45 Dias Sem Você, o diário de uma viagem filosófica

45 Dias Sem Você é um road movie sobre a viagem de mesmo tempo de Rafael pela Europa e América do Sul para encontrar conforto após seu namorado terminar o relacionamento. Durante essa viagem o protagonista passa por três países diferentes em busca de pessoas importantes de sua vida. Mayara na Inglaterra, Fábio em Portugal e Julia na Argentina.

Seguindo o cronograma da viagem, cada encontro com um dos amigos traz uma discussão sobre o relacionamento do personagem com o ex-namorado e como está a situação de cada um fora do Brasil.

Rafael encontra Mayara em Londres em 45 Dias Sem Você
Rafael encontra Mayara em Londres

45 Dias Sem Você

A narrativa do filme é bem simples, focando totalmente nos diálogos e nas descobertas de Rafael. Enquanto visita seus amigos, ele começa a identificar suas dificuldades. Como por exemplo, a mãe de sua amiga ter câncer, seu amigo descobrir que será pai e sua outra amiga não conseguir emprego.

Da mesma forma que muitos outros filmes brasileiros, 45 Dias Sem Você foi filmado com recursos próprios e equipe reduzida. De acordo com o diretor, os atores e equipes de iluminação e áudio foram contratados na própria locação.

Rafael com o amigo em Portugal
Rafael com o amigo Fábio em Portugal

O elenco

Além dos recursos, todos os personagens foram baseados nos próprios atores e levam consigo os nomes deles. As casas, os amigos, os lugares que frequentam, tudo é de verdade, mas em situações roteirizadas e encenadas.

45 Dias Sem Você foi filmado em 5 países e traz Rafael de Bona (Rafael) em seu primeiro papel como protagonista de um filme; Mayara Constantino (Mayara), que atuou em Sessão de Terapia e Tudo o que É Sólido Pode Derreter; Fábio Lucindo (Fábio), conhecido por seus trabalhos de dublagem em vários animes como Pokémon e Dragon Ball e em filmes como a voz dos atores Zac Effron e Michael Cera.

O filme também conta com a participação do inglês Orlando Seale e Ícaro Silva, conhecido por programas de televisão na Globo, e principalmente por atuar na Malhação por 5 temporadas e por apresentar o programa TV Globinho.

Julia recebe Rafael em Buenos Aires em 45 Dias Sem Você
Julia recebe Rafael em Buenos Aires

Trilha Sonora

Para acompanhar o filme foi criado um tema aventureiro com um leve tom irônico. Uma música que não leva a sério as desilusões de Rafael. Também foram utilizadas músicas em português, inglês e algumas que os próprios personagens tocam e cantam pelo filme.

Dentre os artistas, vale destacar Céu, Clarice Falcão, Gal Costa, Los Hermanos e Thalles Cabral. Destacando principalmente a música “A Casa É Sua” de Arnaldo Antunes, encaixando muito bem com a proposta da criação do filme de utilizar como cenário as casas dos atores e lugares que frequentavam.

A fotografia

Com recursos reduzidos, a direção aproveitou bem as paisagens naturais e construções históricas das cidades por onde filmaram. As características marcantes das cidades, como as ruas de pedras, os parques e as casas antigas dão uma cara mais sincera ao filme, pois parecem locais que os turistas realmente visitariam.

Rafael em Lisboa
Rafael em Lisboa

Considerações finais

45 Dias Sem Você é um diário simples sobre a viagem de Rafael e faz um bom trabalho criticando a romantização dos problemas cotidianos. Como o próprio personagem diz durante o filme, ele possui apenas problemas de um “homem branco burguês”.

Indo ao encontro de seus amigos, é possível perceber que seus problemas são apenas românticos. Enquanto isso, eles possuem dificuldades muito maiores. Assim como lidar com a mãe com câncer, no caso de Mayara, e lidar com a gravidez da namorada, no caso de Fábio.

Outro fator muito marcante no filme são os diálogos muito teatrais, que, embora tirem um pouco da naturalidade das situações, acabam deixando o filme mais filosófico do que romântico. Como exemplo temos as conversas entre Rafael e Fábio. Mesmo assim, os diálogos são quase todos voltados ao namoro do protagonista, o que dá um tom mais adolescente ao filme. 45 Dias Sem Você chega aos cinemas e às plataformas digitais dia 16 de maio.

45 Dias Sem Você

Nome Original: 45 Dias Sem Você
Direção: Rafael Gomes
Elenco: Rafael de Bona, Mayara Constantino, Orlando Seale, Ícaro Silva, Fábio Lucindo e Julia Correa.
Gênero: Romance
Produtora: Substância Filmes & Outras Misturas com coprodução da Lacuna Filmes
Distribuidora: O2 Play
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar