Um Grande Garoto, livro de Nick Hornby

Um romance de formação duplo

Um Grande Garoto traz a história de Will Freeman, um homem de trinta e poucos anos que, devido a uma herança, vive sem trabalhar e apenas se divertindo. Depois que termina um namoro com uma mulher que é mãe solo, Will chega à conclusão que o melhor lugar para conhecer mulheres é justamente em reuniões de pais solteiros, por isso inventa que tem um filho de dois anos, chamado Ned.

Em uma dessas reuniões, ele conhece Fiona e seu filho pré-adolescente, Marcus, de quem a princípio ele desgosta. Marcus, segundo sua mãe, é tímido e introvertido, mas quando começa a conviver com ele, Will percebe que o garoto é só incomum e solitário.

Will então, resolve ajudar Marcus a fazer amigos e se enturmar melhor.

Cena do filme Um Grande Garoto
Cena do filme Um Grande Garoto

Will Freeman

É certo que Um Grande Garoto tem dois protagonistas – Will e Marcus -, mas a trama de Will é a que dispara a história no início. Will é um homem de trinta e poucos anos, cujo pai, agora falecido, compôs uma música de natal que ainda rende royalties, o que permite que Will não trabalhe e ainda gaste bastante dinheiro.

Ele é um homem adulto que, na teoria, é responsável por si mesmo, mas que se comporta como um adolescente e passa seu tempo pesquisando sobre música e cultura dos anos 1990, enquanto procura mulheres para relações casuais. Will não tem qualquer ligação com qualquer pessoa, uma vez que toda a sua família está morta, e o seu sobrenome demonstra isso (“Homem livre”, em inglês, em tradução literal).

Mas Will, na realidade, não tem nenhuma responsabilidade e, depois de terminar um namoro com uma mulher que cria seu filho sozinha, ele percebe que o melhor lugar para conhecer mulheres é em reuniões de pais solteiros. Dessa forma, ele inventa um filho imaginário e começa a frequentar essas reuniões.

Will e Marcus - Um Grande Garoto
Will e Marcus

Will é um dos protagonistas do livro, mas ele nem sempre é um personagem fácil de se gostar e a grande graça de Um Grande Garoto é justamente acompanhar a mudança pela qual Will passa.

Marcus Brewer

Já Marcus Brewer é o oposto de Will. Ele é um pré-adolescente animado e alegre, que está desesperado para fazer amigos, tendo um pai ausente e uma mãe depressiva e potencialmente suicida. Marcus é muito mais responsável que os meninos da sua idade e, consequentemente, mais responsável que Will.

Os dois se conhecem em uma das reuniões que Will passa a frequentar e, embora o homem não tenha nenhum interesse na mãe de Marcus, os três acabam se aproximando e Will e Marcus se tornam amigos. A princípio, Marcus se sente mais à vontade com Will do que o contrário, uma vez que o homem não só está acostumado a ficar sozinho, como também acha Marcus entusiasmado demais e até um pouco esquisito mas, aos poucos, Will resolve que vai ajudar Marcus a se enturmar mais e fazer amigos.

Cena de About a Boy
Cena de About a Boy

O livro segue uma premissa básica e que lembra outras obras, como o filme Ensina-me a Viver. Aqui, Will, que é um homem adulto que se comporta como um adolescente, precisa aprender a ter responsabilidades com Marcus, que é um garoto pré-adolescente que se comporta como um adulto, enquanto Marcus aprende a ser jovem com Will. Nesse sentido, o livro é uma espécie de romance de formação que não só abarca a vida e o crescimento de Marcus, mas também de Will.

Um Grande Garoto na mídia

Embora não seja o livro mais famoso de Nick Hornby, Um Grande Garoto ganhou uma certa projeção e já foi adaptado algumas vezes.

O livro Um Grande Garoto acompanha o crescimento de Marcus e Will
O livro acompanha o crescimento de Marcus e Will

A mais famosa e que fez com que mais pessoas conhecessem a obra original é o filme Um Grande Garoto de 2002, que tem no elenco Nicholas Hoult, Hugh Grant, Toni Collette e Rachel Weisz. Já em 2014, o livro virou uma série chamada About a Boy, que durou duas temporadas e tinha no elenco David Walton e Minnie Driver.

Um Grande Garoto é um livro típico de Nick Hornby, cheio de humor e referências pop, ao mesmo tempo que acompanha uma jornada de crescimento tanto para Marcus, quanto para Will.

Nome Original: Um Grande Garoto
Autor: Nick Hornby
Editora: Rocco
Gênero: Contemporâneo, humor
Ano: 1998
Número de Páginas: 268

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar