Vício Inerente, altas aventuras pela Califórnia!

Com um detetive muito louco

Adaptando o livro de 2009 de Thomas Pynchon (o primeiro autorizado pelo recluso escritor de 82 anos), Vício Inerente segue Larry “Doc” Sportello, detetive convencido por uma ex-namorada a investigar uma suposta trama para assassinar um empresário do ramo imobiliário em Los Angeles. Assim, seguindo a fórmula do noir, a intriga amorosa é apenas um ponto de partida. Doc mal suspeita que o caso o colocará no caminho de todo o espectro sociopolítico americano da época. Ou seja, dos black panthers aos neonazistas.

Paul Thomas Anderson conduz essa narrativa improvável no mesmo tom de seus personagens: uma direção com efeito letárgico, quase em câmera lenta (não de ritmo, mas de atmosfera), onde a todo momento joga para o espectador (e para Doc) as informações que precisa saber para concluir o caso, despejando os resultados muito antes de explaná-los, à medida que capta a atenção do público com desvios inventivos de trama, em uma comédia de chapados, mas sem jamais abandonar a melancolia inerente e as convenções do neonoir. Aliado a uma competente direção de arte e ambientação, o espectador ainda é levado a um passeio lisérgico por uma Los Angeles sessentista riponga. Ali onde, inegavelmente, a maior parte de suas figuras não está certa de seus atos.

Joaquin Phoenix é Larry "Doc" Sportello em Vício Inerente
Joaquin Phoenix é Larry “Doc” Sportello

O elenco de Vício Inerente

Joaquin Phoenix está impagável, abraçando a proposta e o humor negro, com seu protagonista constantemente chapado e com déficit de atenção, saltando de um lugar ao outro, onde nem sempre tudo é real. A Shasta de Katherine Waterston tem uma carga sensual poderosíssima. Entre seus grandes momentos, está o do final, no sofá, que é praticamente hipnotizante. Josh Brolin volta a fazer um brucutu bizarro, agora no inacreditável Tenente Pé Grande. Decerto é responsável por uma das reviravoltas do enredo. Ainda no elenco, outros grandes nomes passeiam pela tela de maneira irreverente, tais quais como Owen Wilson, Reese Witherspoon, Eric Roberts, Jena Malone e Benicio del Toro.

O filme é, portanto, propositalmente confuso. Paul Thomas Anderson faz de Vício Inerente uma produção psicodélica na medida para quem busca uma proposta distinta das típicas histórias de detetives.

Vício Inerente

Nome Original: Inherent Vice
Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Joaquin Phoenix, Josh Brolin, Owen Wilson, Maya Rudolph, Benicio Del Toro, Jena Malone
Gênero: Comédia, Crime, Drama
Produtora: Warner Bros.
Distribuidora: Warner Bros.
Ano de Lançamento: 2014
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar