31 Minutos: O Filme – Muppets tupiniquins, ou quase

Baseado no programa infantil de fantoches “31 Minutos”, realizado pela produtora chilena Aplaplac, lançado no Chile em 27 de março de 2008 e no Brasil em 3 de agosto de 2012 pela H2O Films (além de mais uma produtora espanhola). Tanto a série quanto o filme são dirigidos por Álvaro Díaz e Pedro Peirano. O programa é uma sátira ao jornalismo dos anos 1980 e é conduzido pelos bonecos Túlio Trivinho, Juan Carlos Bodoque, Juanín Juan Harry, Mário Hugo, Policarpo Avedanho e Patana Tufilo, além de outros brinquedos e fantoches (inclusive pessoas fantasiadas, como figurantes nas externas).

Na trama, a multimilionária Cachirula está obcecada para completar sua coleção de animais estranhos. E, para isso, encarrega o Tio Careca de trazer Juanín Juan Harry para a sua maléfica ilha. No dia do aniversário de Túlio Trivinho, Juanín tem tudo pronto para comemorar, mas os planos de Cachirula triunfarão com uma mentira que vai acabar com o protagonista demitido e afastado de seus amigos. Ele é então levado para uma ilha animalesca. Quando toda a equipe de 31 Minutos se dá conta, começa uma aventura que rende boas risadas, trovoadas e até a vontade de voltar para casa, mas no final o valor da amizade falará mais alto.

31 Minutos

31 Minutos

Destaque para o altíssimo valor de produção, com fotografia arrojada e bela direção de arte. Isso acaba sendo algo inesperado nesse tipo de filme, onde o destaque é dos fantoches. Aliás, os personagens são extremamente carismáticos, com designs bem particulares e marcantes, fugindo inclusive do lugar-comum estabelecido em outras grandes produções do gênero, como “Muppets” ou “Cocoricó”. Eles têm uma cara própria, que no Brasil ganhou vozes famosas, como de Marcio Garcia, Mariana Ximenes e Daniel de Oliveira.

O único “problema”, é que o filme data de mais de uma década e nem os personagens nem o site estão mais no ar. Por isso, depois de fisgar a molecada, vale uma busca no YouTube atrás da série, já que provavelmente ficará um gostinho de “quero mais”.

Apesar da aventura ser mais do que familiar para consumidores de obras infanto-juvenis, a busca da turma pelo protagonista, além das artimanhas da vilã, oferecem um entretenimento dinâmico, divertido e por vezes inusitado, com as gags típicas dos fantoches sendo um dos pontos altos, o que confere ainda mais personalidade ao enredo. 31 Minutos é um filme sim para toda a família.

31 Minutos

Nome Original: 31 minutos, la película
Direção: Alvaro Díaz, Pedro Peirano
Elenco: Vozes de Pedro Peirano, Alvaro Díaz, Rodrigo Salinas - No Brasil: Márcio Garcia, Mariana Ximenes, Daniel de Oliveira
Gênero: Animação, Aventura, Comédia
Produtora: Aplaplac
Distribuidora: Total Filmes
Ano de Lançamento: 2008
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar