Todos Estão Falando Sobre Jamie

Inspirado em uma história real

Jamie New (Max Harwood) é um adolescente de dezesseis anos que vive em Sheffield, na Inglaterra. Ele é gay assumido, mas seu sonho secreto é se tornar uma drag queen famosa.

Ele resolve que vai ao baile de formatura montado como drag, e embora tenha o apoio de sua mãe (Sarah Lancashire), ele vai precisar enfrentar o desprezo de seu pai (Ralph Ineson), o bullying na escola e a falta de compreensão dos professores.

Todos Estão Falando Sobre Jamie é inspirado na história real de Jamie Campbell e seu alter ego, Fifi la True.

Jamie Campbell
Jamie Campbell

A origem de Todos Estão Falando Sobre Jamie

Jamie Campbell chamou atenção do mundo quando resolveu ir ao seu baile de formatura usando um vestido, como forma de documentar o que fazia antes, durante e depois. Para que ninguém o ameaçasse nesse processo, ele resolveu gravar seu dia a dia. Jamie realmente foi ao baile usando um vestido, e suas gravações viraram um documentário chamado Jamie: Drag Queen at 16, em 2011.

Em 2017, a história de Jamie virou um musical chamado Everybody’s Talking About Jamie, estrelado por John McCrea, que estreou em Sheffield e, no mesmo ano, no West End. O musical tinha uma turnê pelo Reino Unido planejada para 2020, que foi interrompida pela pandemia de Covid-19.

O longa Todos Estão Falando Sobre Jamie é inspirado no musical, mas também conta a história, mesmo que romantizada, de Jamie Campbell.

Cena da montagem original no West End
Cena da montagem original no West End

O sonho

Jamie New é um adolescente prestes a se formar que tem sonhos grandes: ele quer ser artista e fazer performances como drag queen. Ele vive em uma comunidade preconceituosa e atrasada, onde os sonhos não são estimulados. Sua professora de matemática, Miss Hedge (Sharon Horgan), durante uma aula, até pede para que os alunos pensem em carreiras mais práticas e realistas, uma vez que nem todos podem se tornar atores ou músicos.

Para Jamie, no entanto, essa é uma perspectiva que nem passa pela sua cabeça, ele tem certeza que nasceu para ser um artista, mesmo que aparentemente, não tenha muita coragem de contar para muitas pessoas que quer se montar.

É interessante que Jamie seja gay assumido, além de bem feminino, e que ele não se importe com boa parte das provocações que escuta em relação a isso, mas que ele ainda tenha medo de falar sobre sua vontade de ser uma drag queen, o que mostra para o telespectador que o protagonista é sim, corajoso e orgulhoso, mas que mesmo sendo gay assumido, o fato de se montar, em alguns casos, ainda é mais tabu do que assumir sua sexualidade.

Max Harwood como Jamie
Max Harwood como Jamie

O preconceito

É natural, portanto, que Todos Estão Falando Sobre Jamie fale sobre o preconceito e não só em relação a sexualidade de Jamie ou em relação ao seu desejo de ser uma drag queen. Jamie sofre preconceito na escola e ouve piadinhas de Dean Paxton (Samuel Bottomley) o tempo todo, mas ele não parece se incomodar quando o colega fala sobre sua sexualidade e, inclusive, responde de maneira orgulhosa, mas Jamie não quer que ninguém descubra que ele quer se montar.

Quando isso vaza na escola, no entanto, não é só do colega que ele sofre preconceito, Jamie é mal compreendido por Miss Hedge, que exige que Jamie tire a maquiagem quando está na escola e pelo diretor (Adeel Akhtar), que parece não saber como lidar com ele.

Jamie também é rejeitado por seu pai, que não aceita nem que o filho seja gay e muito menos que ele queira ser drag queen. Em compensação, a mãe de Jamie não só o apoia e o ajuda, como também tem muito orgulho do filho.

O longa fala sobre o preconceito que Jamie sofre por querer ser drag queen
O longa fala sobre o preconceito que Jamie sofre por querer ser drag queen

Além da homofobia e do óbvio preconceito contra drag queens, o filme também fala sobre o preconceito contra mulçumanos, já que a melhor amiga de Jamie, Pritti (Lauren Patel) é mulçumana e também vive sendo rechaçada por Dean.

As músicas

Todos Estão Falando Sobre Jamie é um musical no sentido clássico da palavra e aqui as músicas expressam os que os personagens estão sentindo ou o que eles querem comunicar aos outros personagens. Não é o elenco todo que canta, mas o protagonista e os outros personagens importantes como Margaret, a mãe de Jamie, Pritti e Hugo (Richard E. Grant), uma drag queen mais velha que ajuda Jamie, têm seus próprios números.

As músicas que fazem parte da trilha sonora do filme foram compostas para o musical e entre elas estão And You Don’t Even Know It, Spotlight, Over the Top, Everybody’s Talking About Jamie, He’s My Boy e Out of the Darkness (A Place Where We Belong).

O longa é cheio de números musicais divertidos
O longa é cheio de números musicais divertidos

O filme tem ainda ótimos números musicais, cheios de dança e muito divertidos, as músicas são animadas, o que faz com que a plateia mantenha a atenção na tela quase o tempo todo.

Aspectos técnicos

Todos Estão Falando Sobre Jamie tem ares de filme simples e, em muitos aspectos, não parece ser um musical muito grande, mas fica evidente que a produção é bem feita e caprichada. Existe uma clara preocupação com o figurino, que pode ser dividido entre o que Jamie usa na escola, que é basicamente um uniforme, e o que ele usa quando está montado.

Como Jamie ainda está se descobrindo e automaticamente descobrindo quem ele é como drag queen, o telespectador vai vendo suas roupas mudarem aos poucos: primeiro ele ganha um salto alto, depois ele usa uma maquiagem mais extravagante e, só então, compra um vestido. As roupas de Jamie vão ficando cada vez mais exageradas e bonitas.

O longa também tem boas atuações como as de Sarah Lancashire e Sharon Horgan, de quem o telespectador chega a sentir raiva. Richard E. Grant está ótimo no papel de um homem mais velho que também se monta e ensina os passos básicos para Jamie. Quando assistimos ao seu flashback, quem o interpreta é John McCrea, o Jamie original do musical, o que é um easter egg bem legal para os fãs.

O protagonista Max Harwood é ótimo e rouba a cena em todos os momentos. O filme também faz um leve aceno aos fãs de RuPaul’s Drag Race, programa responsável por trazer a arte drag ao mainstream, com uma participação bem rápida de Bianca Del Rio, a vencedora da sexta temporada do reality show.

Jamie e Hugo
Jamie e Hugo

Todos Estão Falando Sobre Jamie trata de assuntos sérios como o bullying, o preconceito e o abandono da família entre pessoas LGBTQIA+, além de falar muito brevemente sobre a epidemia da AIDS, quando Hugo conta sobre o seu passado, mas o longa ainda tem uma mensagem muito otimista e esperançosa. Fica claro que a vida não é fácil, especialmente se você faz parte de uma minoria, mas que ela ainda assim, pode ser alegre e feliz.

O filme retrata um personagem diferente e corajoso, que sempre precisa de ainda mais coragem para ser quem ele é e lembra que é importante se manter fiel aos seus ideais. Todos Estão Falando Sobre Jamie está disponível na Amazon Prime Video.

Everybody’s Talking About Jamie | Trailer Oficial | Amazon Prime Video

Todos Estão Falando Sobre Jamie

Nome Original: Everybody's Talking About Jamie
Direção: Jonathan Butterell
Elenco: Max Harwood, Lauren Patel, Sarah Lancashire, Richard E. Grant, Sharon Horgan
Gênero: Musical, Drama
Produtora: Regency Enterprises, Film4, Warp Films, New Regency Pictures, 20th Century Studios
Distribuidora: 20th Century Studios
Ano de Lançamento: 2021
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar