Todos Já Sabem, novo filme de Asghar Farhadi
Todos Já Sabem é o novo filme do diretor de O Apartamento, Asghar Farhadi.
Laura (Penélope Cruz) volta a sua cidade natal para o casamento de sua irmã, Anna (Inma Cuesta). Seu marido, Alejandro (Ricardo Darín) permanece na Argentina por questões profissionais.
No dia da festa de casamento, a filha mais velha de Laura, Irene (Carla Campra) desaparece de dentro de casa e a família recebe um pedido de resgate. É então, que o ex-namorado de Laura, Paco (Javier Bardem) se envolve na história.
Suspense
Todos Já Sabem é um filme que tem aspectos de suspense. Logo no começo, somos apresentados de maneira bem rápida ao caso de uma menina sequestrada na região. Essa é uma informação que é retomada depois. Mais tarde, Irene, a filha de Laura, desaparece de maneira extremamente misteriosa.
O suspense de fato demora a aparecer, mas quando aparece ele prende bastante a atenção. O mistério que cerca o desaparecimento de Irene é extremamente interessante, principalmente por ela ter desaparecido de uma maneira tão estranha.
É verdade que esse não é o tema principal do filme. O suspense, assim como o desaparecimento de Irene está no filme apenas para trazer à tona outras tramas. No entanto, essas outras tramas também envolvem um mistério.
Drama familiar
Todos Já Sabem pode não se vender como um filme de suspense ou como um thriller policial, mas o filme vai sim agradar aos fãs do gênero.O suspense que aparece no filme é só uma maneira de nos colocar dentro de um grande drama familiar, que envolve não só a família de Laura, mas também os outros moradores do vilarejo onde moram.
Percebe-se logo no começo que a família de Laura é mais rica que o resto das pessoas na região, no entanto, eles não tem mais poder sobre suas terras. A própria Laura vendeu um terreno por um preço abaixo de mercado para Paco.
Conforme assistimos, também percebemos que Laura manteve um relacionamento durante sua adolescência com Paco. Isso parece completamente enterrado no passado, até que os pontos de virada do filme começam a acontecer.
Confira outro trabalho de Penélope Cruz
Também percebemos que independentemente do que de fato aconteceu, o vilarejo é cheio de boatos. Muitos desses boatos dizem respeito ao relacionamento de Laura e Paco, ou ao dinheiro que Alejandro tem. Notamos depois que os boatos podem ter influenciado no sequestro de Irene.
O filme não fica restrito só ao vilarejo, ele fala também sobre a família de Laura e suas pequenas (e grandes) crises. O pai (Ramón Barea) que ainda se acha dono das terras embora as tenha vendido para pagar dívidas de jogo; a sobrinha (Sara Sálamo) que está se separando do marido; e o passado de Laura. Todos na família tem segredos e os acontecimentos do filme trazem muitos deles à tona.
Aspectos técnicos de Todos Já Sabem
A trama de Todos Já Sabem não é extremamente complexa. Ela começa intrincada, mas ao longo do filme fica relativamente fácil entender o que está acontecendo. Isso não é um problema, já que o diretor parece mais interessado em relatar as relações familiares e pessoais do que os mistérios do longa, e que ele se sai muito bem nessa parte.
Claro que boa parte do mérito em relação a isso se deve ao incrível desempenho dos atores principais. Penélope Cruz e Javier Bardem dominam a maioria dos minutos do filme e estão ótimos nos seus papeis. Já Ricardo Darín aparece mais para o final do filme. No começo, o ouvimos sempre ao telefone, o que é uma maneira interessantíssima de apresentar um personagem que está distante em vários aspectos.
A produção é bem feita, mas não salta aos olhos especialmente. A transformação de Penélope, que passa de mulher vaidosa e arrumada a mãe desesperada e com os olhos inchados é impressionante. Como os outros filmes do diretor, Todos Já Sabem tem uma fotografia mais escura, com tons terrosos, talvez para refletir o clima do filme.
Todos Já Sabem é um tanto quanto longo (2h13), mas como o espectador fica preso à trama, a duração do filme não é exatamente um problema. O longa traz ótimas atuações que retratam pessoas no limite, tudo isso embalado em um grande drama familiar. O filme entra em cartaz no dia 21 de fevereiro.