45 Dias Sem Você, o diário de uma viagem filosófica
45 Dias Sem Você é um road movie sobre a viagem de mesmo tempo de Rafael pela Europa e América do Sul para encontrar conforto após seu namorado terminar o relacionamento. Durante essa viagem o protagonista passa por três países diferentes em busca de pessoas importantes de sua vida. Mayara na Inglaterra, Fábio em Portugal e Julia na Argentina.
Seguindo o cronograma da viagem, cada encontro com um dos amigos traz uma discussão sobre o relacionamento do personagem com o ex-namorado e como está a situação de cada um fora do Brasil.
45 Dias Sem Você
A narrativa do filme é bem simples, focando totalmente nos diálogos e nas descobertas de Rafael. Enquanto visita seus amigos, ele começa a identificar suas dificuldades. Como por exemplo, a mãe de sua amiga ter câncer, seu amigo descobrir que será pai e sua outra amiga não conseguir emprego.
Da mesma forma que muitos outros filmes brasileiros, 45 Dias Sem Você foi filmado com recursos próprios e equipe reduzida. De acordo com o diretor, os atores e equipes de iluminação e áudio foram contratados na própria locação.
O elenco
Além dos recursos, todos os personagens foram baseados nos próprios atores e levam consigo os nomes deles. As casas, os amigos, os lugares que frequentam, tudo é de verdade, mas em situações roteirizadas e encenadas.
45 Dias Sem Você foi filmado em 5 países e traz Rafael de Bona (Rafael) em seu primeiro papel como protagonista de um filme; Mayara Constantino (Mayara), que atuou em Sessão de Terapia e Tudo o que É Sólido Pode Derreter; Fábio Lucindo (Fábio), conhecido por seus trabalhos de dublagem em vários animes como Pokémon e Dragon Ball e em filmes como a voz dos atores Zac Effron e Michael Cera.
O filme também conta com a participação do inglês Orlando Seale e Ícaro Silva, conhecido por programas de televisão na Globo, e principalmente por atuar na Malhação por 5 temporadas e por apresentar o programa TV Globinho.
Trilha Sonora
Para acompanhar o filme foi criado um tema aventureiro com um leve tom irônico. Uma música que não leva a sério as desilusões de Rafael. Também foram utilizadas músicas em português, inglês e algumas que os próprios personagens tocam e cantam pelo filme.
Dentre os artistas, vale destacar Céu, Clarice Falcão, Gal Costa, Los Hermanos e Thalles Cabral. Destacando principalmente a música “A Casa É Sua” de Arnaldo Antunes, encaixando muito bem com a proposta da criação do filme de utilizar como cenário as casas dos atores e lugares que frequentavam.
A fotografia
Com recursos reduzidos, a direção aproveitou bem as paisagens naturais e construções históricas das cidades por onde filmaram. As características marcantes das cidades, como as ruas de pedras, os parques e as casas antigas dão uma cara mais sincera ao filme, pois parecem locais que os turistas realmente visitariam.
Considerações finais
45 Dias Sem Você é um diário simples sobre a viagem de Rafael e faz um bom trabalho criticando a romantização dos problemas cotidianos. Como o próprio personagem diz durante o filme, ele possui apenas problemas de um “homem branco burguês”.
Indo ao encontro de seus amigos, é possível perceber que seus problemas são apenas românticos. Enquanto isso, eles possuem dificuldades muito maiores. Assim como lidar com a mãe com câncer, no caso de Mayara, e lidar com a gravidez da namorada, no caso de Fábio.
Outro fator muito marcante no filme são os diálogos muito teatrais, que, embora tirem um pouco da naturalidade das situações, acabam deixando o filme mais filosófico do que romântico. Como exemplo temos as conversas entre Rafael e Fábio. Mesmo assim, os diálogos são quase todos voltados ao namoro do protagonista, o que dá um tom mais adolescente ao filme. 45 Dias Sem Você chega aos cinemas e às plataformas digitais dia 16 de maio.