Your Honor – A justiça é para todos?
Michael Desiato (Bryan Cranston) é um juiz muito respeitado, conhecido pelo seu senso de justiça. Quando seu filho, Adam (Hunter Doohan), atropela e mata um adolescente e, sem saber o que fazer, foge da cena do crime, Michael diz para o filho que ele deve confessar.
Até que ele descobre que o adolescente que Adam matou é Rocco Baxter (Benjamin Wadsworth), filho de Jimmy Baxter (Michael Stuhlbarg), o chefe da máfia de New Orleans. Temendo pela vida do filho, Michael decide encobrir o crime de Adam e acaba se envolvendo em mentiras cada vez mais complexas e elaboradas.
O amor de dois pais
Your Honor é uma série que fala de muitos assuntos e que traz várias questões à tona, no entanto, o seu tema principal é o amor de dois pais por seus filhos e como eles são capazes de tudo que está em seu poder para proteger esses dois jovens.
Michael é um juiz reconhecido em New Orleans e famoso por ser justo. Ele é viúvo e vive com seu filho, Adam, e o cachorro dos dois. A vida de Adam é perfeita e seu futuro já está planejando, ele está prestes a se formar e espera com ansiedade a chegada de uma carta de aprovação da faculdade que escolheu, até o dia em que ele atropela um adolescente de moto, assiste a vítima morrer e foge.
Jimmy Baxter, por outro lado, é o chefe da máfia local e é tão conhecido quanto Michael. Pai de três filhos, recentemente presenteou Rocco, um deles, com uma moto. O jovem saiu para testar o presente e foi encontrado morto horas depois.
As vidas de Michael e Jimmy não só se encontram da pior maneira possível, como também se espelham, ainda que os dois estejam de lados diferentes da lei. Os dois homens são poderosos, amam seus filhos e estão dispostos a tudo para protegê-los, no caso de Michael, e vingá-los, no caso de Jimmy. Curiosamente, a vontade desses dois homens se choca, já que Adam é o responsável pela morte de Rocco.
Não tão curioso, mas ainda assim muito interessante, é a maneira com que o roteiro da série segue de forma que deixe claro que Michael, o correto juiz, está disposto a passar por cima da lei e subverter tudo que ele acredita para proteger Adam, fazendo a plateia se questionar se ele e Jimmy estão mesmo de lados tão opostos assim.
Privilégios
Mas Your Honor também é uma minissérie sobre os privilégios que circulam pessoas que não fazem parte de minorias, já que a série trabalha basicamente com personagens que são de classe alta e que são brancos. Adam é um adolescente extremamente privilegiado que vive bem e desfruta do bom salário do pai, e o mesmo pode ser dito de Rocco, que também se beneficia do que seu pai ganha, ainda que esse dinheiro não seja legal. O caminho desses dois jovens, que têm o futuro inteiro pela frente, se cruzam de maneira trágica e terrível.
No entanto, a situação toma outros caminhos. Conforme Michael e Adam fazem de tudo para esconder o que o adolescente fez, Michael pede a Charlie Figaro (Isiah Whitlock Jr.), um amigo dele que tem conexões com o crime organizado, para se livrar do carro e faz um boletim de ocorrência dizendo que o carro foi roubado. Charlie empresta o carro a Kofi Jones (Lamar Johnson), um jovem negro, que claro, é parado pela polícia e acusado de roubar o carro de Michael. Pior do que isso, a polícia encontra um pedaço da moto de Rocco no motor do carro e Kofi acaba sendo acusado pelo atropelamento do jovem.
Nesse ponto, a situação já saiu completamente do controle de Michael, e conforme o juiz continua encobrindo tudo que aconteceu, o caso vai virando uma bola de neve onde Michael precisa mentir cada vez mais e fazer coisas cada vez mais absurdas e perigosas para proteger Adam, enquanto Adam passa a se sentir cada vez mais culpado.
A série então faz um comentário sobre o racismo estrutural e sobre o privilégio branco. A história de Michael em muitos momentos tem pontas soltas, mas ninguém desconfia do juiz ou de Adam e tudo que eles falam é aceito sem muitos questionamentos, enquanto Kofi, que é um jovem negro, mal tem tempo de explicar como ele foi parar naquela situação e, como vemos na série, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.
Aspectos técnicos de Your Honor
Your Honor parte de um princípio que já apareceu em outras produções, como em Em Defesa de Jacob, que também acompanha um pai relativamente poderoso que precisa proteger seu filho de uma acusação séria. Esse é um tema bastante explorado, justamente porque a ideia de que não é possível proteger um filho perturba boa parte dos pais. Your Honor, no entanto, parte para outros temas um pouco mais profundos, ainda que use a relação entre pai e filho – tanto de Michael e Adam, quanto de Jimmy e Rocco – para fazer isso.
A série tem como protagonista um juiz, que é, na teoria, o pilar da justiça, mais do que isso, Michael é descrito por todos que o conhecem como um homem extremamente justo. Quando Adam conta para ele que atropelou um adolescente, inicialmente Michael diz ao filho que ele deve se entregar. O que o faz mudar de ideia é a descoberta de que o jovem em questão é Rocco e que, sendo assim, Adam se tornaria um alvo do mafioso Jimmy.
O questionamento surge justamente daí, Michael é justo e segue as leis até que essas leis não esbarrem em seu filho, já que quando isso acontece, ele está disposto a tudo. Do outro lado da história, está Jimmy, que também está disposto a tudo para vingar a morte de Rocco, e é interessante que a série coloque um juiz e um mafioso frente a frente e no começo, em polos opostos, mas que as decisões que esses dois homens tomam vão aproximando os dois, como se, quando se trata dos seus filhos, não existisse diferença nenhuma entre os pais, independentemente de quem eles de fato são.
A temporada começa de maneira muito interessante e o telespectador consegue perceber que logo, logo tudo vai ruir, mas é impossível largar a série antes que se entenda como e, por incrível que pareça, Your Honor nos joga muitos plot twists que deixam a série ainda mais empolgante.
Para que tudo isso funcione, a produção aposta também em boas atuações e tem um elenco com performances consistentes, que convencem a plateia. Boa parte da ação se dá através da relação, tanto de Michael e Adam, quanto de Jimmy, Rocco e Carlo (Jimi Stanton), seu outro filho, também disposto a vingar a morte do irmão, por isso, esses relacionamentos precisam parecer realistas e os atores se saem muito bem, a plateia de fato crê nesses pais sofrendo o que, para cada um deles, é o seu pior pesadelo.
As atuações de Hunter Doohan e Michael Stuhlbarg também chamam a atenção, mas o grande destaque é de Bryan Cranston, que não só domina a tela, como também se transforma de um juiz justo, sério e aparentemente incorruptível, para um homem envolvido em chantagem, crimes e disposto a tudo para proteger seu filho.
Your Honor é uma surpresa, já que não fala só da relação de pais e filhos, como também usa isso para escancarar a corrupção e a injustiça e faz a plateia se questionar até onde estaria disposta a ir, caso fosse necessário.