Uma Viagem Inesperada, co-produção Brasil-Argentina

A revitalização de uma relação entre pai e filho

Uma Viagem Inesperada conta a história de Pablo (Pablo Rego), um argentino que trabalha como engenheiro, namora Lucy (Débora Nascimento) e tem uma vida completa no Brasil. No entanto, ele deixou seu filho Andrés (Tomás Wicz) na Argentina, com a mãe, Ana (Cecília Dopazo).

Um dia, Ana entra em contato com Pablo porque Andrés está com alguns problemas. Pablo resolve partir para a sua terra natal e levar o menino em uma viagem para que eles possam se reconectar e conversar.

Abandono parental

Um dos assuntos mais relevantes em Uma Viagem Inesperada é o abandono parental. Pablo não abandonou Andrés oficialmente. Ele ainda manda cartas (embora o garoto não leia, pois prefere os e-mails) e presentes ao filho, mas fica claro, desde o princípio, que Pablo tem uma vida completamente nova no Brasil e já pensa em formar outra família com sua atual namorada, Lucy.

Andrés e Pablo durante Uma Viagem Inesperada
Andrés e Pablo durante a viagem

Quando Ana entra em contato com Pablo informando sobre os problemas de Andrés, ele a princípio, nem pensa em ir para a Argentina. Como se a responsabilidade pelo filho dele e de Ana, fosse apenas de Ana.

No entanto, a trama dá uma segunda chance a Pablo, que no fim, acaba indo e propondo uma viagem com o filho. O longa, inclusive, é muito bonito nesse sentido, pois o que acompanhamos é justamente Pablo e Andrés revitalizando uma relação que nunca deveria ter sido quebrada.

Débrora Nascimento e Pablo Rago em cena do filme Uma Viagem Inesperada
Débora Nascimento e Pablo Rago em cena do filme

Bullying

O filme também fala sobre bullying. Logo que conhecemos Andrés percebemos que ele vem enfrentando problemas na escola, embora o espectador não possa dimensionar o tamanho desses problemas.

Uma Viagem Inesperada funciona mais ou menos como um filme de suspense. Acompanhamos poucas cenas de Andrés sozinho, e não podemos entender tudo que se passa em sua cabeça. Ao mesmo tempo acompanhamos Pablo, enquanto ele, assim como o público, tenta entender pelo que o filho está passando.

Pegamos pequenas pistas, fotos no celular e algumas poucas palavras que o menino solta que esclarecem de alguma maneira a história por trás dos problemas de Andrés. É interessante e importante que o filme fale sobre bullying de uma maneira tão clara e coloque o seu ponto de vista sobre isso.

Tomás Wicz como Andrés
Tomás Wicz como Andrés

A adolescência

Uma Viagem Inesperada também fala sobre a dificuldade de ser adolescente e também sobre as dificuldades dos pais compreenderem o que se passa na cabeça de seu filho adolescente, mesmo que eles já tenham passado por isso.

Para os seus pais, Andrés é um menino rebelde sem razões, que nenhum dos dois consegue compreender. Quando Pablo chega à Argentina e Ana conta para ele que Andrés está calado e anda bebendo escondido, Pablo acha que isso advém da criação que o filho recebeu. Mas ele vai descobrindo, ao longo do tempo, que esse comportamento é só a ponta de uma situação bem maior.

O filme aborda temas como bullying e relação de pais e filhos
O filme aborda temas como bullying e relação de pais e filhos

O filme mostra como a fase da adolescência é complicada para todos. Os adolescentes não compreendem a si próprios e entendem que seus pais não os compreendem e por isso, escondem coisas e mentem. Já os pais, tentam, à sua maneira, entender o que acontece na cabeça e na vida dos filhos, mas fica muito difícil entender alguém que não conversa e nem se comunica. O filme mostra esse choque de gerações, e essa relação que existe entre os pais e seus filhos adolescentes.

Aspectos técnicos de Uma Viagem Inesperada

O filme é relativamente simples, embora ele se passe em três países diferentes (Brasil, Argentina e Bolívia). Os aspectos técnicos do filme não chamam tanta atenção assim, mas essa provavelmente nem era a intenção do diretor, que parece mais focado na trama da história.

Uma Viagem Inesperada recupera a relação de Pablo e seu filho
Uma Viagem Inesperada recupera a relação de Pablo e seu filho

A trama, de fato, se sustenta. O público fica preso ao filme, querendo entender o que se passa com Andrés. Em muitos aspectos, Uma Viagem Inesperada lembra um filme de suspense, onde vamos descobrindo pistas aos poucos. Claro que no caso desse filme, as surpresas são um pouco menores.

É verdade que o longa tem alguns furos e subtramas que aparecem e somem, sem serem desenvolvidas, mas isso não atrapalha o desenvolvimento do filme, já que nada disso ocupa muito tempo de tela. O elenco, de uma maneira geral funciona em seus personagens, embora não tenhamos nenhuma grande atuação que chame muito a atenção.

Pablo Rago e Tomás Wicz em cena do filme Uma Viagem Inesperada
Pablo Rago e Tomás Wicz em cena do filme

Uma Viagem Inesperada é um filme que consegue falar de vários temas sem se perder. A sua trama é importante e deixa a plateia interessada. O filme entra em cartaz no dia 28 de março.

Uma Viagem Inesperada

Nome Original: Viaje inesperado
Direção: Juan José Jusid
Elenco: Pablo Rago, Cecilia Dopazo, Tomás Wicz, Valentina Etchegoyen
Gênero: Drama
Produtora: Boulevard Filmes
Distribuidora: Boulevard Filmes
Ano de Lançamento: 2018
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar