Lugares Escuros, de Gillian Flynn, investigando o passado

Lugares Escuros é o segundo livro de Gillian Flynn, autora de Garota Exemplar e Objetos Cortantes.

Quando Libby Day era criança, sua mãe e suas duas irmãs foram assassinadas em um aparente ritual satânico. Libby, a única sobrevivente, testemunhou contra seu irmão Ben, que na época era adolescente, e foi acusado de cometer os crimes.

Já adulta e sem dinheiro, Libby aceita dar uma entrevista a um grupo de investigadores amadores que acredita que Ben é inocente e resolve investigar por conta própria o crime. Libby então volta à sua cidade natal e entra em contato com os antigos amigos de Ben e com sua ex-namorada, Diondra.

Charlize Theron em cena do filme Lugares Escuros
Charlize Theron em cena do filme

Conservadorismo

Lugares Escuros se passa em uma cidade rural ficcional localizada no Kansas, parte dos Estados americanos mais atrasados e conservadores. Flynn, de certa maneira, fala sobre isso. O massacre cheira a crime ritualístico e é assim que fica conhecido na cidade. Também é quase natural que as suspeitas caiam sobre Ben, o único sobrevivente que poderia ter feito aquilo, afinal, Libby era criança na época.

Fica mais fácil ainda suspeitar de Ben, quando ficamos sabendo que ele andava usando roupas escuras e ouvindo heavy metal. Um pouco antes do crime, Ben pintou seu cabelo de preto, deixando para trás o ruivo característico da família Day. Os amigos e a namorada de Ben, Diondra, também não ajudavam, pois pareciam envolvidos em coisas sinistras.

Hoult e Theron em Lugares Escuros
Hoult e Theron em Lugares Escuros

Qualquer uma dessas descrições poderiam se aplicar a qualquer adolescente, em qualquer lugar do mundo. Mas em uma cidade rural e conservadora, o comportamento de Ben certamente soa como maligno. Nesse aspecto, Lugares Escuros faz claras alusões a um caso verdadeiro: Os Três de Memphis, sobre o qual o livro O Nó do Diabo fala.

Personagens realistas

Por outro lado, embora muitas das situações que circundam o crime sejam exagero de uma cidade pequena, Ben não parece ser exatamente inocente. Ele é acusado de molestar uma série de garotas mais novas e fica claro que tem muitos outros mistérios o circulando.

Libby, por sua vez, pode ser a protagonista do livro, mas ela não é perfeita, muito pelo contrário. Libby tem muitos defeitos. Ela é viciada em álcool, gosta de correr riscos, é irônica e parece ter perdido completamente a esperança na vida. Além disso, não vê qualquer problema em passar alguém para trás quando precisa. Na realidade, Libby viveu toda a sua vida com dinheiro de doações de pessoas com dó do seu passado. Também é em função do dinheiro que ela aceita investigar o crime, já que tem certeza que seu irmão é culpado.

Libby precisa enfrentar os seus passados
Libby precisa enfrentar os seus passados

São esses os personagens que Flynn joga no nosso colo, intercalando os dias de hoje, narrados em primeira pessoa por Libby e o passado, narrados pela mãe de Libby ou por Ben.

Gosta dos livros da Gillian Flynn?

Protagonistas quebradas, machucadas e cínicas são comuns na obra de Flynn. É só dar uma olhada nas suas duas outras protagonistas: Camille, de Objetos Cortantes e Amy, de Garota Exemplar. Isso é algo que torna os livros da autora tão realistas. As mulheres que ela escreve tem lados bons e lados ruins, tem fraquezas e pontos fortes, nenhuma delas é uma super heroína. Todas cometem erros, mesmo que muitas vezes, sejam erros contra si próprias.

Ben também é um caso interessante. Enquanto acompanhamos o presente, temos certeza absoluta de que ele é o assassino. Mas isso porque lemos do ponto de vista de Libby. Quando acompanhamos o flashback, já não temos tanta certeza. Assim como não conseguimos entender completamente o que aconteceu quando se trata das acusações de abuso.

Corey Stoll como Ben na fase adulta
Corey Stoll como Ben na fase adulta

Mas é importante ressaltar que assim como Libby, Ben é retratado como uma pessoa real, que tem defeitos e qualidades. Ele aparece em alguns momentos como um bom irmão para Libby ou um bom namorado para Diondra. Mas, por outro lado, é acusado de abuso e assassinato e tudo isso faz parte da trama de Flynn.

O culto ao crime

Lugares Escuros também faz uma crítica ao culto ao crime ou ao assassino. Quando Libby visita o clube de investigadores amadores, nos deparamos com os mais variados tipos de pessoas, mas todos tem uma coisa em comum: são obcecados por algum crime.

O crime, e quanto mais violento melhor, é uma obsessão da sociedade. Assistimos a programas e filmes sobre isso e lemos livros sobre isso, sejam ficcionais ou verdadeiros. Com certeza a própria Gillian Flynn faz isso, afinal, ela escreve livros de suspense, que muitas vezes tem relações bem claras com crimes reais.

Ben e os amigos
Ben e os amigos

Quando ela coloca uma série de malucos que querem desvendar um crime por si mesmos, passando por cima de testemunhas e da polícia, ela dá uma bela cutucada em todos nós, que nos prendemos à TV toda vez que um crime sangrento ganha repercussão nacional. Ela faz uma crítica, inclusive a pessoa que está lendo o livro, que provavelmente se interessa pelo assunto.

Lugares Escuros no cinema

O livro virou filme em 2015, dirigido por Gilles Paquet-Brenner. No elenco estão Charlize Theron, que interpreta Libby, Christina Hendricks, que interpreta Patty, a mãe de Libby, Chloë Grace Moretz como Diondra na fase adolescente, Tye Sheridan como Ben na fase adolescente e Nicholas Hoult.

Chloë Grace Moretz no papel de Diondra, na fase adolescente
Chloë Grace Moretz no papel de Diondra, na fase adolescente

Embora ele não tenha feito muito barulho por aqui, o filme é bem fiel ao livro e mantém o seu clima sinistro. Assim como a obra original, prende o espectador.

Lugares Escuros é um livro que tem todas as características das obras de Gillian Flynn e que nos apresenta personagens complexos e realistas em uma história de prender a respiração.

Nome Original: Lugares Escuros
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Gênero: Suspense
Ano: 2009
Número de Páginas: 352

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar