A trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Trama jovem, que trata de temas adultos

Ambientado em uma realidade distópica, a trilogia Jogos Vorazes – formada por Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança –  acompanha Katniss Everdeen, uma adolescente de dezesseis anos que vive em Panem. Panem é composto por doze distritos e uma capital, que é tecnologicamente avançada e, portanto, comanda os outros distritos.

Todo ano a Capital realiza um evento chamado Jogos Vorazes, onde um garoto e uma garota de cada distrito são escolhidos através de um sorteio para participar de uma batalha televisionada. O objetivo dos jogos é lembrar de uma revolta que aconteceu décadas atrás, mas o objetivo dos participantes é sobreviver. De todos os jovens que são colocados ali, apenas um vai sobreviver.

No ano em que o primeiro livro se passa, a irmã mais nova de Katniss, Primrose, é sorteada e Katniss se voluntaria para ir no lugar da irmã. É a partir daí que a trama começa.

Katniss e Gale no filme de 2012
Katniss e Gale no filme de 2012

Jogos Vorazes – Distopia atual

É meio contraditório falar de uma distopia atual, uma vez que esse gênero geralmente se passa em um futuro distante e retrata uma situação do mundo real, mas de maneira exagerada. A trilogia tem tudo isso mas, de alguma maneira, parece mais próxima dos dias de hoje que outros livros distópicos.

Isso acontece, muito provavelmente, porque o livro explora temas que já existem no nosso mundo. A série se passa em um país que vive dividido por doze distritos, que tem características diferentes entre si. Assim, alguns tem mais dinheiro e mais meios que outros. Katniss vive no distrito número doze, que é extremamente pobre.

Seu pai morreu quando ela era mais nova, o que faz com que ela seja praticamente responsável pelo sustento da família. Katniss aprendeu a caçar para poder alimentar sua mãe e sua irmã mas, mesmo assim, elas passam fome de vez em quando.

Katniss e a irmã, Primrose, em Jogos Vorazes
Katniss e a irmã, Primrose
Acesse aqui nossa seção de livros

Enquanto isso, a Capital comanda todo o país com mãos de ferro, dando poucas condições de vida, mas exigindo que os jovens morram em troca de um suposto entretenimento.

Jogos Vorazes é um livro voltado para o público jovem, mas que trata de temas bem adultos e que falam diretamente com o mundo atual. Extremamente político, fala sobre uma ditadura e sobre uma política de aniquilamento de jovens por parte do estado. Além disso, fala de questões bem próximas de nós, como fome e guerra.

O livro traz um triângulo amoroso entre Katniss, Peeta Mellark, o outro representante do distrito doze e Gale Hawthorne, melhor amiga de infância de Katniss. Algo típico de histórias young adult, mas que nesse livro não é o ponto principal e que acaba sendo apagado ao longo dos livros.

Katniss se voluntaria para participar dos Jogos Vorazes
Katniss se voluntaria para participar dos Jogos Vorazes

A violência como entretenimento

Outro ponto que a trilogia traz à tona é a violência e, claro, as consequências disso. Todo ano, a Capital promove jogos com uma série de jovens de cada distrito. Esses jovens devem literalmente lutar até morrer, apenas um pode sobreviver.

Toda essa luta é transmitida ao vivo para televisões do país inteiro, o que nos aproxima do mundo de Jogos Vorazes. Nós também somos bombardeados com reality shows com as premissas mais absurdas, desde coisas simples como Big Brother, onde os competidores ficam presos em uma casa de luxo por meses e onde eventualmente realizam provas de resistência, até ideias absurdas, como por exemplo, No Limite, onde os participantes tinham que sobreviver na floresta e eram desafiados a comerem coisa nojentas como olho de cabra. Óbvio que na realidade não existe nenhum reality show que proponha que adolescentes se matem em rede nacional, mas as distopias têm como principal característica exagerar a realidade.

O mais inquietante é o fato de que as pessoas, especialmente as mais ricas, se divertem assistindo aos jogos e muitas vezes, até os patrocinam. Os livros então falam sobre um massacre aos jovens, e na maioria das vezes, mais pobres, promovido e festejado pelo estado. A Capital considera que as vidas jovens e mais pobres são descartáveis.

Jogos Vorazes é voltado para o público jovem, mas trata de temas adultos
O livro é voltado para o público jovem, mas trata de temas adultos

Governo fazendo coisa errada…

É interessante que os personagens do livro sejam, em sua maioria, jovens, porque mostra qual é o sentimento de um adolescente em meio a um governo autoritário, que pode influenciar no futuro dessas pessoas. Essa é uma sensação que pode falar com qualquer pessoa que assiste enquanto o governo do seu país toma decisões prejudiciais a eles sem poder fazer nada. Certamente isso se torna bem maior quando se vive em uma ditadura.

É óbvio que a maneira com que a Capital lida com isso é absurda e sádica, mas os personagens que são jogados nessas competições não sabem muito bem o que fazer. A eles resta apenas duas opções: se renderem aos jogos e matarem para sobreviver ou se rebelarem. Outro ponto interessante da trama é que ela apresenta Haymitch Abernathy, o conselheiro de Katniss e Peeta, que também participou dos Jogos Vorazes quando jovem e sobreviveu, ao custo de sua própria personalidade, já que o homem se tornou alcoólatra.

Jogos Vorazes na mídia

Na época do lançamento, Jogos Vorazes foi muito comparado com o livro Battle Royale, de Koushun Takami, que foi publicado antes e que trata de temas bem parecidos. Battle Royale também fala sobre um país com governo autoritário que obriga seus jovens a batalharem em uma ilha até que só um sobreviva.

Jennifer Lawrence como Katniss
Jennifer Lawrence como Katniss

Suzanne Collins diz que não conhecia Battle Royale quando teve sua ideia e que sua história é inspirada pela semelhança que ela viu entre imagens de reality shows e da guerra do Vietnã.

O que importa é que o livro foi um sucesso e logo virou filme. Jogos Vorazes foi adaptado para quatro filmes – um Jogos Vorazes inspirado no primeiro livro, Jogos Vorazes – Em Chamas inspirado no segundo livro e Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 e Jogos Vorazes: A Esperança – O Final, inspirados no terceiro livro – que são bem fieis aos livros e que também fizeram bastante sucesso.

Os filmes são bem fieis aos livros Jogos Vorazes
Os filmes são bem fieis aos livros

Esse ano, Collins lançou mais um livro da série, chamado A cantiga dos pássaros e das serpentes, que se passa antes do primeiro livro da série.

A série Jogos Vorazes é voltada para o público jovem e retrata personagens nessa faixa etária, mas trata de temas realistas, e que podem agradar quase todo mundo.

Nome Original: Jogos Vorazes - Jogos Vorazes, Em Chamas, A Esperança
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Fantasia
Ano: 2008, 2009, 2010
Número de Páginas: 1240

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar