Um Dia Para Viver, filme de ação com Ethan Hawke
A sinopse de Um Dia para Viver
Travis Conrad (Ethan Hawke), é um ex-soldado de elite devastado pelas recentes mortes trágicas de sua esposa e filho. Ele recebe então, uma oferta irrecusável do seu antigo amigo do exército, Jim Morrow (Paul Anderson). Este trabalha para um contratante militar poderoso e secreto, chamado de Red Mountain, que contrata Travis para um assassinato extremamente perigoso e muito lucrativo.
Travis aceita a tarefa secreta, mas todo o plano vai por água abaixo. Ele é baleado e morto por uma agente igualmente qualificada da Interpol, Lin Bisset (Xu Qin), no momento em que localiza o alvo. Quando pensamos que é o fim da linha para Travis, ele acorda tendo convulsões em uma sala de operações. A sala é na realidade um receptor de um novo procedimento médico experimental de Red Mountain, que lhe dará mais 24h de vida… tempo suficiente para que Morrow extraia a localização do alvo, informação que apenas Travis conhece. Com esta missão, Travis se torna determinado a compensar todos os erros que já cometeu em um último dia.
Gosta de filme de ação?
Um dia para viver é um filme de ação, daqueles cujo volume no cinema estoura os tímpanos. Mas tem uma história interessante para contar. Travis tem uma boa relação com seu sogro, pois ambos bebem bastante tentando seguir a vida depois da morte de seus entes queridos. Mais tarde na trama descobriremos como estes morreram e isso será bem importante para nosso protagonista.
Travis se mostra disposto a não ser mais um matador, pelo menos enquanto curte umas férias de luto. Mas a quantia que Morrow lhe oferece o tenta a largar seu descanso para trás, aceitando a missão. Mas a humanidade do personagem o faz pensar duas vezes cada vez que precisa apertar o gatilho. “Será que meu alvo tem filhos? Família?” Sua perda recente o transforma e ele deve agir com mais cautela afinal.
Não sou muito fã do Ethan Hawke, mas seu personagem até que é carismático e desperta empatia nos espectadores. Até que… ele leva um tiro! É colocado dentro do saco preto. Já era. Mas não é bem assim. A organização Red Mountain sabe que somente Travis conhece o paradeiro do alvo, um soldado que tem informações sobre essa mesma organização corrupta e assassina. Utilizando um procedimento novo, eles trazem Travis de volta à vida para lhe arrancar a informação e lhe matar uma segunda vez. Mas obviamente, o protagonista é esperto e consegue suas 24 horas extras de vida para consertar alguns erros.
Considerações da equipe
“O filme se esforça em abraçar a humanidade de seus personagens, tornando-o o mais realista possível”, diz o produtor Gregory Ouanhon, que queria garantir que tudo se mostrasse o mais real possível, para o público sentir toda a ação e a emoção junto ao elenco. O diretor, Brian Smrz reflete sobre esta premissa: “O que você faria se pudesse voltar dos mortos por apenas um dia? O que vemos é um homem que tem essa oportunidade. Procurar verdadeiramente alguma forma de redenção nas suas últimas horas. É realmente uma história da jornada desse homem em encontrar quem ele é e de onde ele veio, o que é bom sobre ele e o que ele perdeu quando sua família morreu”.
Um Dia Para Viver vai te fazer roer as unhas. Muita ação pra todo lado, tiros, fugas e um final interessante.