Mare of Easttown – minissérie original da HBO
Os elogios a Mare of Easttown, essa minissérie da HBO, não derivam de mero hype e são, todos, completamente justificáveis. Mesclando drama familiar com suspense policial, a criação de Brad Ingelsby (que tem alguns filmes, como Tudo Por Justiça, Noite Sem Fim e O Caminho de Volta, no currículo), mantém uma unidade criativa, sempre com os 7 episódios produzidos pelo mesmo produtor executivo: Gavin O’Connor (do interessante O Contador e diversos outros longas).
Não é surpresa também afirmar que Kate Winslet, uma das melhores atrizes de sua geração, está soberba no papel da investigadora da cidadezinha do título. Ela busca desvendar o assassinato de uma garota, enquanto tem outro caso mal resolvido nas costas e diversos problemas pessoais, incluindo uma tragédia em casa.
E assim, navegando pelos dois gêneros, a minissérie equilibra sensações e expectativas, humanizando brilhantemente cada um de seus personagens e evidenciando problemas comuns, que qualquer um de nós pode se identificar, à medida que também espalha um número de suspeitos, conseguindo surpreender no desfecho (no qual, em tom e medida, eu comparo bastante a outra obra-prima: Sobre Meninos e Lobos).
O elenco de Mare of Easttown
Evan Peters, Guy Pearce, Angourie Rice, Cailee Spaeny e até outros rostos menos conhecidos, mas de igual qualidade, como John Douglas Thompson, Joe Tippett, Sosie Bacon, Jack Mulhern e Julianne Nicholson abrilhantam esse elenco, que ainda tem a grande Jean Smart como um alívio cômico completamente cabível na rotina da protagonista, representando uma mãe ou avó que muitos de nós temos ou tivemos.
Assim, navegando entre as paragens de Objetos Cortantes e True Detective, Mare of Easttown consegue se legitimar como uma produção de alto valor narrativo, que emociona, te deixa tenso e surpreende, até o último minuto. Recomendadíssima.