Tarde Para Morrer Jovem, um drama abrangente

A adolescência é uma experiência universal

Tarde Para Morrer Jovem tem uma premissa diferente, o filme se passa nos anos 1990 e retrata uma comunidade que é quase hippie. Os moradores vivem afastados da cidade e praticamente por contra própria. Essa comunidade vive isolada no Chile. Na virada do ano, Sofía (Demian Hernández), Lucas (Antar Machado) e Clara (Magdalena Tótoro) precisam lidar com o crescimento, o primeiro amor e a decepção.

A comunidade não tem luz elétrica e muitas vezes não tem água, e embora os integrantes mais jovens queiram ter acesso a tudo isso, as propostas para que a comunidade se modernize ainda são barradas por seus pais. É interessante acompanhar o que acontece nesse lugar. A comunidade é pequena e tem poucas pessoas, por isso, naturalmente todo mundo se conhece. Dessa forma, o filme dedica bastante de seu tempo a acompanhar as relações entre os integrantes da comunidade. Mas na realidade, o que o filme quer mesmo retratar é a vida dos jovens.

A comunidade de Tarde Para Morrer Jovem
A comunidade

Na comunidade vivem vários jovens, mas o longa foca em três deles: Sofia, uma menina que deseja morar com a mãe na cidade, ao mesmo tempo que se vê apaixonada por um rapaz mais velho (Matías Oviedo); Lucas, um aspirante a músico, apaixonado por Sofia; e Clara, que está procurando Frida, sua cachorra que fugiu.

Tarde Para Morrer Jovem

É então que o longa se aproxima da experiência de qualquer pessoa que já foi ou é jovem. É claro que esses adolescentes vivem em uma situação, época e país específicos, mas eles também passam por experiências comuns a todos.

Tanto Sofia quanto Lucas estão encarando seus primeiros amores e enfrentam todas as questões que vem com isso: a retribuição ou a falta dela, as decepções, as dúvidas, os momentos de alegria e as primeiras vezes. Já Clara, que é um pouco mais nova, lida com a perda da cachorra e com a frustração da sua busca que, na maioria das vezes, não dá resultado.

Sofia
Sofia

Mas, acima de tudo, Tarde Para Morrer Jovem é um filme que quer falar sobre crescer e virar adulto. Todos esses jovens têm que abrir mão de coisas que prezam para evoluírem e entenderem como é a vida.

Aspectos técnicos

Tarde Para Morrer Jovem parte de uma boa premissa, falando sobre ritos de passagem comuns a todos e que, portanto, causam reconhecimento com facilidade. Também é interessante notar que embora os jovens retratados no filme não tenham a mesma vida da maioria das pessoas que vão assisti-lo, as experiências por ele retratadas mostram a experiência dos jovens de qualquer país, época e cultura.

Lucas e Sofia
Lucas e Sofia

Como o filme não exige muitos cenários e sempre filma uma comunidade que é ligeiramente precária, a produção, que não é grande, funciona bem. O filme também tem boas atuações, inclusive dos três protagonistas. Sofia parece ganhar mais tempo de tela que Clara e Lucas, mas de uma maneira geral é tudo dividido de forma que a audiência possa acompanhar grande parte do que acontece na comunidade.

No entanto, Tarde Para Morrer Jovem tem um grande problema: o filme é bem lento e a sensação que se tem é que pouca coisa acontece no roteiro. O longa retrata sim, as experiências dos seus protagonistas, mas faz isso através de pouca ação.

O filme Tarde Para Morrer Jovem retrata experiencias comuns aos jovens
O filme retrata experiencias comuns aos jovens

O filme vai se tornando, com o tempo, parado, cansativo e sonolento e acaba perdendo boas oportunidades de falar sobre se tornar adulto. Tarde Para Morrer Jovem apresenta uma boa ideia que, entretanto, é terrivelmente executada. O filme entra em cartaz hoje, dia 27 de fevereiro.

Tarde Para Morrer Jovem

Nome Original: Tarde para Morir Joven
Direção: Dominga Sotomayor Castillo
Elenco: Demian Hernández, Antar Machado, Magdalena Tótoro, Matías Oviedo, Antonia Zegers
Gênero: Drama, Romance
Produtora: Stray Dog Distribution, RT Features, Cinestación, Ruda Cine
Distribuidora: Pandora Filmes
Ano de Lançamento: 2018
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar