Verão de 85 – Primeiro amor, primeiras perdas
Alex (Félix Lefebvre) é um jovem de 16 anos que vive em uma cidade litorânea. Um dia, ele se perde com seu barco e é resgatado por David (Benjamin Voisin).
Os dois se tornam amigos e começam a sair juntos, até que percebem que sentem muito mais do que amizade. Assim, ingressam em um romance furtivo e apaixonado, que vai levá-los aos seus limites, enquanto aprendem sobre a vida e a morte.
Alex e David
Verão de 85 acompanha a adolescência de Alex, que é um garoto tímido, com poucos amigos, mas David é quase tão importante quanto o protagonista. Os dois se conhecem porque Alex se perde no mar com o seu barco e é resgatado por David, que rapidamente o leva para casa e lhe empresta roupas novas.
Diferentemente de Alex, David é extremamente caloroso e aberto, um sentimento que se estende para a mãe (Valeria Bruni Tedeschid) de David, que praticamente adota Alex. O calor da família de David é um contraponto a Alex e a sua família, que são frios uns com os outros e pouco se comunicam, da mesma maneira que a personalidade dos rapazes é oposta. A partir desse dia, os meninos se tornam inseparáveis, Alex passa a trabalhar na loja da família de David e os dois só saem juntos.
O que começa como uma amizade muito grande, se desenvolve para um romance profundo e passional, que David dá o pontapé inicial, mas onde Alex mergulha muito mais fundo. Durante boa parte do filme, o romance parece ser o principal tema. Entretanto, conforme a trama vai se desenvolvendo e apresentando questões um pouco mais sinistras, percebemos que ele é apenas uma alavanca para chegar no assunto primordial.
A adolescência de um escritor
Alex também é um aspirante a escritor. Embora seu professor deixe claro que ele ainda precisa estudar e treinar muito, essa é uma questão que está muito presente na linguagem do filme.
Logo na primeira cena notamos que o longa está sendo narrado em off por Alex. Mais tarde, descobrimos que existe essa narração porque estamos acompanhando um texto que Alex escreveu sobre seu relacionamento com David e tudo que essa relação desencadeou. O que assistimos, na verdade, é o texto de Alex, narrado do seu ponto de vista e sua narração em off, são as palavras que ele usou no texto.
O filme então, tem dois tempos: Alex mostrando seu texto para o professor e o que está no texto, e descreve o que aconteceu. É uma escolha de linguagem bem interessante, já que não só nos coloca dentro do mundo do protagonista, como também nos dá uma versão muito íntima e pessoal de tudo que aconteceu. Ao mesmo tempo, deixa alguns mistérios, já que não mostra o ponto de vista de outros personagens, como por exemplo, David, que é bem importante.
Aspectos técnicos de Verão de 85
Como o próprio título indica, Verão de 85 se passa nos anos 1980 e para que isso fique claro usa de alguns artifícios. O primeiro, naturalmente, é o figurino, mas que aqui não é exagerado e, por isso, soa bem realista. É quase como se o longa revisitasse os anos 1980, mas não mergulhasse profundamente neles. O segundo artificio é a trilha sonora que tem como destaque In Between Days, do The Cure, que toca logo no começo do filme e já coloca a plateia no clima.
Verão de 85 também se passa em dois tempos diferentes, ainda que próximos, que são diferenciados pelas cores da fotografia e do figurino. O presente, de onde Alex narra sua história, é escuro, cheio de sombras e triste. O passado, que é a história narrada, é colorido, vivo e claro. Esses detalhes correspondem ao humor do próprio Alex.
Vários gêneros
É interessante que Verão de 85 comece como um romance, mas vá aos poucos se tornando um drama que beira o suspense e, mesmo assim, dê bastante foco à relação de Alex e David. O telespectador acompanha todos os detalhes e se sente quase tão apaixonado por David quanto o protagonista. As cenas entre os dois meninos são muito bonitas e românticas. Muito desse efeito se deve à química que existe entre Félix Lefebvre e Benjamin Voisin, o público acredita no casal e os dois atores se saem muito bem.
Uma mistura de romance, drama e suspense, Verão de 85 é um filme de formação, que traz aspectos muito identificáveis para qualquer pessoa e outros que soam extraordinários e que fazem da vida de Alex relevante o suficiente para a acompanharmos por uma hora e trinta minutos.
Verão de 85 chega aos cinemas no dia 3 de junho.