Curiosidades

10 curiosidades sobre o Visão

Um dos personagens mais queridos entre os Vingadores, diferente pela sua condição não-humana, o androide Visão fascina com sentimentos reais e hoje o Vitamina Nerd trouxe algumas curiosidades do mais leal aliado dos heróis mais poderosos da Terra.

1 – Visão foi criado por Joe Simon e Jack Kirby na Era de Ouro das HQ’s e recriado por Roy Thomas, Stan Lee e John Buscema já na Era de Prata. Sua primeira aparição foi em The Avengers #57, publicada em outubro de 1968.

2 – Sua história de origem nas HQ’s é um pouco diferente. Na HQ, embora também seja Ultron quem cria Visão, ele é criado para destruir os Vingadores. Seis meses após se rebelar contra seu criador e os Vingadores, Ultron sequestra o Dr. Phineas Horton e uma versão do Tocha Humana Original, pintando seu corpo de vermelho e fazendo algumas alterações físicas. Entretanto, Phineas deixou a consciência do Tocha viva dentro do homem sintético – ou sintozoide. Quando Ultron descobriu, fez questão de desativar o Visão e assassinar Horton. Pouco tempo depois, o vilão implementaria em seu “filho” as coordenadas cerebrais de Magnum, que havia sido dado como morto.

3 – Visão atacou pela primeira vez os Vingadores, tentando sequestrar a Vespa. Contudo, durante o ataque, ele começou a ter uma crise de consciência e, quando todos os heróis já estavam reunidos para combatê-lo, ele decidiu que os levaria até Ultron. Ao chegar lá, tudo não passava de um plano do próprio Ultron. Ao mesmo tempo, Visão acabou se revoltando contra seu pai e ajudou os Vingadores. Nesse dia, ele finalmente percebeu que, apesar de ser composto por materiais sintéticos, sentia emoções e possuía sentimentos humanos. A partir daí ele foi convidado a participar dos Vingadores, onde permaneceu por longos anos.

4 – Em seu período nos Vingadores, ele conheceu pela primeira vez a Feiticeira Escarlate e os dois se apaixonaram. Com o tempo, a paixão evoluiu e os dois se casaram. Eles permaneceram juntos na equipe por alguns meses, mas logo decidiram que era hora de se mudarem e começarem a ter uma vida normal como marido e mulher, o que resultou até mesmo na “gravidez” de Wanda, que deu luz à gêmeos. Seu sucesso como dupla atingiu tal popularidade que eles tiveram sua HQ juntos: Visão e Feiticeira Escarlate.

5 – Nós conhecemos o típico Visão com suas cores habituais: verde, amarelo e vermelho. Mas teve uma época em que o personagem era completamente branco. Quando Visão foi sequestrado e totalmente desmontado por operacionais governamentais manipulados por Immortus, foi Hank Pym quem o reconstruiu. Pym não conseguia voltar a colocar a pigmentação correta em Visão, e assim o herói ficou totalmente branco.

6 – Os principais poderes do Visão são também os mais usados por ele. Ele possui um cérebro robótico, quase como um computador, que usa para ter acesso às redes e se infiltrar em qualquer sistema. Ele pode alterar a densidade de seu corpo, ficando intangível, leve o suficiente para voar ou pesado o bastante para adquirir super-força e durabilidade. Além disso, ele possui a capacidade de manipular hologramas, disfarçando a si próprio e a outros. A joia em sua testa é carregada com energia solar, e pode disparar poderosas rajadas de energia bruta. Por fim, ele recebeu diversas melhorias ao longo dos anos. Desde sensores potentes que ampliam seus sentidos básicos até a própria estrutura de seu corpo, que é composta por milhões de nanitas.

7 – E mais uma vez o multiverso não decepciona em todas as suas formas bizarras. Em 1992, a Marvel criou uma nova linha temporal com o nome de publicação Marvel 2099, e oficialmente classificada como Terra-928. O Visão neste universo é totalmente diferente da versão conhecida. Na Marvel 2099, Visão é uma mulher com habilidades premonitórias. Ela usa essas capacidades para auxiliar o Homem de Ferro 2099 e as ameaças contra os Vingadores.

8 – Em Vingadores: Era de Ultron, a criação de Visão envolveu um elemento muito importante: uma Joia do Infinito. Mais precisamente, a Joia da Mente. Ainda não é claro o quanto esse item poderoso afeta o herói ou a extensão dos seus poderes, mas tudo indica ser de extrema importância, algo que vai se revelar terrível quando Thanos reclamar a Joia para a sua Manopla do Infinito.

9 – A Marvel classifica Visão como um “sintozoide”, algo que é definido por eles como “humano em todo o aspecto físico, exceto por ter sido criado artificialmente”. Mas aquilo que realmente distingue Visão é a sua profunda humanidade. A criação sintética revelou inúmeras vezes os seus sentimentos humanos, sendo assim um personagem único em sua complexidade.

10 – Como quase todo herói, Visão já teve sua morte. Wanda manipulou Visão para atacar os Vingadores, fazendo parecer com que o herói tivesse sido manipulado por Ultron. Isso ativou um gatilho de raiva na Mulher-Hulk, que destroçou o sintozoide. O Visão permaneceu destruído por algum tempo, embora sua mente sintética tenha sido usada pelo Rapaz de Ferro para construir uma nova versão do herói, que iria pertencer aos Jovens Vingadores. Essa nova versão funcionava como uma entidade à parte do Visão original, e usava o nome Jonas.

Bônus – Durante a Era de Ouro dos quadrinhos, existiu um Visão criado por Joe Simon e Jack Kirby na editora Timely Comics, que antecedeu a Marvel. Este personagem mais antigo se chamava Aarkus, tinha uma figura parecida com a de um fantasma e seus poderes eram menores comparados ao Visão atual. Na verdade, eles só compartilham o nome de super-herói. O novo Visão é um androide, algo especificamente exigido pelo escritor Stan Lee que queria ter um androide em os Vingadores.

Agora é com vocês… Gostou de saber mais sobre o querido Visão? Comenta ai 😉

Tags
Mostrar Mais

Elis Assunção

Também conhecida como Pandora, é mais uma garota apaixonada... Por games, animes, livros, séries e afins. Invocadora nas horas vagas e caçadora de demônios nos fins de semana.

Matérias Relacionadas

Close