Creed II, um filme de luta sobre a família
Creed II é a continuação de Creed: Nascido Para Lutar, que por sua vez é um apêndice da saga Rocky Balboa (Sylvester Stallone).
Dessa vez, acompanhamos Adonis Creed (Michael B. Jordan) que agora é campeão mundial de sua categoria. Enquanto ele dedica tempo para a sua família e para a sua namorada, Bianca (Tessa Thompson), um adversário perigoso e com ligações com o passado o desafia: Viktor Drago (Florian Munteanu) o filho de Ivan Drago (Dolph Lundgren).
A família
Embora Creed II seja apenas o segundo filme com Adonis (ou Donnie) como personagem, ele faz parte da saga de Rocky Balboa, que é provavelmente a série de filmes de luta de mais sucesso do cinema. Mas também é verdade que nenhum dos filmes de Rocky Balboa era focado só nas lutas. O público também assistia à vida pessoal do lutador.
O mesmo acontece em Creed II. Nós acompanhamos a relação de Donnie com a namorada, com a mãe e com Rocky, que ele trata como um tio.
Muito mais do que um filme de luta, Creed II é um filme sobre a família. No longa, Donnie questiona a sua relação com o próprio pai, Apolo Creed (Carl Weathers), morto antes de ele nascer, e a sua relação com Rocky, que é uma referência de figura paterna para ele. A relação de Rocky com seu próprio filho, Robert (Milo Ventimiglia), também tem seu destaque e sua importância no filme. O relacionamento entre pais e filhos se torna mais importante conforme a vida joga novos desafios no caminho de Donnie.
O conflito central é, naturalmente, uma luta. Mas até mesmo essa luta ecoa o tema da família, uma vez que Donnie é desafiado por Viktor Drago, filho de Ivan Drago, que lutou contra Apolo no passado. Então é natural que Donnie se sinta desafiado a mostrar seu valor em um cenário desses. E mais ainda, a dar continuidade ao legado de seu pai.
Um lutador
Claro que mesmo que o filme se preocupe em mostrar outros aspectos da vida de Donnie, o espectador também acompanha as lutas que ele participa e seus treinamentos.
A ideia de resgatar um desafiante que tenha ligação com algo que aconteceu em Rocky III: O Desafio Supremo é muito inteligente, já que é perfeito para agradar os fãs da saga e também chama a atenção dos mais jovens, que não conhecem a história de Rocky. Mas não é necessário ter assistido a todos os filmes da saga para entender o que acontece em Creed II, já que o próprio filme faz uma recapitulação desse assunto, assim que Viktor e Ivan Drago aparecem em cena.
E embora a profissão de Donnie seja lutar, a alcunha de lutador pode se referir a sua vida toda. Em Creed II, ele luta não só pela memória de seu pai, mas também pelo seu próprio sucesso e pela vida que ele quer levar dali para frente.
Conheça a história do fenômeno do boxe brasileiro
A trama do longa é interessante e prende o espectador, até os que não são fãs de filmes de luta. Mas não é exatamente original. Em determinado momento do filme fica bem claro o que vai acontecer. Isso não é exatamente uma coisa negativa, uma vez que tudo é muito bem feito e que o público entra na história e começa a torcer por Donnie rapidamente.
Aspectos técnicos de Creed II
Creed II tem uma produção bem interessante e muito bem feita. Durante o filme, acompanhamos diversas cenas de lutas, que muitas vezes tem partes em câmera lenta, dando ênfase ao golpe deferido. Isso deixa as cenas extremamente aflitivas. É como se estivéssemos assistindo a luta no rinque e não na sala de cinema.
O filme ainda usa de outro recurso que aumenta ainda mais essa sensação, a câmera subjetiva. Em determinados momentos, a câmera filma o rosto do adversário de Donnie como se nós estivéssemos olhando diretamente para ele, no lugar onde Donnie está.
A linguagem do filme, com cores fortes e muito néon, nos remete diretamente a um videoclipe. Isso acontece especialmente nas cenas de luta. A sensação aumenta quando acompanhamos Bianca, a namorada cantora, que faz uma linda entrada para a luta final.
Gosta de filmes de luta?
Os figurinos, por sua vez, fazem uma referência bem clara aos anos 80, época em que os filmes de Rocky Balboa foram gravados. Isso é fácil de notar quando se presta atenção nas roupas que Bianca usa.
Grande parte do elenco do filme reprisa personagens que já apareceram ou fizeram pontas em outros filmes. Os atores, de uma maneira geral, conseguem manter as características de seus personagens. Especialmente Sylvester Stallone, que só funciona bem como Rocky Balboa. Embora Creed II seja um drama, ele é repleto de cenas engraçadas que tiram o peso da história principal do filme.
Creed II vai agradar os fãs de filmes de luta, e os fãs de Rocky Balboa. Mas ele é muito mais do que um filme de esporte e tem chance de satisfazer o restante do público. O filme entra em cartaz no dia 24 de janeiro.
Creed II
3 Comentários
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Como sempre sua crítica acerta em cheio. Knockout! Fiquei curioso com essa “nova” câmera e se havia aqueles efeitos de super-treinos vistos em Rocky, tipo bater na carne do açougue, subir a escadinha clássica e etc. Obrigado!
Se eu falar que tem a escadinha clássica é spoiler? Mas agora deu um tilt aqui, não sei se tinha a escada no primeiro ou nesse segundo filme o.O
Nesse ele treina no deserto, com correntes e levantamento de peso.