A série Subterrâneo, de Anne C Beker

Uma distopia brasileira

Em um futuro distópico, a Terra se tornou inabitável e a humanidade agora vive no subterrâneo, mas a vida ainda é dura e difícil. Qualquer pessoa que tenha alguma deficiência ou doença incurável é condenada a ser jogada na superfície, onde irá morrer.

O subterrâneo é comandado por Andrea, que rege tudo com mãos de ferro. Seu marido foi condenado a superfície depois de ficar doente. Carolina, uma jovem que vive com a mãe, Elena, e com o irmão, Douglas, começa a questionar as condições de vida no local e naturalmente chama a atenção de Andrea, que deseja que tudo permaneça do jeito que está.

Subterrâneo: Ascensão

Os livros de Anne C Beker são pensados como uma série, que ainda terá mais livros lançados, mas por enquanto só os dois primeiros volumes foram publicados.

O primeiro volume, Subterrâneo: Ascensão, começa quando Elena, a mãe de Carolina, sofre um acidente e perde um braço. Seguindo as ordens do local, ela deve ser condenada à superfície, onde muito possivelmente irá morrer, mas Francis, um funcionário de Andrea e ex-namorado de Elena, propõe que Elena, que é médica, o ajude a testar um novo tratamento.

Subterrâneo: Ascensão e Subterrâneo: Revelação
Subterrâneo: Ascensão e Subterrâneo: Revelação

Claro que Carolina e Douglas, os filhos de Elena, não ficam sabendo disso e acreditam que estão sozinhos no mundo, já que eles também não sabem quem é o pai ou pais deles. Mas Carolina, que em função dos seus testes genéticos, tem um trabalho braçal nessa sociedade, nota que existe um levante contra Andrea e contra as políticas que estão sendo aplicadas no subterrâneo, e como ela mesma não concorda com o que vê, resolve participar.

Subterrâneo: Ascensão, como acontece com todos os livros que dão início a uma série que se passa em outro universo ou sociedade, tem o cargo de explicar esse mundo para o leitor, e ele o faz bem e logo no começo. Quando afundamos na trama, já estamos a par de como o subterrâneo funciona. A sociedade desse futuro distópico vive no subterrâneo porque o planeta se tornou inabitável, além disso, as pessoas já não mais escolhem o que fazem, é a sua genética que determina para o que elas têm mais aptidão.

A protagonista da série é Carolina, uma inconformada que vê na suposta morte da mãe o motivo perfeito para finalmente se rebelar contra Andrea. A revolução é o principal mote de Subterrâneo: Ascensão e também do segundo livro, mas a obra também é cheia de reviravoltas e segredos, foca em algumas relações humanas de amizade e românticas e tem um cenário claustrofóbico, que não só é físico, afinal esses personagens vivem em tuneis e porões, como também é atmosférico já que essa é uma sociedade ditatorial, embora isso não seja explícito.

Subterrâneo: Revelação

No segundo volume da série, Subterrâneo: Revelação, Carolina foi jogada na superfície depois de um ataque de raiva de Andrea, e acredita que vai morrer, mas quando chega no local descobre que a Terra não só é habitável, como também é o lar de várias pessoas que foram condenadas no subterrâneo. Carolina reencontra sua mãe, Elena, e o marido de Andrea, Jeff, que formaram outra sociedade, que tem pretensões de ser mais justa.

A autora Anne C Baker
A autora Anne C Baker

Claro que tudo não é exatamente como o planejado e logo depois que Carolina chega à superfície, Christina, outra garota, chega em uma nave. Christina é extremamente misteriosa e não quer falar sobre o seu passado com ninguém.

Ao mesmo tempo, Carolina descobre que mesmo na superfície existem injustiças e sua personalidade afrontosa não a deixa ficar quieta. Andrea também está cada vez mais perto de descobrir a verdade sobre a superfície, o que coloca Carolina e todas as pessoas que ela exilou em perigo.

Nesse segundo livro, o leitor já está a par de muitos dos mistérios que eram segredos no primeiro livro, e algumas das dúvidas que Carolina tinha no começo da história podem ser explicadas e fazem mais sentido nesse volume. Subterrâneo: Revelação não tem tantos mistérios quanto seu antecessor, embora ele ainda tenha uma aura de suspense, mas ele é focado em outras questões, como as buscas de Carolina e de seus amigos por uma sociedade melhor para todos e pela tentativa de entender por que eles vivem do jeito que vivem.

O livro também apresenta uma série de novos personagens, que têm suas próprias histórias, que vão, aos poucos, sendo incorporadas a trama geral.

Considerações finais

A série Subterrâneo certamente faz parte de um gênero que a literatura brasileira ainda não domina, existem poucos livros distópicos escritos por brasileiros e que se passem no Brasil, embora o Brasil seja uma terra fértil para o gênero. A saga de Anne C Beker se destaca justamente por isso, Subterrâneo não nos diz onde que se passa – talvez a ideia seja dizer que a trama pode ser universal -, mas os nomes dos personagens não são estrangeiros, o que é bem interessante. A trama central também lida com uma questão muito atual, que é a destruição do meio ambiente, já que os personagens vivem no subterrâneo porque a Terra se tornou inabitável.

O livro tem uma protagonista feminina que não se conforma com sua posição e com a maneira com que vive, e que está sempre questionando tudo. Além de Carolina, outras personagens mulheres desfilam nas páginas, como Elena, uma médica que cria seus dois filhos sozinha, Christina, a misteriosa garota que aparece na superfície e até a vilã Andrea, que é uma mulher inteligente e poderosa.

A saga também ganha muito ao retratar personagens não heterossexuais, e um deles está, inclusive, descobrindo sua sexualidade. A representatividade é importante, ainda mais em uma trama que não é focada única e exclusivamente nessas questões, mas onde a sexualidade é retratada apenas como mais uma característica desses personagens. Na superfície, os personagens não heterossexuais parecem não sofrer nenhum tipo de preconceito, o que mostra que é uma sociedade que é mais evoluída.

A leitura de Subterrâneo é rápida e bem divertida, ainda que tenha momentos tensos e desagradáveis, a escrita é quase cinematográfica, lembra um roteiro e tem poucas descrições. A trama pensada pela autora é relativamente diferente e os personagens são interessantes.

Os dois volumes da série Subterrâneo se completam e apresentam um universo instigante, que ainda fala com o mundo de hoje.

Subterrâneo

Nome Original: Subterrâneo: Ascensão, Subterrâneo: Revelação
Autor: Anne C Beker
Editora: Clube de Autores, UICLAP
Gênero: Ficção Cientifica, Distopia
Ano: 2021, 2022
Número de Páginas: 320, ‎290
Botão Voltar ao topo
Fechar