Aos Teus Olhos – Quem está falando a verdade?

Em Aos Teus Olhos, Rubens (Daniel de Oliveira) é um professor de natação carismático e competente, que ensina crianças pequenas. Os alunos parecem gostar dele, até que Alex (Luís Felipe Melo) diz a seus pais que Rubens o beijou na boca. Rubens sustenta sua inocência, mas vê sua vida virar um inferno depois que a notícia se espalha entre os pais dos alunos e, depois, na internet.

O filme começa mostrando como é o trabalho de Rubens e fica claro para o telespectador que ele é um bom professor e que os alunos gostam dele. Ele também é amigo dos alunos mais velhos, que têm outros professores, é alvo das paixões das adolescentes e é bem mais tolerante do que muitas pessoas. Em uma cena, por exemplo, o pai de Alex, Davi (Marco Ricca) se mostra frustrado porque o filho não ganhou uma competição, e Rubens consola o garoto e diz que ganhar não é tudo.

Daniel de Oliveira em cena do filme Aos Teus Olhos
Daniel de Oliveira em cena do filme

O telespectador, de fato, assiste Rubens beijar Alex, mas no rosto, de maneira fraternal para consolar o garoto. Depois disso, Alex vai para casa e conta para a mãe (Stella Rabello) que o professor o beijou na boca. Davi, o pai de Alex, procura a dona da escola, Ana (Malu Galli), que conversa com Rubens mas, assim como o público, não chega a nenhuma conclusão. Marisa, a mãe de Alex, não se dá por satisfeita e conta a história no grupo de pais da escola. Isso, certamente piora a situação e Rubens vê a sua vida ser completamente revirada.

Aos Teus Olhos – A verdade

A primeira reação do telespectador é acreditar em Rubens, afinal, o vimos beijando Alex da forma com que um pai beijaria o filho. Por mais que isso possa ser considerado inapropriado, está bem longe de ser um abuso sexual. Entretanto, logo somos apresentados a uma imagem das câmeras de segurança que mostra Rubens levando Alex para o vestiário e, a partir daí, nem o telespectador, nem os personagens têm acesso às imagens do que aconteceu lá. Estamos então, como os personagens, dependendo da palavra de Rubens e Alex.

O filme Aos Teus Olhos não dá certezas aos telespectadores
O filme não dá certezas aos telespectadores

O filme apresenta uma série de pistas, antes e depois do acontecimento, que podem passar despercebidas por muitos, mas que são vitais para que possamos investigar o caso. Alex é um garoto tímido e sensível, mas que vive na sombra de um pai irascível e um tanto quanto bruto, que espera muito do garoto. Essa informação, que é usada por Rubens como argumento do porquê Alex inventaria uma história dessa, pode justificar a necessidade do menino de inventar algo que chamasse a atenção para ele.

Mas também somos apresentados à Sofia (Luisa Arraes), a namorada de Rubens. A relação deles é tórrida e ela, coincidentemente, acabou de completar 18 anos. Em determinado momento, um aluno adolescente agradece Rubens por ter dado dicas para ele de como conquistar um garoto por quem o aluno estava interessado. Isso, por si só, demonstra que Rubens tem uma boa relação com os alunos e que tem a mente aberta a ponto de ajudar um garoto a conquistar outro.

Rubens é um professor carismático e competente que se dá bem com os alunos
Rubens é um professor carismático e competente que se dá bem com os alunos

Mas que verdade?

Porém, quando lembramos que, no começo do filme, o professor fez comentários sexuais sobre as alunas adolescentes e que ele seguia algumas meninas nas redes sociais e comentava em fotos sensuais, a situação de Rubens vai ficando um pouco mais complicada.

O interessante de Aos Teus Olhos é que nada é certeza, afinal, nem o público e nem os personagens sabem o que aconteceu entre Rubens e Alex e as únicas pessoas que podem ter certeza de algo são os dois envolvidos. Mais ou menos como acontece na vida real. O telespectador participa da investigação, uma vez que tem acesso às pistas e alguns dos acontecimentos, mas não a tudo.

Aspectos técnicos de Aos Teus Olhos

O filme trabalha com um assunto que é relativamente comum no cinema, mas faz isso de uma maneira diferenciada. O que o telespectador e os personagens do filme sabem é que Rubens foi acusado por um aluno de lhe dar um beijo na boca. Nós não temos acesso à cena, nem a todos os acontecimentos, e por isso, não temos certeza.

O filme é extremamente próximo de um acontecimento real, uma vez que quando nos deparamos com uma acusação de abuso desse tipo, na vida real, também não temos certeza de nada além das palavras dos envolvidos. Quando temos mais de uma suposta vítima, contando histórias parecidas, fica mais fácil pender para um lado, mas no caso apresentado aqui, é apenas a palavra do aluno contra a do professor.

O professor é acusado de assédio por um aluno
O professor é acusado de assédio por um aluno

O que temos, além disso, são as pequenas pistas que podem ou não condenar Rubens. Um homem que namora uma mulher bem mais nova é necessariamente um pedófilo? Um professor que dá conselhos amorosos a um aluno adolescente está necessariamente molestando uma criança? Por mais errado que seja fazer comentários sexuais sobre alunas adolescentes, isso quer dizer que, necessariamente, essa pessoa seja um molestador de crianças? Todas essas são perguntas que o filme joga no ar, mas não necessariamente responde.

A vida real

A situação apresentada em Aos Teus Olhos é tão realista que lembra muito o caso da Escola Base, um colégio em São Paulo, cujos diretores e professores foram acusados injustamente, pela mãe de um aluno, de molestar o seu filho. Logo outras acusações surgiram e o caso foi inflado pela mídia. A escola então faliu, mas tudo era mentira.

Aos Teus Olhos apresenta um caso inquietante, permeado por uma dúvida assustadora. Acreditamos em Alex e condenamos Rubens automaticamente ou acreditamos em Rubens e desmerecemos a palavra de uma criança potencialmente abusada? O filme funciona bem e prende o telespectador, especialmente porque ele também está investigando o caso.

Alex e Rubens
Alex e Rubens

Aos Teus Olhos tem boas atuações, como as de Malu Galli e Marco Ricca, mas quem chama mais atenção no filme é Daniel de Oliveira, que consegue deixar todo mundo – dentro e fora do filme – em dúvida.

A fotografia pende para as cores claras, uma vez que a trama se passa quase que inteiramente dentro de uma escola de natação. Assim, vemos uma série de cenas na piscina que passam uma sensação de tranquilidade, bem diferente de tudo que acontece ali, mas que talvez seja mais uma forma de nos deixar em dúvida sobre o que vemos e o que não vemos.

Aos Teus Olhos apresenta uma história realista e inquietante, já que, como na vida real, não podemos precisar com absoluta certeza o que o longa nos apresenta, e é justamente isso que torna o filme interessante.

Aos Teus Olhos

Nome Original: Aos Teus Olhos
Direção: Carolina Jabor
Elenco: Daniel de Oliveira, Malu Galli, Marco Ricca, Luiz Felipe Mello, Stella Rabello
Gênero: Drama
Produtora: Conspiração Filmes
Distribuidora: Pagu Pictures
Ano de Lançamento: 2017
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar