Todos Já Sabem, novo filme de Asghar Farhadi

Todos Já Sabem é o novo filme do diretor de O Apartamento, Asghar Farhadi.

Laura (Penélope Cruz) volta a sua cidade natal para o casamento de sua irmã, Anna (Inma Cuesta). Seu marido, Alejandro (Ricardo Darín) permanece na Argentina por questões profissionais.

No dia da festa de casamento, a filha mais velha de Laura, Irene (Carla Campra) desaparece de dentro de casa e a família recebe um pedido de resgate. É então, que o ex-namorado de Laura, Paco (Javier Bardem) se envolve na história.

Penélope Cruz e Javier Bardem em cena do filme Todos Já Sabem
Penélope Cruz e Javier Bardem em cena do filme

Suspense

Todos Já Sabem é um filme que tem aspectos de suspense. Logo no começo, somos apresentados de maneira bem rápida ao caso de uma menina sequestrada na região. Essa é uma informação que é retomada depois. Mais tarde, Irene, a filha de Laura, desaparece de maneira extremamente misteriosa.

O suspense de fato demora a aparecer, mas quando aparece ele prende bastante a atenção. O mistério que cerca o desaparecimento de Irene é extremamente interessante, principalmente por ela ter desaparecido de uma maneira tão estranha.

É verdade que esse não é o tema principal do filme. O suspense, assim como o desaparecimento de Irene está no filme apenas para trazer à tona outras tramas. No entanto, essas outras tramas também envolvem um mistério.

Todos Já Sabem é um drama familiar
Todos Já Sabem é um drama familiar

Drama familiar

Todos Já Sabem pode não se vender como um filme de suspense ou como um thriller policial, mas o filme vai sim agradar aos fãs do gênero.O suspense que aparece no filme é só uma maneira de nos colocar dentro de um grande drama familiar, que envolve não só a família de Laura, mas também os outros moradores do vilarejo onde moram.

Percebe-se logo no começo que a família de Laura é mais rica que o resto das pessoas na região, no entanto, eles não tem mais poder sobre suas terras. A própria Laura vendeu um terreno por um preço abaixo de mercado para Paco.

Laura e Paco
Laura e Paco

Conforme assistimos, também percebemos que Laura manteve um relacionamento durante sua adolescência com Paco. Isso parece completamente enterrado no passado, até que os pontos de virada do filme começam a acontecer.

Confira outro trabalho de Penélope Cruz

Também percebemos que independentemente do que de fato aconteceu, o vilarejo é cheio de boatos. Muitos desses boatos dizem respeito ao relacionamento de Laura e Paco, ou ao dinheiro que Alejandro tem. Notamos depois que os boatos podem ter influenciado no sequestro de Irene.

O filme não fica restrito só ao vilarejo, ele fala também sobre a família de Laura e suas pequenas (e grandes) crises. O pai (Ramón Barea) que ainda se acha dono das terras embora as tenha vendido para pagar dívidas de jogo; a sobrinha (Sara Sálamo) que está se separando do marido; e o passado de Laura. Todos na família tem segredos e os acontecimentos do filme trazem muitos deles à tona.

O filme é repleto de mistérios
O filme é repleto de mistérios

Aspectos técnicos de Todos Já Sabem

A trama de Todos Já Sabem não é extremamente complexa. Ela começa intrincada, mas ao longo do filme fica relativamente fácil entender o que está acontecendo. Isso não é um problema, já que o diretor parece mais interessado em relatar as relações familiares e pessoais do que os mistérios do longa, e que ele se sai muito bem nessa parte.

Claro que boa parte do mérito em relação a isso se deve ao incrível desempenho dos atores principais. Penélope Cruz e Javier Bardem dominam a maioria dos minutos do filme e estão ótimos nos seus papeis. Já Ricardo Darín aparece mais para o final do filme. No começo, o ouvimos sempre ao telefone, o que é uma maneira interessantíssima de apresentar um personagem que está distante em vários aspectos.

A produção é bem feita, mas não salta aos olhos especialmente. A transformação de Penélope, que passa de mulher vaidosa e arrumada a mãe desesperada e com os olhos inchados é impressionante. Como os outros filmes do diretor, Todos Já Sabem tem uma fotografia mais escura, com tons terrosos, talvez para refletir o clima do filme.

Paco e a esposa
Paco e a esposa

Todos Já Sabem é um tanto quanto longo (2h13), mas como o espectador fica preso à trama, a duração do filme não é exatamente um problema. O longa traz ótimas atuações que retratam pessoas no limite, tudo isso embalado em um grande drama familiar. O filme entra em cartaz no dia 21 de fevereiro.

Todos Já Sabem

Nome Original: Todos lo saben
Direção: Asghar Farhadi
Elenco: Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darín, Eduard Fernández, Bárbara Lennie
Gênero: Crime, Drama, Mistério
Produtora: Memento Films Production
Distribuidora: Paris Filmes
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar