Testemunha Invisível, remake de thriller psicológico

Após grande sucesso de público na Itália, “Testemunha Invisível“, dirigido por Stefano Mordini, chega aos cinemas brasileiros dia 30 de janeiro com distribuição da Pagu Pictures. Ambientado e filmado entre Milão e os vales e lagos de Trentino, na Itália, o longa é um thriller psicológico com elementos literários inspirados no gênero “crime em ambiente fechado”.

Na trama, Riccardo Scamarcio (John Wick 2: Um Novo Dia Para Matar) é Adriano Doria, um jovem empresário de sucesso, casado e pai, que mantém uma relação extraconjugal com a encantadora fotógrafa Laura, interpretada por Miriam Leone (Médici). No retorno de um de seus encontros, eles se envolvem em um acidente de carro que causa a morte de um homem. Eles não podem chamar a polícia, caso contrário seu romance seria revelado, então eles tentam se livrar do corpo. Um erro que levará a graves consequências.

Testemunha Invisível

Testemunha Invisível

Adriano Doria tem a vida perfeita: um empresário de sucesso, rico, com uma família feliz e uma amante deslumbrante. Assim, tudo parece estar indo bem até que ele se depara em uma situação sem saída, com sua amante morta e suas mãos na arma do crime. Agora ele precisa recorrer a melhor preparadora de testemunhas da Itália para desvendar o que aconteceu e então conseguir provar sua inocência.

Durante sua 1h42 minutos de duração, Doria vai contando sua versão dos fatos para a preparadora de testemunhas, que o questiona e o faz ficar com dúvidas. E a audiência também, claro. Afinal, numa boa história de suspense, devemos desconfiar de tudo e de todos. Será que Doria matou sua amante? Será que a amante era fria e calculista?

O filme tem uma trama ótima, uma história cheia de reviravoltas que deixam o público com várias pulgas atrás da orelha. O único problema é que ele já foi feito anteriormente. Testemunha Invisível é o remake de um filme espanhol chamado Um Contratempo (tem na Netflix, inclusive). E esse certamente é o tipo de filme que só deveria ser feito uma única vez. Ou seja, tem aquele final que te surpreende e que você não pode deixar escapar pra ninguém!

Testemunha Invisível
Laura e Adriano

Um contratempo

O roteiro dos dois filmes é praticamente o mesmo. Dessa forma, parece que os italianos simplesmente pegaram o manuscrito espanhol, traduziram e gravaram com seus próprios atores. A abertura com planos aéreos da cidade, carros passando, música de suspense; planos detalhe de objetos; falas inteiras, tudo copiado.

Isso é certamente algo que vemos muito no cinema norte americano, não? Como fizeram com “O Segredo dos Seus Olhos” (2009) quando filmaram “Olhos da Justiça” (2015). O primeiro, uma obra prima argentina, já o segundo, uma tentativa de superá-lo em inglês. Portanto, totalmente desnecessário. E já estão falando que vão fazer uma versão americana de “Parasita“. Sério?

Aqui temos dois países europeus competindo. Qual filme você verá primeiro? A questão é que “Um Contratempo” é de 2016 e está disponível numa plataforma de streaming; já “Testemunha Invisível” é de 2018 e estreia dia 30 nos cinemas brasileiros. Ah, claro, vale reforçar que se você JÁ assistiu ao suspense espanhol, não se surpreenderá em nada com o italiano. Uma pena.

Testemunha Invisível

Nome Original: Il testimone invisibile
Direção: Stefano Mordini
Elenco: Riccardo Scamarcio, Miriam Leone, Fabrizio Bentivoglio
Gênero: Thriller
Produtora: Picomedia
Distribuidora: Pagu Pictures
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar