Voando Alto, um filme sobre pássaros sem emoção

Voando Alto é uma animação alemã sobre uma andorinha que é criada por um casal de gaivotas. Ele tem que lidar com as diferenças entre as duas espécies e o preconceito sofrido por ser diferente de sua família.

No filme conhecemos Manou, uma andorinha que, após ser adotada pelo casal de gaivotas, tem de aprender a ser como uma gaivota para poder continuar no grupo. Ele se esforça para aprender a comer, nadar e voar com as gaivotas. Mas só começa a conseguir aceitação própria e do grupo quando conhece outras andorinhas e aprende a ser uma delas.

Sua trama segue o padrão convencional das histórias de superação. Ou seja, um herói que busca aceitação por ser diferente de sua família e, por isso, acaba tendo que mostrar que tem seu valor.

Voando Alto

O elenco de Voando Alto

O filme é, originalmente, composto por um elenco alemão. Mas na versão em inglês temos as vozes de duas grandes estrelas. Willem Dafoe e Kate Winslet interpretam, respectivamente, o pai e a mãe de Manou.

Já na versão em português temos Manou com a voz do veterano Fabio Lucindo, que fez vozes de Ash (Pokemon) e de personagens de Zack Efron e Michael Cera.

Voando Alto

Aspectos técnicos

Os cenários do filme são muito bem feitos. Destaque para a cena da tempestade, em que é possível sentir a emoção do momento. Entretanto, a textura dos animais é um pouco plastificada, lembrando muito desenhos infantis. Além disso, nas cenas em que estão molhados, parecem que estão cobertos em sebo.

Musicalmente o filme também é dividido, pois ao mesmo tempo em que as músicas são bem encaixadas na apresentação dos personagens, ela começa a perder a conexão no restante da animação. As músicas de aventura não condizem com o grau de intensidade dos acontecimentos da trama. E as canções cantadas são muito longas e repetitivas.

Considerações finais

Voando Alto é um longa metragem que, apesar de ter uma animação bem trabalhada e uma história com começo, meio e fim, não traz empolgação. Certamente, o filme traz um tema atual, que é o respeito à individualidade e a diversidade. Mas há uma grande dificuldade em se posicionar referente à faixa etária de seu público alvo. Cenas infantis com pássaros tocando instrumentos musicais, trocadilhos e piadas em momentos aleatórios contrastam com imagens de animais mortos e uma piada de teor sexual sem contexto.

Outros problemas pontuais são a cena da corrida de pássaros que pode chegar até a causar náusea pela forma em que a “câmera” acompanha Manou e alguns erros de continuidade durante o filme. Para piorar, a expectativa trazida pelas vozes da versão em inglês não é suprida na versão brasileira, mesmo tendo um dublador experiente como Fabio Lucindo no elenco.

Voando Alto chega aos cinemas brasileiros dia 8 de agosto, com distribuição nacional Paris Filmes.

Voando Alto

Nome Original: Manou the Swift
Direção: Christian Haas e Andrea Block
Elenco: Vozes originais de: Friedrich Mücke e Dominik Kuhn
Gênero: Aventura, Comédia, Animação
Produtora: Luxx Films
Distribuidora: Paris Filmes
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar