigo, A Girafa, O Pelicano e Eu, entre outros.

O remake de A Fantástica Fabrica de Chocolate
O remake de A Fantástica Fabrica de Chocolate (2005)

O legado de Roald Dahl

É verdade que Roald nunca teve muito apelo aqui no Brasil, ele é quase um desconhecido por aqui, pelo menos quando falamos de suas obras literárias. No entanto, nos países de língua inglesa, especialmente na Inglaterra, Dahl é muito celebrado e considerado um dos maiores autores infantis de todos. Seus livros fazem parte da alfabetização de muitas crianças. Para comparar com um autor brasileiro, Dahl é mais ou menos como um Monteiro Lobato para os falantes do inglês.

Seus livros circularam bastante por aqui nos anos 90 e até hoje são publicados. Mas o público brasileiro conhece o autor de uma maneira mais indireta: através do cinema.

O que Storyteller mostra é a importância de Dahl, mesmo que a gente não consiga perceber isso com tanta facilidade.

Gene Wilder como Willy Wonka em A Fantástica Fabrica de Chocolate
Gene Wilder como Willy Wonka em A Fantástica Fabrica de Chocolate (1971)
Roald Dahl no cinema

Quem que nunca assistiu A Fantástica Fabrica de Chocolate ou Matilda? Também é dificílimo apontar alguém que não conheça Convenção das Bruxas, um queridinho da sessão da tarde. Todos esses filmes são inspirados em livros de Dahl. A verdade é que boa parte de seus trabalhos acabaram no cinema. Eles se tornaram filmes tão famosos que muitas vezes se esquece da existência do livro.

A Fantástica Fabrica de Chocolate teve duas adaptações, uma em 1971 e uma em 2005; As Bruxas chegou ao cinema em 1990, com o nome de Convenção das Bruxas; então foi a vez James de O Pêssego Gigante, em 1996, seguido pelo incrível Matilda, ainda no mesmo ano.

Cena de O Bom Gigante Amigo
Cena de O Bom Gigante Amigo (2016)

Mais recentemente O Fantástico Senhor Raposo virou filme em 2009 e O Bom Gigante Amigo chegou ao cinema, em 2016. A Fantástica Fabrica de Chocolate e Matilda também foram transformados em musicais, que estrearam em West End e depois chegaram a Broadway.

Storyteller - O Fantástico Senhor Raposo
Adaptação para o cinema de O Fantástico Senhor Raposo (2009)

Storyteller: The Authorized Biography of Roald Dahl se preocupa em narrar a vida de Roald Dahl, mas é uma ótima pedida para os fãs de qualquer um de seus trabalhos. Assim como para qualquer pessoa que tenha interesse pela literatura, já que a vida de Dahl é por si só, uma história fantástica.

Infelizmente, Storyteller não foi publicado por aqui, talvez porque a figura de Dahl não seja tão famosa no Brasil, o que limita a leitura às copias em inglês.

Nome Original: Storyteller: The Authorized Biography of Roald Dahl
Autor: Donald Sturrock
Editora: Simon & Schuster
Gênero: Biografia
Ano: 2010
Número de Páginas: 655

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar