The Undoing – minissérie de suspense dramático

Em The Undoing, Grace Sachs (Nicole Kidman) tem a vida perfeita: ela é uma terapeuta de sucesso que acabou de escrever um livro, tem em Jonathan (Hugh Grant) um marido dedicado, e eles têm um filho estudioso (Noah Jupe).

Até que um dia ela conhece Elena Alves (Matilda De Angelis), uma jovem mãe de um colega de classe do filho de Grace e de um recém-nascido. Ela parece genuinamente interessada em Grace.

Mas, antes que Grace possa chegar a conhecer a mulher, Elena é brutalmente assassinada e Jonathan, o marido de Grace, desaparece sem deixar rastros. Ela descobre, então, que talvez Jonathan tenha mais envolvimento com Elena do que ela imagina.

Hugh Grant e Nicole Kidman em cena de The Undoing
Hugh Grant e Nicole Kidman em cena de The Undoing

A Grace de antes

The Undoing parte de um princípio bem simples e, em alguns sentidos, até meio clichê. Grace tem a vida perfeita, um emprego dos sonhos, uma casa grande e luxuosa, um marido médico que a trata bem e um filho que estuda em uma escola particular de alta classe.

Parece então, que a vida de Grace está destinada a apenas coisas boas. Entretanto, como a trama da série precisa andar para frente, é obvio ao telespectador que algo vai acontecer para atrapalhar toda essa perfeição.

Logo no começo da série, Grace conhece Elena, uma jovem mãe, cujo filho mais velho, Miguel (Edan Alexander) estuda com o filho de Grace e que demonstra uma leve obsessão pela protagonista. Elena vem de um contexto completamente diverso do de Grace, é de uma classe social mais baixa, de origem latina e casada com um homem negro (Ismael Cruz Córdova).

A série The Undoing questiona se conhecemos as pessoas que amamos
A série questiona se conhecemos as pessoas que amamos

As duas mulheres não são parecidas, mas tem mais coisas em comum do que acham.

Elena

A produção é focada basicamente em Grace, mas Elena também é um elemento importante. Ela e Grace se conhecem em uma festa beneficente, mas quando Jonathan nota, o clima fica claramente mais pesado.

Elena encontra Grace em outras ocasiões e sempre demonstra querer se aproximar da protagonista, mas antes que isso possa acontecer, Elena é brutalmente assassinada. O que começa como uma pequena ligação entre Grace e a mulher assassinada (por seus filhos estudarem na mesma escola), logo se torna uma conexão um pouco maior.

A vida de Grace parece perfeita
A vida de Grace parece perfeita

Quando Jonathan diz que vai viajar e desaparece completamente, Grace fica desconfiada e começa a investigar a vida do marido. Ela descobre que Jonathan, que é um pediatra especializado em câncer infantil, tratou Miguel, o filho de Elena e que a conexão entre Elena e Jonathan é um pouco mais profunda do que ela imaginava e que talvez, Jonathan esteja escondendo muitos segredos de sua esposa.

Jonathan

O terceiro e último ponto de The Undoing também é o que conecta as duas mulheres e a trama. Jonathan é o marido dedicado de Grace, que faz parte de sua vida perfeita e que, como ela, também tem um trabalho perfeito, que mantém o custo de vida alto do casal.

Grace sente que conhece seu marido como a palma da mão, mas isso não é verdade. Jonathan tem seus segredos e uma série de problemas. O telespectador mal conheceu Jonathan, quando ele desaparece, deixando Grace perdida e sem entender o que aconteceu, por isso, a plateia também vai entendendo o personagem como Grace, com a diferença que não sabíamos nada dele antes.

Lily Rabe como Sylvia Stein
Lily Rabe como Sylvia Stein

Conforme Grace – e o público – vai investigando e descobrindo detalhes sobre Jonathan, fica cada vez mais difícil desassociar Jonathan de Elena e, mais ainda, de seu assassinato.

Aspectos técnicos de The Undoing

A minissérie mergulha fundo no suspense, mas não é propriamente do gênero, uma vez que a atração se preocupa mais em mostrar os sentimentos de Grace em relação a Jonathan do que em mostrar a investigação do assassinato de Elena.

O suspense, que está muito presente no começo, vai se perdendo com o tempo, mas isso não é exatamente um problema e nem torna a série parada ou tediosa, porque o foco não é a morte de Elena, que aqui funciona como um impulso para a curiosidade de Grace, mas sim os questionamentos dela sobre Jonathan e sobre o quanto ela de fato conhece o marido.

A série The Undoing não é especialmente focada no suspense
A série não é especialmente focada no suspense

Conforme se desenvolve, a solução do mistério vai ficando clara e, em muitos aspectos, até meio óbvia. The Undoing no entanto, não perde sua graça. Primeiro porque o telespectador está preso no drama de Grace, segundo porque a série apresenta situações que podem apontar para outros suspeitos além de Jonathan, como a própria Grace.

A ideia é bem parecida com outras séries recentes, como Em Defesa de Jacob, onde um promotor começa a desconfiar que seu filho seja um assassino e Your Honor, onde o filho de um juiz atropela uma pessoa. A ideia é fazer a plateia se questionar sobre o quanto conhecemos as pessoas que amamos e com quem convivemos.

O elenco de The Undoing

Nicole Kidman passa boa parte do tempo em cena e se sai bem. Donald Sutherland, que interpreta o pai de Grace, também está bem em seu papel, assim como Noah Jupe, que se vê dividido entre sua mãe e seu pai durante a minissérie. Hugh Grant não aparece tanto, mas sua presença é marcante e é o seu personagem que faz a trama se movimentar.

Nicole Kidman como Grace
Nicole Kidman como Grace

The Undoing parte de um princípio interessante e que merece ser debatido. A série começa bem e prende o telespectador rapidamente, mas mais para o final, começa a ficar um pouco lenta, embora isso não estrague o resultado total.

Com um tema que tem potencial para fazer qualquer pessoa se questionar, The Undoing usa do suspense e de um plot sinistro para falar de assuntos que dizem respeito a grande parte do público, como família, confiança e traição.

The Undoing

Nome Original: The Undoing
Elenco: Nicole Kidman, Hugh Grant, Édgar Ramírez, Noah Jupe, Lily Rabe
Gênero: Drama
Produtora: Blossom Films, David E. Kelley Productions, Made Up Stories
Disponível: HBO

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar